quinta-feira, 10 de maio de 2012

O QUE É OBSESSÃO ?



 



A obsessão é uma espécie de enfermidade de ordem psíquica emocional, que consiste num constrangimento das atividades de um Espírito pela ação de outro.
A influência maléfica de um Espírito obsessor pode afetar a vida mental de uma pessoa, alterando suas emoções e raciocínio, chegando até mesmo a atingir seu corpo físico. A influência espiritual só é qualificada como obsessão quando se observa uma pertubação constante. Se a influência verificada é apenas esporádica, ela não se caracterizará como uma obsessão.
A obsessão só se instala na mente do paciente quando o obsessor encontra fraquezas que possam ser exploradas. São pontos fracos que, naturalmente todos nós temos, pela imperfeição que nos caracteriza. Deste modo, conclui-se que todos estamos sujeitos à obsessão.
As doenças do corpo carnal só se manifestam quando existem fragilidades estruturais ou carências no organismo físico. Na área psíquica acontece coisa semelhante. Os indivíduos enfraquecidos moralmente, com falhas de caráter, vícios, estarão sujeitos à obsessão .
As obsessões no período da infância são raras. Geralmente, as influências iniciam-se entre sete e dez anos de idade, quando a personalidade criança começa a desabrochar.
CAUSAS DA OBSESSÃO      

Causas Morais  -  são aquelas provocadas por má conduta do indivíduo na vida cotidiana. Vícios mundanos, o cultivo do orgulho, do egoísmo, luxúria, violência, poderão ligar-nos a espíritos infelizes que, mesmo desencarnados, não se desapegam dos prazeres materiais.
Causas relativas ao passado   -  são aquelas provenientes ao processo de evolução  a que todos os Espíritos estão sujeitos. Nas suas experiências reencarnatórias, por ignorância ou livre arbítrio, uma entidade pode cometer faltas graves em prejuízo do próximo. Se a desavença entre eles gerar ódio, o desentendimento poderá perdurar por encarnações a fio, despontando nos desafetos, brigas, desejos de vingança e perseguição. Se um encarna outro pode persegui-lo, atormentando-o e vice e versa.
Causa Anímica ou auto-obsessão  -  são causados por influência mórbida residente na mente do próprio paciente. Por causa de vícios de comportamento, ele cultiva uma forma doentia de pensamentos que causam desequilíbrio em sua em sua área emocional. Angústia, depressão, mania de perseguição ou carência inexplicadas podem fazer parte de processos auto obsessivos.
Contaminações  -   geralmente acontecem quando uma pessoa freqüenta ou simplesmente passa por ambientes onde predomina a influência de Espíritos inferiores. Seitas estranhas, onde o ritualismo e o misticismo se fazem presentes, terreiros primitivos onde se pratica a baixa magia, benzedeiras e mesmo centro espíritas mal orientados, são focos onde podem aparecer contaminações obsessivas. Espíritos atrasados, ligados ao lugar onde a pessoa freqüentou ou visitou, envolvem-se em sua vida mental, prejudicando-a.

Apostila AELA
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário