Entidades

Entidade : é o nome dado a todos os espíritos que estão em determinada faixa de vibração astral que atuam dentro da umbanda. Conforme o grau de evolução espiritual, são levados a fazer parte de uma falange , a fim de atuarem e evoluírem espiritualmente. Vem a terra para realizar os trabalhos ordenados pelos orixás
As Entidades de Umbanda se apresentam em dois graus hierarquicos :
GUIAS   que podem ou não ser chefes de falange ou de legião.
PROTETORES
Também se apresentam como:
PRETOS VELHOS
CABOCLOS
CRIANÇAS
EXUS ( COMPANHEIROS)



                    PRETOS VELHOS
   Eles representam a humildade,sabedoria,força de vontade,amor e caridade. São extremamente pacientes com seus filhos, e sabem incutir-lhes o conceito de Karma e ensinar a resignação.
   Possuem em seu espírito a ciência e sabedoria de seus ancestrais, empregando seus dotes no uso de ervas, plantas e raízes, na ajuda a cura das enfermidades dos filhos de fé.




                       CABOCLOS
    Trabalham na caridade como verdadeiros conselheiros, ensinando o amor ao próximo e a natureza, tendo como missão principal o ensinamento da espiritualidade e o encorajamento da fé.
   Trouxeram para a Umbanda a sabedoria dos Pajés, a defumação pelos charutos, e o poder milagroso das ervas.
   São entidades simples, que nos passam credibilidade e confiança, através de seus pontos riscados.




                             CRIANÇAS
    Entidades de verdadeira expressão de alegria e honestidade, apesar de aparência frágil, são verdadeiros Magos.
    Possuem a inocência e a pureza, não tendo seu caráter contaminado por hábitos ou vícios inferiores.
   Assumem forma, modos e mentalidade infantil, estando sempre tutelada por um preto velho.
   Trabalham modificando e equilibrando a vibração do consulente, são curadores que trabalham com a magia dos elementos.



                         COMPANHEIROS  ( EXUS)
    È guardião dos Orixás, soldado dos Pretos Velhos, Caboclos e Crianças, é o enviado dos Orixás da luz para sombras e das sombras para as trevas.  Estão acima do conceito de bem e mal, são apenas justos, esta intimamente ligado ao conceito justiça.   São comandantes de verdadeiros exércitos, numerosas falanges, a verdadeira tropa de choque do Astral. Os nomes dos Exus são formas de velar seu verdadeiro nome, servindo também para intimidar os Kiumbas.
   KIUMBAS – espíritos zombeteiros, enraizados em baixos sentimentos, como ódio,a ira, a inveja,a ganância e tantos outros.   A Sra. Pomba Gira é a única Exu Guardiã, a representante feminina formada pelos Sete Exus Guardiões, não tem anda de prostituta, ao contrário, combate as vampiras astrais que estão interessados em prejudicar a vida afetiva dos filhos de fé.   



                             BOIADEIROS 
   Os espíritos que apresentam esta roupagem, são austeros, cultivam valores profundos,com respeito aos mais velhos, a boa educação, sinceridade e coragem.
   Sua maior característica é a capacidade de capturar obsessores mantendo-os sob vigilância, limpam o ambiente , os médiuns e a assistência, dispersando todas as energias negativas.


                         MARINHEIROS
   Estas Entidades trazem sempre uma aura de alegria e descontração, seu jeito brincalhão esconde a importância do trabalho que realizam, sua principal atividade é a limpeza fluídica.
   Atuam diretamente com a vibração de Iemanjá, e ao final do trabalho deixam o ambiente completamente saneado.


                                  BAIANOS
   São excelentes no trato com os obsessores, a quem sempre enfrentam de forma decidida, chamando para si todas as cargas negativas que os mesmos possam vir a lançar. Sobre sua valentia, costumam dizer que estão trabalhando, é porque não foram santos na encarnação que tiveram.    Sua manifestação é marcada por traços regionalistas, com sotaque cantado, sendo isto apenas um arquétipo.



                                  CIGANOS
   Sua presença na Umbanda está ligada à necessidade de trabalho para conquista de aprendizado e evolução espiritual.   Seus trabalhos de aconselhamento estão voltados para o equilíbrio emocional e para a saúde física., além de tratarem também de questões sentimentais, ligadas aos relacionamentos, desde que não haja interferência no livre-arbítrio de quem que seja.

9 comentários:

  1. A orientaçao do blog tras diversas entidades mas na AELA so vemos giras de crianca, preto velho e caboclo. E as outras? E as giras de Exu?? Elas acontecem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu irmão

      Existem sim as giras de esquerda ( Exus ) na AELA , e elas se dão após o atendimento individual nas sextas feiras.
      Estes guardiões vem com a finalidade de levar todas as energias negativas trazidas a esta casa, direcionado-as para locais pré estabelecidos.
      A AELA não tem atendimento individual com estas Entidades para a assistência, somente com a devida necessidade e autorização do Guia Chefe Espiritual.
      Você poderá assistir estas giras se ficar até o final dos trabalhos nas sextas feiras, lembrando que após o atendimento individual (consultas) a porta é fechada e a assistência só poderá sair após o encerramento do trabalho.
      abraços
      Giancarlo

      Excluir
  2. É verdade!! Quando acontecem as outras giras?
    Gira de esquerda é quimbanda ou acontece na umbanda da AELA também? Muito obrigado pela atençao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu irmão

      Acredito que sua pergunta esta respondida acima .
      obrigado

      um abraço
      Giancarlo

      Excluir
  3. Oi gostaria de saber como faço pra entrar na corrente. Já comecei minha preparação em um centro na cidade de Joinville porem agora voltei a morar em curitiba e quero continuar a me dedicar a religiao. Como cada centro tem uma forma diferente de ingresso a corrente gostaria de saber como devo proceder.

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia meu irmão

      Para fazer parte da corrente da AeLA, primeiramente você deverá expressar sua vontade comunicando o chefe material da casa Sr. Jeferson no dia dos trabalhos na sexta feira. Em um segundo momento deverá frequentar assiduamente os trabalhos nas sextas feiras. Seu nome será repassado aos chefes espirituais da casa Caboclo Pena Branca e Preto Velho Nhô Benedito, estes por fim é que deverão determinar sua entrada.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir