sexta-feira, 2 de outubro de 2015

UMBANDA ! COMO A VEJO !





A Umbanda para mim, não é apenas uma religião, é muito mais, é uma filosofia de vida. Uma maneira de encarar todos os problemas e alegrias que a vida me proporciona. Isso não quer dizer que sou um fanático religioso que para tudo que acontece, encontra um motivo sobrenatural.

Tenho consciência das leis de efeito, de ação e reação, das possibilidades de influências negativas e positivas dos espíritos em nossa vida, mas não estou sempre acreditando que problemas naturais, que acontecem a todo instante, possam ser sempre causados por influências espirituais. Temos que aceitar que erramos e acertamos sozinhos também. A religião entra na vida de todos por razões muito particulares. Cada um tem seu motivo para aceitar esta ou aquela religião.

A Umbanda é uma religião que soma aspectos éticos, morais, filosóficos, espirituais e até plásticos que me arrebatam o sentimento. Além é claro da característica mais importante, que é a prática da caridade. Esta por si só já seria capaz de fazer-me apaixonar.

É extremamente gratificante saber-se participante, mesmo que por mero intermediário, do auxílio prestado, tanto aos irmãos encarnados como aos próprios desencarnados, os quais no momento em que se utilizam de nossa matéria, estão também elevando-se pela prática salutar do trabalho espiritual, em prol dos que necessitam de ajuda.

A Umbanda tem essa capacidade: Ao mesmo tempo em que permite que espíritos em evolução possam pelo trabalho prestado, crescerem espiritualmente, permite também que nós, meros intermediários, possamos participar ativamente desta caridade, colocando-nos dessa maneira num caminho de evolução e elevação espiritual da mesma forma. Entretanto é necessário que não deixemos subir os níveis da vaidade, achando que somos nós os responsáveis pelas curas ou soluções dadas aos problemas.

Somos importantes é claro, pois que para alcançar alguns de nossos irmãos em suas maiores necessidades, importante se faz essa união espírito-material, a qual faz com que o interessado possa ter a percepção da espiritualidade, ao seu nível de entendimento, e do trabalho necessário a ser feito.

A Umbanda indiscutivelmente é uma religião de caráter espírita, não sendo melhor nem pior que qualquer outra religião do mesmo caráter, ou mesmo de outras crenças. Ela é um caminho como tantos, mas um caminho florido, um caminho alegre, um caminho iluminado. Um caminho onde se pode, sempre que necessário, acompanhar um irmão que esteja solitário ou perdido.

Pelos caminhos da Umbanda, desfilam amizades, sorrisos e felicidades. É óbvio, que como em qualquer atividade humana, acontecem desencontros e maus momentos, mas nesses instantes é que ela mostra toda a sua força e beleza, pois sempre haverá um braço amigo a oferecer-se para ajudar.

Este braço poderá ser material, de um irmão ao seu lado, como espiritual, de um de seus protetores, ou ainda a conjugação desses.


Quando a matéria se despoja de suas vaidades e se oferece à espiritualidade para que dessa conjugação, a Entidade possa de maneira ativa praticar o seu trabalho, acontece a verdadeira UMBANDA.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário