quinta-feira, 4 de maio de 2017

A SENHORA DA LUZ VELADA




        Este é um dos nomes pelo qual é conhecida a Umbanda. O que realmente quer dizer essa luz velada, a qual a Umbanda é senhora? Tratando-se de um Movimento Espiritualista Cristão, a Umbanda é um dos meios pelos quais a Espiritualidade Superior toca seus clarins, conclamando a humanidade para a volta à Luz. Se esta Luz ainda está velada, é função da Umbanda, pela ação dos abnegados Instrutores Espirituais, torná-la conhecida e brilhante, atingindo a todos aqueles que dela se acercam.

        Umbanda é um vocábulo oriundo do termo “AUBANDAM”, que significa: “o conjunto das Leis Divinas”. Essas Leis estão gravadas no nosso ser, infelizmente para a maioria dos homens de forma velada, cabendo às religiões, realizando a religação com Deus, torná-las conhecidas, trazendo-as ao campo da razão e da emoção para que se tornem ativas nos indivíduos, plenificando-os de Luz.

        No amor e na sabedoria está a síntese das Leis Divinas, alcança-las em plenitude é o trabalho da evolução humana, pois só aí está a felicidade a paz ansiada pelos homens.

   A Umbanda, Senhora da Luz Velada, é um movimento preparado pelo Astral Superior, para levar a todos os campos da vida humana a lição envangélica do Amor e da Sabedoria. Precisamente, por isso, a Umbanda não é uma Religião com culto, doutrina e sacerdócio definidos. Ela se espalha e acontece, de acordo com as necessidades dos grupos que a manejam. É um movimento aberto e sério, desde que esses mesmos estejam preocupados com a religação do homem com Deus.

        A presença, em todos eles dos instrutores Espirituais que assumem a roupagem fluídica de Caboclos, Pretos-Velhos, já é o alerta principal para a mudança de vida, de valores, dentro da vivência das Leis de Deus.

        O Caboclo preconiza a Fortaleza, atributo necessário à vivência espiritual. Essa fortaleza só vai existir na simplicidade de vida e serenidade perante a vida, na busca incessante do crescimento espiritual, sabendo valorizar o espiritual, na vivência da presente encarnação.

 Preto-Velho vem preconizar a sabedoria, que é fruto da vivência, do sofrimento e do conhecimento das coisas espirituais.   Só o sábio é humilde, pois só quem conhece a grandeza e a misericórdia de Deus em relação a nossa pequenez e ignorância é capaz de ser humilde e compreender os seus semelhantes.

        A Criança preconiza, por sua vez, a Pureza. Essa pureza esta pousada na capacidade de amar a verdade, de confiar na ação do Pai, de ser feliz por existir e saber que é amado, destruindo no coração as mágoas, o orgulho e a vaidade, para amar os seus irmãos no respeito e no perdão.


        A Umbanda, que é a “Manifestação do Espírito para a Caridade” (Caboclo Sete Encruzilhadas), é a Senhora que desvela, na medida do crescimento dos seus filhos, a grande Luz que guarda velada, a Luz da libertação pelo conhecimento real das coisas do espírito, cuja fonte inesgotável é Oxalá.    Assim é a Umbanda.   










Nenhum comentário:

Postar um comentário