domingo, 29 de setembro de 2013

XANGÔ É CORISCO NASCEU NA TROVOADA





Xangô é o Orixá da Justiça e seu campo preferencial de atuação é a razão, despertando nos seres o senso de equilíbrio e equidade, já que só conscientizando e despertando para os reais valores da vida a evolução se processa num fluir contínuo.

O Trono Regente Planetário se individualiza nos sete Tronos Essenciais, que projetam-se energética, magnética e vibratoriamente e criam sete linhas de forças ou irradiações bipolarizadas, pois surgem dois pólos diferenciados em positivo e negativo, irradiante e absorvente, ativo e passivo, masculino e feminino, universal e cósmico.

Uma dessas projeções é a do Trono da Justiça Divina que, ao irradiar-se, cria a linha de forças da Justiça, pontificada por Xangô e Egunitá (divindade natural cósmica do Fogo Divino).

Na linha elemental da Justiça, ígnea por excelência, Xangô e Egunitá são os pólos magnéticos opostos. Por isto eles se polarizam com a linha da Lei, que é eólica por excelência.

Logo, Xangô polariza-se com a eólica Iansã e Egunitá polariza-se com o eólico Ogum, criando duas linhas mistas ou linhas regentes do Ritual de Umbanda Sagrada.

O Orixá Xangô é o Trono Natural da Justiça e está assentado no pólo positivo da linha do Fogo Divino, de onde se projeta e faz surgir sete hierarquias naturais de nível intermediário, pontificadas pelos Xangôs regentes dos pólos e níveis vibratórios intermediários da linha de forças da Justiça Divina.
Estes sete Xangôs são Orixás Naturais; são regentes de níveis vibratórios; são multidimensionais e são irradiadores das qualidades, dos atributos e das atribuições do Orixá maior Xangô.





O seu dia é 30 de setembro por ter sido sincretizado no Rio de Janeiro com São Jerônimo. Entretanto, dependendo do rito, Xangô também é sincretizado com São Pedro, São João e Santo Antônio, mas para nós o que importa verdadeiramente é a vibração de Xangô, pura e simplesmente.

Existem inúmeros desdobramentos de Xangô, mas não estão relacionados somente as combinações de outras forças, mas ao equilíbrio das mesmas (poderíamos ousar afirmar que esta seria a principal função deste Orixá em nível de natureza), assim temos: (citarei alguns desdobramentos de Xangô)

·  Xangô Djacutá – regência geral da linha de Xangô (sem sincretismo). Grosso modo seria a própria pedreira. Harmonia com Oxoce.

·  Xangô Alafim-Eché – corresponde a São Jerônimo, dia 30 de setembro. A especialidade dos seus enviados reside em auxiliar oradores intelectuais. Este desdobramento consiste na atuação junto a necessidade de fazer cessar as tempestades (atuando como energia refreadora) atuando em harmonia com Iansã.

·  Xangô Alufam – corresponde a São Pedro, dia 29 de junho. Encaminhador das almas desencarnadas, atuando juntamente com Omulu na justiça e organização dessa atividade.

·  Xangô Agodô – corresponde a São João Batista, dia 24 de junho. Preside as cerimônias de fé e de batismo. Grande auxiliar das intuições puras, atuando harmoniosamente com Oxum.

·  Xangô Aganju – corresponde a São José, dia 19 de março. Protetor dos lares e da harmonia conjugal atuando harmoniosamente com Iemanjá.

·  Xangô Abomi – corresponde a Santo Antônio, dia 13 de junho. Esse desdobramento atua principalmente no equilíbrio de raciocínio e método. Evocado com grande êxito nas horas de grande aflição. Atuando em harmonia com Ogum.

Importante ressaltar que as definições ou descrições dos diferentes desdobramentos de Xangô, assim como com os dos demais desdobramentos de cada Orixá, são apresentadas muito mais com objetivos didáticos do que litúrgicos, pois a essência de cada Orixá permanece sempre a mesma em todos os seus desdobramentos e momentos de atuação.

Saudação: Kaô Kabecile! Kaô Kabecile = Salve o Rei (senhor) de Oyó (cidade na África) ou ainda para Pierre Verger: "Venham ver e admirar o Rei."

Características básicas dos regidos por Xangô: pensamento rígido e metódico. Têm grande senso de justiça, são pessoas equilibradas, contidas e reservadas e têm facilidade no estudo, e de concentração.






Historia de São Jerônimo


São Jerônimo nasceu em Strídon, por volta do ano 347 e fez sua passagem ao mundo espiritual em Belém, no dia 30 de setembro de 419 ou 420. Seu nome completo é Eusebius Sophronius Hieronymus, e ficou conhecido, sobretudo, como tradutor da Bíblia do grego antigo e do hebraico para o latim. É o padroeiro dos bibliotecários e dos tradutores.

A edição de São Jerônimo, a "Vulgata", é ainda o texto bíblico oficial da Igreja Católica Romana, que o reconhece como Padre da Igreja (um dos fundadores do dogma católico) e ainda doutor da Igreja. Nasceu em Strídon, na fronteira entre a Panónia e a Dalmácia (motivo pelo qual também é chamado de Jerónimo de Strídon), no segundo quarto do século IV e faleceu perto de Belém, em sua cela, próximo à gruta da Natividade.


A Vulgata foi publicada cerca de 400 d.C., poucos anos depois de Teodósio I ter feito do Cristianismo a religião oficial do Império Romano (391).






Meu Pai Xangô,
Vós que sois advogado e representante da justiça divina,
Eu vos peço que me defendeis das injustiças dos homens desta Terra e que protegeis toda
A humanidade contra todas as desgraças e infelicidades.
Defendei e protegei todos os nossos irmãos inocentes daqueles que procuram fazer-lhes mal ou
Enganá-los com as suas mentiras.
Meu Pai Xangô,
ensinai a esses nossos irmãos o caminho do bem, da Fé e da caridade,
Para que pratiquem boas ações, como nos ensinou o nosso Pai Oxalá,
E para que aprendam a dar de graça o que de graça receberam.
Abençoai-me, Xangô,
e protegei-me de todos os perigos do cotidiano e ajudai-me a praticar
O bem sem olhar a quem, ensinai-me a ser melhor, a ser bom e justo.

Ensinai-me meu Pai,
a amar e a respeitar os meus semelhantes, tanto quanto vos amo e Respeito.
Peço-vos ainda meu Pai Xangô,
protegei os meus amigos e os meus entes queridos de todo o Mal
Que assim seja!!




RITA RIBEIRO      MAU PAI XANGÔ 









sexta-feira, 27 de setembro de 2013

SALVE COSME, DAMIÃO E DOUM


Essa Linha, conhecida também como "Ibejada" ou "Yori", é integrada por espíritos que se apresentam como crianças. Geralmente, manifestam-se espíritos que quando encarnados, morreram crianças ou que, após o desencarne, optaram por trabalhar na Umbanda desse modo. Comumente, manifestam-se espíritos que foram filhos de escravos, curumins, entre outros.
É uma Linha de muita luz. O fato de estar manifestado no médium uma criança, não significa que se trate de uma entidade com menos força ou conhecimento que as demais. Pelo contrário, a Linha das crianças é uma linha de grande força e poder! Realizam trabalhos de cura, dão conselhos, afastam a demanda, etc.
Ao contrário de que muitos irmãos Kardecistas falam, esses espíritos não estão "presos" na condição de crianças.  Ao revés, como visto alhures, optaram a adentrar nesta Linha, para servir a Umbanda e trazer aos filhos de fé a alegria, a doçura e pureza. Como diz o ditado, “se todos tivessem olhos de Crianças, o mundo seria mais alegre e não haveriam mais guerras”.
E é com essa alegria, com essa pureza que muitas vezes eles tocam nas feridas morais do médium, mostrando seus defeitos, sua falhas e o  ensinam , com conselhos simples e diretos, a melhorar. 
Esses espíritos também habitam na natureza. Nas praias, nos rios, na cachoeira, nos campos e principalmente nos jardins.
Essa Linha é regida por São Cosme e Damião, dois médicos gêmeos que são tidos como protetores das crianças. Uma curiosidade, é que a imagem de São Cosme e Damião no catolicismo é formada apenas pelos gêmeos médicos. Na Umbanda, foi inserida uma criança no meio deles, a qual é chamada de Doum. Conta a lenda, que Doum era o irmão mais novo dos gêmeos e que acabou falecendo ainda criança. Esse foi o motivo principal para os gêmeos estudarem medicina e prestarem seus serviços gratuitamente em nome da caridade. Por essa razão, muitos pontos de Umbanda falam em "Cosme, Damião e Doum!"
Alguns também atribuem a regência dessa Linha a São Crispim e Crespiniano.





OS DOCES DE COSME E DAMIÃO

Reconhecidos por seus devotos como os santos meninos, os gêmeos Cosme e Damião, na verdade, chamavam-se Acta e Passio e eram médicos árabes. Eles viveram em plena época do Império Romano e realizavam verdadeiros milagres, não cobrando pelas suas consultas. Toda essa fama dos irmãos incomodou o imperador Deocleciano, que mandou prender os dois que, depois de mortos, passaram a ser os padroeiros das crianças.

Numa antiga lenda africana, dois príncipes gêmeos traziam sorte para o reino, resolvendo todo tipo de problema, pedindo em troca apenas doces, balas e brinquedos. Bastante bagunceiros, um deles se acidentou ao brincar numa cachoeira. O irmão que sobrou ficou tão triste que pediu para se encontrar com o outro no céu. Assim, Orunmilá atendeu o desejo do pequeno príncipe, deixando na terra duas imagens feita de barro, representando os meninos.

Seu dia é comemorado em 27 de setembro, quando tradicionalmente é feita uma farta distribuição de doces para crianças.







FALANGE DO ERÊ
ARLINDO CRUZ






Só quem acredita vê
Que essa vida é um doce
Mesmo se não fosse
Eu seria assim
Sou menino brincalhão
Encontrei a chance
Bem ao meu alcance
E a agarrei pra mim

(Eu dou)

Viva Cosme e Damião, doum (doum)
Viva Cosme e Damião
Viva Cosme e Damião

O que importa é que a gente miúda
Me trouxe ajuda, quando eu precisei
E o que prego nas minhas andanças
Que só as crianças me ditam a lei

E assim me sinto protegido
Ungido com a viscosidade da fé
Sua benção é presença imensa
Que vença com a crença que tem seu axé

(Eu dou)

Viva Cosme e Damião, doum (doum)...

Da vida tão amargurada
Essa gurizada me fez renascer
Hoje sou cobra criada
Salve a ibejada falange do erê

Vinte e sete de setembro
Eu sempre me lembro, não esqueço de dar
Cocada, pacóca, suspiro, pipoca
Bola, bala, bola, cuscuz e manjar

(Eu dou)

Viva Cosme e Damião, doum (doum)...





Mariene de Castro - Cantigas de Cosme e Damião












quinta-feira, 26 de setembro de 2013

AMPARADORES ESPIRITUAIS



Os amparadores trabalham principalmente com a verdade de cada um, com as passagens e escolhas, com o sentimento de unificação com o Criador.
Assim são os amparadores, onde existe uma dor que venha da alma, e um apelo sincero, lá eles estarão. A dor universal vem da falta de compreensão entre os homens, ela vem da falta de amor ao próximo, ela vem do descaso das autoridades que não compreenderam ainda sua grande missão.
Na verdade quando falamos de saúde, não é só a saúde física mais principalmente a saúde espiritual, o desconforto da separação, da morte ou nascimento.
Os amparadores (enfermeiros do astral) são aqueles que trazem com a autorização de Mãe Maria, um calmante a alma que sofre, que ainda não entende o significado da encarnação e da reparação, eles estão sempre presentes nas grandes catástrofes, pois é quando o sentimento fica dividido entre o crer e o aceitar.
Esses enfermeiros não podem curar o que está são, eles só podem ministrar o conforto das bênçãos de Mãe Maria, que a todos ama incondicionalmente.
Eles podem tentar trazer o entendimento dos acontecimentos, e a aceitação. Não deve existir uma punição eterna, tampouco a falta de responsabilidade pelo arbítrio praticado, eles irão sempre ajudar na compreensão e aprendizado sempre pelo amor, pela vontade de mudanças, pois sua energia é de movimento contínuo, pois é uma energia de evolução.
Seus trabalhos podem ser confundidos com os dos socorristas, grandes amigos do astral, que fazem o trabalho de socorrer aqueles que já estão prontos para o socorro e para a escolha.
O trabalho dos amparadores é exatamente o contrário, são para aquelas almas que sofrem a incompreensão de suas verdades, que sofrem pela não aceitação de suas verdades. A energização realizada é para que eles libertos dos pesados sentimentos de forças inferiores possam praticar o arbítrio de suas escolhas, sem nenhuma interferência.
Eles não irão tirar alguém que sofre de seu sofrimento, mas estimulá-los a mudança, mas irá auxiliá-lo para que as energias sejam separadas para que a escolha seja somente da alma que está necessitando desse auxilio.
Almas encarnadas ou não, todos temos essa força a nosso favor, bastando somente à vontade de querer essa ajuda.
Eles amparam mas não carregam, eles ensinam mas não obrigam.
Que as bênçãos de Mãe Maria estejam sempre presentes em nosso dia.










Autoria: Rita de Cássia Azevedo Santos / Márcia Tosto dos Santos Torres

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

PAI NOSSO PARA REFLEXÃO

  

Se em minha vida não ajo como filho de Deus, fechando meu coração ao amor.

Será inútil dizer:
PAI NOSSO

Se os meus valores são representados pelos bens da Terra.

Será inútil dizer:
QUE ESTAIS NO CÉU

Se penso apenas em ser cristão por medo, superstição e comodismo.

Será inútil dizer:
SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME

Se acho tão sedutora a vida aqui, cheia de supérfluos e futilidades.

Será inútil dizer:
VENHA A NÓS O VOSSO REINO

Se no fundo o que eu quero mesmo é que todos os meus desejos se realizem.

Será inútil dizer:
SEJA FEITA A VOSSA VONTADE

Se prefiro acumular riquezas, desprezando meus irmão que passam fome.

Será inútil dizer:
O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAI HOJE

Se não me importo em ferir, injustiçar, oprimir e magoar aos que atravessam o meu caminho.

Será inútil dizer:
PERDOAI AS NOSSAS OFENSAS ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TENHA OFENDIDO

Se escolho sempre o caminho mais fácil, que nem sempre é o caminho de cristo.

Será inútil dizer:
E NÃO ME DEIXES CAIR EM TENTAÇÃO

Se por minha vontade procuro os prazeres materiais e tudo o que é proibido me seduz.

Será inútil dizer:
LIVRAI-NOS DO MAL...

Sabendo que sou assim e nada faço para me modificar

Será inútil dizer:
 AMÉM


Que assim seja!












segunda-feira, 23 de setembro de 2013

PROTEÇÃO CONTRA MAU OLHADO


Se você acredita que existe alguma força contra você, com certeza está alimentando o poder das energias ambientais em seu desfavor. De fato, essas forças existem e são poderosas. Mas assim como existe a “má-cumba”, acredite na força da “boa-cumba”, lógico que este jogo de palavras é uma brincadeira. Acredite no extraordinário volume de coisas positivas que estão disponíveis só para você.
Quer saber como usar essas poderosas bênçãos da vida em seu favor? Reflita nesses 7 passos que sugiro:

1) Assuma responsabilidade sobre seus sentimentos e comportamentos e pare de transferir aos outros a razão de suas escolhas e dissabores.

2) Garimpe sempre o melhor que exista dentro de você, acolhendo com bondade e aceitação os seus equívocos e tropeços.

3) Desenvolva o hábito de sentir seus protetores espirituais no clima sagrado da oração e receba deles o alimento farto que suprirá suas forças.

4) Emita sempre que conseguir uma energia do bem a todos os que não te compreendem, não te apoiam e nem te querem bem.

5) Ouça sempre o que os outros dizem sobre você e examine com humildade, mas acima de tudo desenvolva a sabedoria de ouvir a sua melhor conselheira: a consciência.

6) Acredite ardentemente que não existe erro sem perdão, nem falha sem possibilidades de ser corrigida e mesmo que teus irmãos de caminhada não te aceitem, Deus te acolhe como você estiver.

7) O sétimo passo é com Jesus: (Mateus 10:14) - E, se ninguém vos receber, nem escutar as vossas palavras, saindo daquela casa ou cidade, SACUDÍ O PÓ DOS VOSSOS PÉS.











    Por Wanderley Oliveira

domingo, 22 de setembro de 2013

PARADOXO DO TEMPO



Nós bebemos demais, fumamos demais, gastamos sem critérios, dirigimos rápido demais, ficamos acordados até muito mais tarde, acordamos muito cansados, lemos muito pouco, assistimos TV demais e rezamos raramente.

Multiplicamos nossos bens, mas reduzimos nossos valores.

Nós falamos demais, amamos raramente, odiamos frequentemente.

Aprendemos a sobreviver, mas não a viver; adicionamos anos à nossa vida e não vida aos nossos anos. Fomos e voltamos à Lua, mas temos dificuldade em cruzar a rua e encontrar um novo vizinho.

Conquistamos o espaço, mas não o nosso próprio.


Fizemos muitas coisas maiores, mas pouquíssimas melhores. Limpamos o ar, mas poluímos a alma; dominamos o átomo, mas não nosso preconceito; escrevemos mais, mas aprendemos menos; planejamos mais, mas realizamos menos.

Aprendemos a nos apressar e não, a esperar.

Construímos mais computadores para armazenar mais informação, produzir mais cópias do que nunca, mas nos comunicamos menos. Estamos na era do 'fast - food' e da digestão lenta; do homem grande de caráter pequeno; lucros
acentuados e relações vazias.

Essa é a era de dois empregos, vários divórcios, casas chiques e lares despedaçados .Essa é a era das viagens rápidas, fraldas e moral descartáveis, das rapidinhas, dos cérebros ocos e das pílulas "mágicas". Um momento de muita coisa na vitrine e muito pouco na despensa. Uma era que leva essa carta a você, e uma era que te permite dividir essa reflexão ou simplesmente clicar 'delete'.

Lembre-se de passar tempo com as pessoas que ama, pois elas não estarão por aqui para sempre. Lembre-se dar um abraço carinhoso num amigo, pois não lhe custa um centavo sequer. Lembre-se de dizer "eu te amo" à sua companheira(o) e às pessoas que ama, mas, em primeiro lugar, ame... Ame muito.

Um beijo e um abraço curam a dor, quando vêm de lá de dentro. O segredo da vida não é ter tudo que você quer, mas AMAR tudo que você tem!

Por isso, valorize o que você tem e as pessoas que estão ao seu lado.














George Carlin

sábado, 21 de setembro de 2013

POR TRÁS DE UMA GIRA DE UMBANDA



Firma o ponto minha gente
Preto Velho vai chegar
Ele vem de Aruanda
Ele vem prá trabalhar...


Era dia de "gira de preto velho" naquele terreiro. Enquanto os consulentes chegavam ansiosos e esperançosos em levar de volta a "solução" daqueles problemas que atrapalhavam suas vidas, na frente do conga os médiuns vestidos de branco e de pés descalços concentravam, ligando-se aos seus protetores e guias.

O ambiente denotava simplicidade e era mobiliado apenas por algumas cadeiras para acomodar os consulentes, poucas banquetas para os médiuns que serveriam de "aparelhos" às entidades espirituais e o congá onde um vaso de flores, outro de ervas e os elementos ar, fogo, água e terra se faziam presentes. Acima, uma imagem de Jesus resplandecente de luz.

Iniciando-se a sessão através de pontos cantados e orações, após uma leitura espiritualista elucidativa, iniciavam-se as incorporações de maneira moderada. Do lado astral, as falanges de trabalhadores já haviam chegado muito tempo antes dos médiuns e ali já haviam preparado o ambiente fluidicamente. Uma varredura energética havia sido feito pelos elementais onde primeiramente atuaram as salamandras e após as sereias e ondinas, fazendo com que toda a matéria astralina densa que ali se encontrava, fosse transmutada permitindo a chegada dos espíritos trabalhadores.

Na porta do ambiente, junto à firmação de ponto riscado e da presença do elemento fogo, postava-se o guardião da Casa, Exu Gira Mundo, impondo respeito e segurança. Num raio de 360º ao redor da construção, uma guarnição dos caboclos na egrégora de Ogum formavam verdadeira muralha armada, impedindo a invasão de seres indesejáveis ao bom andamento do trabalho da noite. A construção toda estava no interior de grande pirâmide iluminada na cor violeta, com grande e grossa placa de aço imantado na parte inferior impedindo que o excesso de energia telúrica desequilibrasse a polaridade positiva que era captada pelos sete anéis giratórios que ladeavam a pirâmide, representando as Sete Linhas de Umbanda. Cada um desses anéis destacam-se na cor fluídica de seu Orixá e emitiam um harmonioso som diferenciado.

Cada um dos consulentes que adentrava ao ambiente passava agora primeiro pela defumação que queimava junto à porta, em cumbuca de barro, exalando o cheiro das ervas perfumadas sendo incineradas pelo carvão vegetal. Equipes de limpeza se movimentavam no lado espiritual, recolhendo as larvas astrais e outras espécies de energias deletérias que ali eram desagregadas dos corpos dos consulentes, as quais não eram totalmente absorvidas pelo carvão ou transmutadas pelo elemento fogo.

Em alvíssimas vestes, os amados Pais e Mães, na sua roupagem fluídica de Pretos velhos, trazendo a alegria estampada em sua energia, tomavam conta de seus "aparelhos" médiuns, atuando no chácra básico dos mesmos, obrigando-os a dobrar as suas costas à semelhança de velhos arqueados, incentivando-os ao trabalho fraterno.

E assim, de consulente em consulente, de caso em caso, com a paciência e sabedoria que lhes é peculiar, entre uma baforada e outra de palheiro ou de alguma espanada com o galho de ervas na aura daqueles filhos, os bondosos espíritos cumpriam sua missão. Eram conselhos, corrigendas, desmanche de magia negra, de elementares artificiais negativos, limpeza e equilíbrio dos corpos sutis, retirada de aparelhos parasitas e às vezes, alguns puxões de orelha necessários, em forma de alerta. Tudo de acordo com o merecimento do consulente, pois cada um trazia consigo a mostragem de sua "ficha cármica" onde estavam impressos o que a Lei permitia ser mudado, bem como o que ainda era necessário que com eles permanecesse.

Vó Benta, espírito portador de grande sabedoria e humildade, apresentando-se naquele local com o corpo astral de negra velha de pequena estatura, com roupas simples e alvas, cuja saia comprida e larga era coberta por um avental onde um bolso era recheado de ervas e patuás, tinha uma maneira simplista e diplomática de fazer com que os filhos entendessem que eles próprios eram seus médicos curadores:

-Minha mãe, acho que estou sendo vítima de "trabalho feito" pela minha ex mulher...

Sorrindo e com linguagem peculiar, segurava com firmeza as mãos do moço passando-lhe com isso confiança e com a voz recheada de afeto respondia:

-Negra velha vai explicar para que o filho entenda: - quando sua casa está totalmente fechada, fica escura e nada pode entrar, às vezes nem a poeira. Não é isso? Quando o filho abre as janelas e portas, a luz do sol entra invadindo todos os cantos, mas podem entrar também as moscas, baratas, formigas e até os ladrões, não é? Para a sujeira e os bichos, o filho pode usar a vassoura, para os ladrões a lei, a segurança. E para a luz do sol? Ah, essa filho, fica ali iluminando até que o filho feche toda a casa outra vez. Assim também é a nossa casa interna; quando nos fechamos para a vida, para o trabalho, ficamos no escuro e ao nos abrirmos , deixamos a luz entrar mas ficamos sujeitos a todas as outras energias que pululam ao nosso redor. Mas como acontece na casa material, onde não houverem os atrativos da sujeira e do lixo, os insetos não se aproximam. Se estivermos equilibrados, sem raiva, mágoa, ciúmes, vícios e todos esses lixos que os filhos buscam na matéria, nada nem ninguém consegue afetar nossa energia, nossa vida. Só o sol permanece no coração de quem procura manter-se limpo.

Negra velha sabe que esse mundão está de cabeça para baixo. No lado material os filhos andam desarvorados pela dificuldade de sustento de suas famílias, quando não, em busca de supérfluos. Mas mesmo assim, é preciso lembrar aos filhos, que embora estejam na matéria e sujeitos à ela, a vida real está no espírito imortal. É preciso dar mais atenção, senão prioridade, à essência em detrimento do restante, para que possa haver o equilíbrio dos elementos inerentes à vida, na sua totalidade.

O mal que é enviado aos filhos, só vai instalar-se se encontrar no endereço vibratório, ambiente adequado. Sem contar que, o medo é porta aberta e atrativo para a entrada do desequilíbrio. O medo é sentimento muito usado pelas energias trevosas, uma vez que fragiliza o corpo emocional facilitando sua atuação mórbida. Por outro lado, negra velha pergunta para o filho: - se a desordem não houvesse se instalado, por acaso o filho estaria aqui, sentado no chão, em frente à preta velha, buscando humildemente ajuda espiritual? Nem sempre o que nos parece mal, é tão prejudicial assim. Pode ser o remédio adequado para o momento, ou talvez a estremecida necessária no corpo astral dos filhos, para que a ordem possa reinstalar-se.

As trevas, meu filho, estão vinte e quatro horas de plantão. E os filhos, acaso estão? Não adianta orar e não vigiar, pois o pensamento é energia e com ele nos adequamos ao campo energético que quisermos.

Antes da hora grande as falanges da egrégora dos Pretos Velhos, despediram-se de seus aparelhos, alguns precisando largar e desfazer a vestimenta astral usada para que pudessem chegar até os aparelhos mediúnicos e voltavam agora para as bandas de Aruanda, onde continuariam suas atividades no mundo astral. Pois como diz a Vó Benta, "se pensam que morrer é dormir e descansar, os filhos estão muito enganados... desse lado tem muito trabalho e como nem o Pai está imóvel, quem somos nós cuja ficha cármica demonstra um vasto débito, para nos aposentarmos?".

Agora as velas apagam-se, os elementos voltam a integrar a natureza, os elementais após limparem o ambiente retornam aos seus devidos reinos, os elementares foram desagregados pela força e sabedoria dos pretos velhos e os médiuns voltam aos seus lares com a sensação de paz que só é sentida por aqueles que cumprem com seus deveres.

Preto velho já foi,
Já foi prá Aruanda,
A benção meu Pai
Saravá prá sua banda...










FONTE: Jornal Sagrado de Umbanda

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

ESPIRITUALIDADE E AMOR




Espiritualidade é o caminho que orienta e ensina a buscar o entendimento entre os homens através do amor, da compreensão e da justiça.
Para muitos a descoberta deste caminho acontece de forma natural. Para outros ela vem com o sofrimento.
Muitas e muitas vezes os infortúnios, as doenças, as desgraças são alertas que recebemos para corrigir o rumo de nossas vidas. Infelizmente quando estamos bem, sem problemas, em vez de darmos amor e compreensão, damos orgulho, arrogância e preconceito.
Atingimos o outro e achamos que ele merece. Esquecemos que também teremos nossos momentos difíceis, pois isso acontece com todos.
É difícil, mas precisamos aprender o caminho da humildade, uma das mais belas virtudes que existe. Ela nos leva a outras tantas, todas em direção ao amor que é o sentimento maior que enobrece o ser humano.
Se temos amor no coração teremos bons amigos e deles ganharemos companheirismo, atenção, lealdade e nunca nos sentiremos sozinhos. O amor nos faz valorizar coisas que normalmente não vemos. Ele aproxima os seres humanos de Deus.
O oposto disso é o egoísmo. Este destrói e corrompe, nos deixa cegos para os problemas com nossos semelhantes, nos faz julgar o próximo como se fossemos perfeitos, nos faz ser preconceituosos porque entendemos que todos precisam ser iguais a nós.
Aqueles que descobriram o caminho da espiritualidade sabem que cada indivíduo é diferente do outro, porque o espírito que habita em cada um de nós tem a sua unicidade. Ele ocupa o nosso corpo para continuar o caminho de seu desenvolvimento.
É preciso entender que os bons sentimentos nos levam a reconhecer em nosso semelhante as suas virtudes e não a ver somente os defeitos.
A espiritualidade nos conduz a Deus. Ela nos mostra a simplicidade e a grandeza que há nas palavras de Cristo, que clama o amor como o único caminho que pode nos salvar.
Experimente olhar para seu semelhante e ressaltar o que você vê de bom nele. Verás o retorno que receberás. Todos gostam e precisam de atenção, de carinho de compreensão. Depois que descobrir este caminho dificilmente voltará a trilhar os demais.
Viva decentemente, amando o próximo e fazendo o bem e sentirás a alegria de viver sem problemas e com alegria de viver.













Por Adelino Cruz

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

FAMÍLIA



Um ambiente conturbado de queixas, insatisfação e negativismo, pode acarretar inúmeros problemas.

O ambiente do lar é composto das energias de todos os seus habitantes. Os pensamentos negativos, a intolerância, a mesquinhez, a inveja, o ciúme, a revolta, a descrença, a desconfiança, a competição e a arrogância criam pesadas formas-pensamentos, que agridem os que, ali, residem e atraem os espíritos perturbadores.

Você acha que não contribui para piorar o ambiente de seu lar? Reclama que a culpa é dos outros membros da família e que você tem que procurar, sozinho, ajuda espiritual porque eles não acreditam nisso? Se você pensa assim, saiba que qualquer reclamação é negativa  e  só   faz ficar pior o que já está ruim.

Se em sua casa as pessoas não se entendem, comece por ignorar essa situação. Um ambiente conturbado oferece-lhe uma boa oportunidade para desenvolver seu controle interior. Experimente esquecer as críticas, as queixas e tudo mais. Recolha-se onde puder, converse com você, procurando sentir as boas coisas que possui. Sinta sua bondade. Seja gentil consigo mesmo.

Conscientize-se de que merece desfrutar de paz. Perceba que o lar é seu abrigo no mundo e por isso precisa ser mantido com o que você tiver de melhor.

Muitos fazem o oposto.

Controlam-se socialmente e despejam todo o seu fel dentro de casa.

Não sabem o alto preço que pagarão por esse descontrole.

Não se importe com  os  outros: seja você o ponto de luz por onde a ajuda espiritual se manifestará.

Ligue-se com Deus e agradeça tudo que possui.

Visualize as pessoas de sua casa saudáveis, serenas, prósperas.

Seja gentil com elas, como faz com as visitas.

Mesmo nos problemas mais difíceis, Deus sempre pode mais. Confie e entregue em suas mãos o que não depender de você. Aí as coisas começarão a modificar-se em sua vida.   Tudo ficará mais fácil; aos poucos as pessoas da família irão se transformando, também. E aqueles que não quiserem cooperar e pretenderem continuar alimentando a revolta, serão afastados do seu convívio, de maneira sutil e abençoada.



















                                                                    

Informativo Aela

terça-feira, 17 de setembro de 2013

O MAIS VELHO



Por vezes há, em nosso meio, uma grande preocupação com a idade em relação aos trabalhos de Umbanda.
As insinuações de que está no hora de se aposentar são constantes.

O relato que segue chama-nos à reflexão:

“Uma senhora que transmitia passe há muitos anos num Centro Espírita procurou o Chico Xavier e perguntou se não estava muito velha e exausta para continuar e acrescentou:
-  Mas eu quero a opinião de Emmanuel, viu?
E o grande apóstolo respondeu:
-     Chico, diga à nossa irmã que o mais velho de todos nós é Deus e que Ele ainda não se cansou.”












 (Do Correio Fraterno do ABC, agosto/98)

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

AS RESPONSABILIDADES


Existem algumas situações no Movimento Umbandista que precisam ser analisadas à luz da racionalidade e afim de que sirvam de alerta para todos. Trata-se da responsabilidade que têm as pessoas que integram instituições umbandistas, com suas atitudes, declarações e condutas.
Sendo personagens com algum poder de influenciar os outros, é evidente que deveriam analisar suas condutas de maneira mais cuidadosa, de forma a exercer uma boa influência, instruindo e contribuindo para edificar quem os cercam, com o exemplo de sua própria edificação.
Não há como edificar a não ser com um exemplo de conduta coerente com o que se fala. O exemplo é força moral, dizem as Entidades. Pessoas de destaque no sistema umbandista têm se descuidado desse aspecto quando se lançam em ações que ferem a ética e o bom senso.
Jesus, nosso modelo de vida, certamente não aprovaria semelhante descuido, pois alertou os fariseus de seu tempo “Esse povo honra-me com os lábios, mas seu coração está longe de mim”, disse a Isaías, referindo-se aos seguidores do Mestre e alertando as pessoas sobre o cuidado com a sinceridade.
Os homens deveriam estar mais atentos sobre suas responsabilidades diante da doutrina que professam, pois em algum tempo lhes serão pedidas contas de seus atos. Será levado em consideração, não só o que tiverem feito, mas a intenção embutida em suas ações. “Nem todos os que disserem Senhor, Senhor, entrarão no Reino dos Céus, mas o que fizer a vontade de meu Pai”, afirmou Jesus.

       Estejamos atentos, para não sermos surpreendidos em falta!











                                                                                                                  Vanda Simões