quinta-feira, 29 de outubro de 2015

O TRABALHO ÁRDUO DO MÉDIUM





O trabalho do médium é o advogado de defesa no mundo espiritual.

A paciência e a compreensão para aqueles que estão a sua volta é o segredo para errar menos e colaborar mais.

Ante as críticas que porventura receber no trabalho não desanime, continue trabalhando, pois o tempo é o defensor da verdade.

O médium esta sempre em evidência onde quer que esteja, no lar, no trabalho, no centro espírita e por onde passa.

Obstáculos irão aparecer sempre, não esqueçamos que há os que não querem o nosso progresso (espiritual) mesmo assim não parem.

Cada médium trás em si o gérmen do amor para praticar a caridade aos que procuram amparo, atenção e ajuda espiritual.

Não se deixe levar por idolatrias, influência que impulsos recebidos por entidades comunicantes, companheiros de trabalho ou familiares.

Os médiuns recebem muito do plano espiritual, boas comunicações de seus mentores, guias, protetores e amigos, más são necessários por em prática as orientações.

Meditai esses grandes ensinamentos e a graça abundante que o torne forte para a caminhada em prol dos necessitados.

Deus verá os seus esforços coroando-o de luz e coragem para semear a boa semente que Ele vos confia.

Aquele que conhece os princípios da caridade que é o amor ao próximo não medirá esforços para trabalhar com sua mediunidade.

O médium é um servidor de Deus que não deve recuar jamais diante de suas tarefas a ele confiado.

Os primeiros serão os últimos e os últimos serão os primeiros no reino do céu.





















Fonte: http://www.espiritismoparatodos.com


terça-feira, 27 de outubro de 2015

FÉ E PRATICA





Nós, os Espíritas, vivemos uma realidade de contato com a esfera espiritual. Invocamos a Jesus o auxílio espiritual e o recebemos sempre. Isso nos permite testemunhar fatos maravilhosos como as curas físicas e emocionais, além das circunstâncias, mais habituais, em que são afastados e encaminhados os espíritos que estejam molestando pessoas e seus locais de viver e atuar. 

Não tomamos esses fatos como milagres e nem admitimos – no meio espírita - ocorrência de milagres. Nos fatos que  estão além da nossa compreensão normal, vemos, apenas, o amor de Deus atuando, através dos Guias Espirituais, utilizando "Leis Universais" que ainda desconhecemos no plano terrestre.

Em nosso meio, evitamos comentários e publicidade sobre os fatos maravilhosos que presenciamos, primeiro porque os “enviados de Deus” que os realizam, estão aqui em missão de trabalho e não desejam qualquer reconhecimento que não o de se verem merecedores da confiança Divina, para essas tarefas de amor. Também, preza-se a ética para com os que recorrem ao auxílio Divino para o seu plano pessoal.

Sabe o militante espírita que a atuação humana, nessas ocorrências, é mínima e limita-se a compor o ambiente para que elas ocorram.

Por se tratar de fato relativo à minha pessoa, menciono: Um dia, estando numa reunião de cura, pedi aos Guias, mentalmente, que visitassem o meu pai, já bem idoso e enfermo. A reunião ocorria às 21:00 hs, num local muito distante da casa dos meus pais.  No dia seguinte, minha irmã apressou-se em relatar uma ocorrência da noite anterior: ”Ontem, por volta das 9:30 da noite, papai saiu do quarto dele procurando pelo médico que o atendera. Eu disse a ele que não viera nenhum médico e que a casa já estava até trancada. Então ele insistiu em que um homem de branco o examinara e que, depois, saíra atravessando a parede.”

Sabedor de que a minha prece fora atendida, apenas agradeci a Deus e aos Guias, sem dizer a ela que fora uma visita espiritual, já que sendo ela evangélica, certamente, atribuiria aquela atuação do Poder de Deus aos poderes de “entes” malignos.

Nas reuniões espíritas os resultados são práticos e quase visíveis. A interação com o Mundo Espiritual é de tal significância que os resultados podem ser vistos e sentidos, no aqui e no agora.  Ocorre uma verdadeira interação de teoria e prática. Ali, a fé se transmuta de um pensamento para uma verdade prática.

A fé espírita é diferente. Além de raciocinada e compreendida, ela se manifesta em atos e fatos que a justificam.

Nas reuniões espíritas a energia de Jesus se faz presente e realiza maravilhas. É a comprovação do que ensinou o Mestre:


“Onde estiverem dois ou três reunidos, em meu nome, Eu estarei no meio deles.”
































domingo, 25 de outubro de 2015

A CRISE






Meu filho está confuso?

É preciso coragem para modificar, para decidir e ousar. A vida, meu filho, só permite a vitória daqueles que ousam. que decidem, que realizam. Quando a crise visita os meus filhos, é que já é hora de modificar alguma coisa. A crise é sentimental? É preciso modificar a visão a respeito de si e do outro e promover as mudanças. O amor só sobrevive se for alimentado, adubado e regado com carinho, doçura, pequenos gestos; enfim, uma série de coisas aparentemente pequenas, muito importantes para manter a vida sentimental. A crise é econômica? Que tal modificar a forma de gerenciar sua vida, seus negócios e suas próprias aspirações?

A crise, quando se apresenta na área social, é um convite à reavaliação de suas posturas, de sua forma de ver a vida e de seu envolvimento com o mundo e a sociedade. É preciso que as pessoas se sintam apaixonadas. Sem envolvimento. sem apaixonar-se por uma ideia, uma pessoa ou um ideal, a vida parece perder o sabor.

Qualquer crise, meu filho, é uma forma mais direta que a vida encontra de nos dizer que temos de modificar algo ou nós mesmos. Isso não é fácil, eu sei! Mas é possível realizar, os desafios existem para estimular a gente a crescer e encontrar uma saída mais simples, ou para nos empurrar rumo a uma solução que está muitas vezes ao nosso lado o tempo todo. É que a gente se acostuma fácil com a boa-vida e se acomoda.

“Deus ajuda a quem cedo madruga” — esse aforismo popular é um reflexo da mais pura realidade. É preciso começar cedo a se organizar e procurar soluções. Quando falo em organização, meus filhos acham que é algo difícil de realizar. Mas afirmo que as coisas só são difíceis enquanto você achar que é difícil.

Quando os meus filhos decidirem que é preciso, que é possível, e assim aliarem sua vontade de realização ao conhecimento de sua necessidade, aí será fácil. Reclamar, chorar e adiar decisões não resolve problema algum.

Aliás, meu filho, tem algumas coisinhas que você poderá fazer em benefício próprio. Não adie aquilo que você tem de fazer. Adiar é uma forma de sabotar a si próprio.

Não procure culpados ou culpas, vá atrás de soluções e assuma sua responsabilidade. Aprenda a se organizar e agir.

Meus filhos estão acostumados a reagir e, então, não conquistam a vitória. Choram e lamentam, mas ainda isso é uma reação.

Seja uma pessoa ativa. Em vez de reagir, aja. Uma ação é muito mais inteligente do que uma reação.

É preciso ter coragem para mudar. As crises são o grito da vida nos chamando à modificação.

"Vovó vem descendo a ladeira carregando o seu ramo de guiné. Ela foi parteira das negras da senzala, mas também das sinhas,filhas de fé."
















EXTRAIDO DO LIVRO: "SABEDORIA DE PRETO VELHO" DE ROBSON PINHEIRO POR PAI JOÃO DE ARUANDA

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

É PRECISO COMPROMISSO E CARÁTER



Para que alguém dirija com êxito e eficiência um centro espirita, não lhe basta a nomeação para o encargo.

Exiges-lhe um conjunto de qualidades superiores para que a obra se consolide e prospere. Não apenas autoridade, mas direção com discernimento. Não só teoria e cultura, mas virtude e juízo claro de proporções. não só o "venha a nós" mais ao "vosso reino" também!

Dilatados recursos nas mãos, a serviço de uma cabeça sem rumo, constituem tesouros nos braços da insensatez, assim como a riqueza sem orientação é navio à matraca.

Quem governa deve emitir  forças de justiça e bondade, trabalho e disciplina, para atingir os objetivos da tarefa em que foi situado.

Quando o poder é intemperante, sofre os trabalhadores a intranquilidade e a mazorca, e, quando a inteligência não possui o timão do caráter sadio, espalha, em torno, a miséria, a intriga e a crueldade.

Daí, conhecermos tantos tiranos nimbados de grandeza mental e tantos gênios de requintada sensibilidade, mas atolados no vício.

No mundo íntimo, a vontade é o capitão que não pode relaxar no mister que lhe é devido.

E assim como o administrador de um serviço reclama a ajuda de assessores corretos, a vontade não prescindirá da ponderação e da lógica, conselheiros respeitáveis na chefia das decisões.

No entanto, urge que o senso de COOPERAÇÃO seja chamado a sustentar lhe os impulsos.

Nas linhas da atividade terrestre, quem orienta com segurança não ignora a hierarquia natural que vige na coexistência de todos os valores indispensáveis à vida.

Na confecção do agasalho comum, o fio contará com o apoio da máquina, a máquina esperará pela competência do operário, o operário edificar-se-á no técnico que lhe supervisiona o trabalho, o técnico arrimar-se-á  na diretoria da fábrica e a diretoria da fábrica equilibrar-se-á no movimento da indústria, dele extraindo o combustível econômico necessário à alimentação do núcleo de serviço que lhe obedece aos ditames.

Observamos, assim, que no Estado Individual a vontade, para satisfazer à governança que lhe compete, sem colapsos de equilíbrio, evasão de trabalhadores decepcionados, evasão do público frequentador etc. precisa socorrer-se da colaboração a fim de que se lhe clareie a atividade.

A COOPERAÇÃO espontânea é o supremo ingrediente da ordem.

Da Glória Divina às balizas subatômicas, o Universo pode ser definido como sendo uma cadeia de vidas que se entrosam na Grande Vida.

COOPERAÇÃO significa obediência construtiva aos impositivos da frente e socorro implícito às privações da retaguarda.

Quem ajuda é ajudado, encontrando, em silencio, a mais segura fórmula de ajuste aos processos da evolução.


Por tudo isto é que se diz, que cada centro espírita, é a cara de seus dirigentes!

   
















terça-feira, 20 de outubro de 2015

DESPERTAR A MEDIUNIDADE ATRAVÉS DA LEITURA





A leitura vai atingir seu mental (Superior e Inferior), fazendo com que o despertar aconteça dos corpos mentais para o emocional (Psicossoma).

O conhecimento e uma das formas de encontrarmos Deus.

O problema e que temos que ter um olhar crítico, pois existem seres do lado negro da força (como diria Luke em StarWars) que usam a literatura para desviar pessoas que procuram a evolução sem ter este senso critico. A Fé Raciocinada.

Eu diria que é possível, mas é importante à pessoa se desenvolver numa casa de Luz para poder ter além dos conhecimentos adquiridos em leituras edificantes o trabalho para o universo em forma de tratamento ao próximo.

Temos que entender que o saber trabalhar com a espiritualidade, não da a ninguém nível dentro da hierarquia na Luz. E que o escrever bonito, também não da a ninguém nível dentro da hierarquia na Luz.

Existem Magos Negros que se passam por seres iluminados, pois sabem trabalhar o ego das pessoas, e arrebanham seguidores que são usados como bancos energéticos. No astral denso a moeda de troca e nosso ectoplasma.

O despertar de nossas capacidades mediúnicas, tem que ser feito em locais onde existam Amor, Fraternidade, Ética e Honra. Não podemos nos deixar desenvolver sem sabermos o local que convivemos.

Temos que ter o que Kardec descrevia como Fé raciocinada. Onde é necessário não só ver se a comunicação, o texto ou a psicografia é bonita. Mas se ela traz dentro dela vivencias evolutivas, a todos os envolvidos.

Um Mentor, Mestre e Entidade de Luz, nunca tiram de nós nosso livre arbítrio, Não nos dá um caminho, ele nos ensinam a compreender a estrada. Para que possamos ir pelo melhor caminho que necessitamos naquele momento.

Um Mentor, Mestre e Entidade de Luz nos incentiva a questionar, pois sem isso apenas seriamos joguetes dentro da evolução.

Então não se esqueçam, evolução espiritual sem nos equilibrarmos na evolução física (cuidar da matéria) não existe, Evolução emocional sem equilibrarmos a evolução mental menos ainda.

Somos seres sétuplos, nos desenvolvendo nos sete sentidos da Vida.

A Fé, O Amor, O Conhecimento, A Justiça, A Lei, A Evolução, A Geração.

A evolução é nossa, intransferível, é de suma importância para nosso futuro no mundo espiritual.

Temos que nos desenvolver no Espiritual, no Físico, no emocional e no Mental de forma a podermos agregar a cada nova reencarnação condição de ascendermos na evolução.

E quiçá um dia podermos entrar no mundo espiritual, depois deste desenvolvimento, com condição de termos um “emprego” no astral. Nem que seja nosso primeiro emprego espiritual. Sermos estagiários dos Mentores na Luz.

Brilhem seu cardíaco de Amor, iluminem seu frontal de Fraternidade mais nunca se esqueçam de questionar os caminhos que você esta trilhando. Tenham sempre o entendimento dos processos que o cercam. Tenhamos a Fé raciocinada para iluminar nosso trajeto na evolução.

Que Deus abençoe a todos!
















Fonte: http://eternoaprendizespiritual.blogspot.com.br/

domingo, 18 de outubro de 2015

AFINIDADES






A afinidade entre as pessoas decorre da igualdade de sentimentos, de idêntica forma de pensar e raciocinar.

São criaturas que tiveram longo curso de experiências semelhantes, por via das quais chegaram a conclusões mais ou menos idênticas.

Elas dão se bem umas com as outras, estimam se mutuamente e têm prazer em encontrarem se e ficarem juntas.

O ideal seria que marido, mulher e filhos tivessem afinidade plena, para que o entendimento entre eles fosse completo, sem discrepância, irrestrito. Essa ventura pode ser desfrutada em Planos Superiores.

No entanto, neste laboratório terreno, as condições são outras, e marido, mulher e filhos têm de se conformar com as diferenças de gênio, de temperamento, de gosto e de ideais, que imperam no seio da família.

O Racionalismo Cristão assegura ser a família constituída de seres oriundos de planos diversos de evolução, justamente para que sejam exercitadas a tolerância, a necessidade de saber ceder ou não ceder, quando for o caso, a cooperação com índoles desiguais, a obrigação de se ajustarem para uma vida em comum e unida.

Muito se tem de aprender com essa disparidade sentimental em que cada um está sempre pronto para puxar na direção oposta. O ideal é haver uma força de contenção para pôr o grupo em equilíbrio, e todos precisam colaborar para que essa força não desapareça.


O que fortalece tal força, é a conduta dos pais, a capacidade de compreensão posta em relevo, a oportunidade de se oferecerem conselhos e exemplos para o cultivo da espiritualidade.

Por esse meio, as diferenças tendem a desaparecer, porque imperando o bom senso, o critério, a boa vontade, a autoridade e o amor, as almas acabam por entender se, reconhecendo onde está a razão, aceitando-a e, com isso, promovendo o estabelecimento de uma afinidade que tenderá a desenvolver se.

A afinidade dos seres, de uns para os outros, será completa em graus superiores da jornada eterna, e já se podem considerar felizes os que a sentirem na Terra, embora com as suas limitações.

A afinidade e a amizade andam sempre juntas, e se esta é um dom espiritual em cultivo, aquela também não deixa de o ser. Daí a sabedoria superior que orienta a constituição do lar na base dessa verificada carência de afinidade, para que ali se estabeleçam correntes afins, através do afeto, da dedicação, do reconhecimento, da proteção e do auxilio, com o que muito se conseguirá no sentido do fortalecimento da afinidade.

Como se vê, a afinidade tem a sua participação na conquista da felicidade, uma vez que os que se estimam e se sentem unidos por sentimentos afins, experimentam uma dose de felicidade quando se aproximam, e juntos podem conviver.

Como todos aspiram a felicidade, não se deverão descurar dos seus fatores, dentre os quais a afinidade é um dos mais importantes. Assim, cumpre a cada um velar pelos seus interesses legítimos e, com sabedoria, tirar proveito dos ensinos que os podem levar a realizar os seus superiores intentos.

No esforço para firmar os laços da afinidade, está um dos mais hábeis roteiros para processar se o desenvolvimento de atributos espirituais que concorram, não só para a felicidade, conforme foi acentuado, como ainda para se alcançarem outros poderes dominantes do espírito, que manifestam a sua virtude no desenrolar de atividades socorristas, no mundo das relações humanas e no plano dos ideais espiritualistas.

Fora do campo da espiritualidade também se encontra afinidade entre pessoas que alimentam os mesmos vícios, erros e inclinações: “diz me com quem andas, e te direi quem és" eis uma afirmativa popular criada para denunciar os prevaricadores de todas as espécies, quando querem passar por aquilo que não são. Este gênero de afinidade é um reflexo, no plano inferior, do que existe no superior.

A afinidade vai se apurando à medida que a evolução se processa até atingir o ponto que é comum a todas as criaturas. A verdade, o poder e o saber se unificam. Por isso a afinidade torna-se comum quando a alma alcança o estado de pureza e perfeição. E para lá que todos caminham.













Afinidades
Por Luiz de Souza

Fonte:
Livro Ao Encontro de Uma Nova Era

Biblioteca Digital do Racionalismo Cristão

sábado, 17 de outubro de 2015

O IMPORTANTE E O ESSENCIAL






Viver é importante.
Viver bem é essencial.
Ser honesto é importante.
Ser honesto consigo mesmo e com os outros é essencial.
Perceber é importante
Compreender a percepção é essencial.
Lutar é importante.
Lutar por uma causa justa é essencial.
Ser médium é importante.
Ser um bom médium é essencial.
Cada um sabe de si e tende a julgar os outros por critérios que favorecem a si mesmos.
Ser justo é importante.
Não julgar é essencial.
No caminho que vocês escolheram, já era sabido por todos, haverão espinhos, mas haverão flores também.
Se vocês permitirem que os espinhos sejam mais importantes do que as flores, certamente se cansarão do caminho.
Decidir é importante.
Perseverar é essencial.
A responsabilidade pesa maneiras diferentes para cada um, pois ela está de acordo com as aspirações de caridade de cada um.
Fazer caridade é importante.
Ser caridoso com o irmão é essencial.
Os trabalhos não estão aumentando, vocês é que estão se capacitando para trabalhar mais.
Ser médium é importante.
Estar disponível verdadeiramente é essencial.
É essencial ser bom médium, ser caridoso, ser perseverante, não ser juiz e ser honesto.
É essencial saber e ter a certeza de que esta é a Casa que irá atender os seus ideais.
Caso tenha dúvidas, medite sobre isso sinceramente, busque auxílio nas entidades que trabalham com você. Mas faça isso em silêncio! Ouça o seu coração! Se ele for verdadeiro lhe dará a resposta.
Importante é estar aqui.
Essencial é estar aqui e somente aqui.
Importante é que estar aqui seja importante para você.
Essencial é que estar aqui seja essencial para você.
Importante é ser da Casa.

Essencial é Ser A Casa.























quarta-feira, 14 de outubro de 2015

SOU MÉDIUM DE UMBANDA E ACREDITO





Algumas pessoas podem não concordar comigo ou mesmo não acreditar em minhas palavras, porém somos aquilo que acreditamos e assim decidimos o nosso caminho.

Eu acredito em Deus, eu acredito em Jesus Cristo, eu acredito nos Orixás da Umbanda, eu acredito no Mentor Espiritual que me guia e nos Guias Espirituais de Umbanda que utilizam minha mediunidade, eu acredito na Umbanda, por isto as decisões que tomo em minha vida são baseadas no meu entendimento que sem eles participando constantemente no meu caminhar e que sem um ajuste diário em minhas atitudes, pensamentos e sentimentos, conforme a mensagem de Jesus, além de estudar continuamente buscando a verdade que ele trouxe, esta minha vida seria como um navio perdido, sem bússola em um oceano desconhecido.

Eu acredito que minha mediunidade não é missão, mas sim parte da depuração de meu espírito que escolheu este caminho para que eu como encarnado, pudesse amenizar o meu carma e também através da caridade que recebo do Alto Astral, crescer moralmente e espiritualmente. Este foi o caminho que meu espírito escolheu para poder passar por esta encarnação apoiado pelos bondosos espíritos que tanto me amam e oram para que eu supere as tentações da carne e aprenda que tudo passa.

Pois realmente tudo passa, alegrias, tristezas, dificuldades, doenças, entre tantas outras experiências, pois a encarnação é muito pequena perto da vida eterna do espírito e a busca por viver eternamente em comunhão com o Amor do Pai, que é o que ele deseja para mim e para todos os seus filhos. Portanto só posso acreditar que a educação espiritual, a reforma moral constante, a vigília, oração e o Evangelho de Jesus são os únicos meios para que eu possa caminhar seguro nesta direção.

Muitos irão dizer que é uma vida de sacrifícios e renúncias, mas o que para uns é sacrifício para mim é aprendizado, o que para uns é renúncia para mim é conquista. Pois é no aprendizado que me faz crescer e na conquista de minha paz interior que posso dizer a mediunidade, para mim, não é um fardo, pois sei que sempre terei todos os Bons Espíritos e Jesus Cristo a me amparar e nisto acredito e tenho fé, sendo minha confiança total que, assim, posso ser uma pessoa melhor, me amar e poder amar aos meus irmãos encarnados ou desencarnados, amando acima de tudo o Pai que me criou e que também me ama.

Acredito que se estar encarnado é estar na escola do espírito, então terei que passar por provas que mostrem que meu aprendizado permite que eu passe para novos estágios evolutivos, por isto acredito que a Umbanda com Jesus Cristo, a Umbanda que o Caboclo das 7 Encruzilhadas nos trouxe,  é a escola que me permitirá ter bons professores e conhecimento para alcançar a evolução moral e cristã que meu espírito se propôs, ao vir para esta encarnação.

Por isto acredito que ser médium na Umbanda é libertar o espírito das amarras do desconhecimento, das crendices e superstições que paralisam a evolução e que a caridade efetuada pelos Bons Espíritos através de minha mediunidade é luz para o meu caminho e o caminho de muitos que buscam também o Amor grandioso do Pai e somente com disciplina para buscar meu crescimento espiritual e moral, com estudo para buscar o conhecimento e a Verdade que liberta e muito trabalho que fortifica meu espírito, é que poderei ser um médium com Jesus e sempre ser feliz.

Sou médium de Umbanda e acredito.















Pai Reginaldo (Sacerdote Dirigente do T. E. Cruzeiro da Luz – Cabana do Caboclo Rompe Mato – SP)

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

SARAVÁ MAMÃE OXUM

  



Sincretizada a Nossa Senhora Aparecida (para uns e Nossa Senhora da Glória para outros). A pequena imagem da santa foi retirada do rio Paraíba por pescadores da região em 1717.  No início, a imagem de Nossa Senhora foi levada para casa de um dos pescadores conhecido por Filipe Cardoso. Em 1737 foi construída uma pequena capela nas margens do rio e cultuada por moradores da região. Em 1745 foi construída uma pequena igreja e em 1888, construíram uma nova igreja, que ficou conhecida como basílica velha e em 1980, foi inaugurada a atual basílica.

 N. S. Aparecida Oxum é Orixá que domina as mulheres de modo geral. É conhecida como Orixá da fertilidade, do amor e também a protetora das gestantes como Iemanjá.

Oxum domina as cachoeiras e chefia uma das falanges da linha de Iemanjá, conhecida como a falange das sereias. Oxum consolida nos filhos da Umbanda a força da mediunidade, fortificando-a nos banhos de cachoeira.

Oxum representa a beleza e a pureza. Ela é evocada nos templos de Umbanda para limpeza fluídica das pessoas e do ambiente dos nossos templos. Por representar a moral e o modelo de mãe, ela é respeitadíssima nos templos de Umbanda.

Oxum representa a fertilidade, é a ela quem recorrem as mulheres que desejam engravidar, sendo também como Iemanjá responsável pela gestação e pelos recém nascidos. 

A atuação de Oxum nos trabalhos de Umbanda indica alguém extremamente caridoso, capaz de sacrifícios no lugar do próximo. Nos processos de descarga das pessoas que procuram nossos templos em busca de ajuda, é Oxum quem normalmente é evocada para efetuar inicialmente a limpeza fluídica. Oxum ajudará qualquer pessoa, independente dos sentimentos que alimenta, ela descarregará as pessoas através das sereias, seres elementais das águas manipulados pelo plano espiritual enviadas ao nosso plano físico.

Oxum é o exemplo de mãe que nunca desampara seus filhos. Tenha fé em Oxum, aumente sua devoção por ela, faça como os caboclos, os pretos velhos, crianças e protetores da Umbanda: respeite-a sempre.

Devido a sua característica de aliviar o sofrimento das pessoas que comparecem aos terreiros, conquistou o respeito e a confiança de todos os seguidores da Umbanda, sendo conhecida como uma das rainhas da Umbanda Sagrada.

Oxum é respeitadíssima nos templos de Umbanda.




ORAÇÃO A OXUM


Dourada é a tua de luz Assim como o ouro que te pertence. Derrama a tua pureza cristalina, Orixá das águas doces. Não permitas que neblina alguma Obscureça o meu desejo mais profundo, Que é conseguir amor mais verdadeiro, Seguro, eterno e duradouro. Estás presente nas cachoeiras, Que são sagradas por si só. Portanto, faze com que se apague Todo sentimento se eu sofrer. Não verterei nenhuma lágrima por aqueles Que não me correspondem no amor. Não sofrerei por ninguém Que, com mentiras, me faltar com o respeito, Porque não permitirás que Frieza, inveja ou ciúmes me traiam. És doce, protetora, Suave e vaidosa, Feminina e sedutora. Ó mãe Oxum! Dá-me o teu axé, Dá-me a tua força, dá-me a alquimia Como o néctar mais sublime, Para eu saber como respeitar e venerar. No mel está o teu segredo, Que eu saberei utilizar.



FAFÁ DE BELÉM - NOSSA SENHORA








FILME APARECIDA O MILAGRE