segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

NATAL - REFLEXÃO







O Natal deve servir também para refletir sobre as nossas ações na construção de um mundo melhor, mais justo e mais igual.

O “espírito natalino” lembra as pessoas os sentimentos de fraternidade e solidariedade que no restante do ano ficam meio esquecidos.

Lembremos então do Cristo, que em sua passagem terrena nos ensinou: Ama o próximo, como a ti mesmo!

Que juntos possamos vivenciar, sinceramente, esse ensinamento em todos os dias, transformando e melhorando as nossas relações com a humanidade e com as demais criaturas do planeta, estabelecendo um ambiente de paz, amor e harmonia.

Um ano novo já desponta no horizonte, abrindo outra etapa em nossa existência. Feliz daqueles que tiveram a ideia de fatiar o tempo, as esperanças renovam-se.

Assim, desde o seu primeiro dia nos é dada a oportunidade de reviver experiências, mas, também, e principalmente, apostar num futuro melhor e na perspectiva das novidades que se apresentarem.

A nossa vida é um movimento auto criador no qual temos a obrigação de ser os protagonistas, os atores principais, mas também o roteirista, pois somente com as escolhas do dia a dia, exercitando o livre arbítrio, estabelecemos o roteiro que queremos seguir. E não tem como parar, um roteiro escrito durante o desenrolar do espetáculo.

Nele, nos desnudamos e revelamos a nós mesmos e ao mundo as potencialidades do nosso ser e tudo o que se passa em nossos corações e mentes. Ao assumir o protagonismo dessa nossa existência, movida pela busca constante da felicidade e da realização plena, em todas as dimensões, a cada novo ano nos é dada uma oportunidade concreta e visível de recomeço, de correção de rumos ou ajuste dos ideais que escolhemos.

Da mesma forma, a cada nova etapa somos convocados a reforçar, o sentido que damos a da nossa existência, bem como o esforço exigido pelo trabalho de planejar as ações seguintes, visualizando um novo amanhã. Daí, direcionamos os nossos passos com “coragem” para seguir em frente, “sabedoria” para escolher, “satisfação” avaliando o caminho trilhado, e a “certeza” de um futuro melhor e mais promissor, consubstanciado na oportunidade de participar ativamente da construção de um mundo mais justo, mais fraterno e mais igualitário.

Dentre as diversas dimensões que compõe a “criatura humana”, a espiritualidade representa essa oportunidade, para as trocas que instrumentalizam a nossa jornada e contribuem para que nos reconheçamos uma pequena parte de um todo muito maior que a mera soma das individualidades.

Entendemos que somos ao mesmo tempo criadores e criaturas, e das mais diferentes formas, descobrimos o conhecimento, a sabedoria e o legado daqueles que nos precederam. A partir disso, buscamos o compartilhamento com aqueles que convivem conosco, a busca pela evolução, missão primeira do ser ora encarnado enriquecendo a nossa história, agora compartilhada com os outros. E assim, nessa união obtendo pequenas ou grandes vitória, vamos imprimindo a marca nessa passagem pelo planeta, tornando-nos então, referências para os que vierem depois de nós.

Descobrimos que a realidade é diferente da impressão que temos da vida, que não pode ser limitada somente aquilo que está no nosso campo visual, mas sim numa plêiade de dimensões, desejos e sonhos, que ao fim e ao cabo nos fazem melhor compreendê-la, e, a importância dos seus desafios e das suas recompensas, e assim nos capacitamos a contemplar o mundo, a refletir sobre a nossa vida e encontrar o significado dessa encarnação terrena.




A AELA DESEJA UM FELIZ NATAL A TODOS IRMÃOS 

UMBANDISTAS










terça-feira, 18 de dezembro de 2018

O BEM É A META









Surge a Era Nova.

O sol da esperança desbasta as trevas da ignorância.

Pequenos grupos de servidores verdadeiros do Evangelho, no silêncio da renúncia, estão levantando os pilotis sobre os quais será erguida a Era Nova.

Sem alarde, em luta ingente, esses corações convidados constituem segurança para o mundo melhor de amanhã.

Não obstante o vendaval, as ameaças do desequilíbrio e o predomínio aparente das forças da violência, o bem, como fluído de libertação, penetra todo o organismo terrestre preparando o mundo novo.

Não engrossam as fileiras dos desanimados, nem aplaudem a insensatez dos perversos ou apoiam a estultícia dos vitoriosos da ilusão.

Quem aprendeu a confiar em Jesus põe as suas raízes na verdade. São minoria, não, porém, grupo ao abandono.

Todos os grandes ideais da humanidade surgem em pequenos núcleos, que se alargam em gerações após gerações.

O Cristianismo restaurado, por sua vez, é a doutrina do amanhã, no enfoque espírita, porque, enquanto a mensagem de Jesus teve de destruir as bases do paganismo para erguer o santuário do amor, o Espiritismo deve apenas erigir, sobre o Cristianismo, o templo luminoso da caridade.

Chamados para este ministério, não duvidam, alegrando-se por ter seus nomes inscritos, como diz o Evangelho, no livro do reino dos céus e serem conhecidos do Senhor.

Nossa Casa tem ação. É hoje reduto festivo, santuário que alberga Espíritos mensageiros da luz, oficina onde se trabalha, escola de educação e hospital de recuperação de vidas.

Com outros Obreiros aqui temos estado, mantendo a chama da verdade acesa - como ocorria com os antigos faróis com a flama ardente, apontando a entrada dos portos e mais tarde dando notícias dos recifes e perigos do mar.

Filhos da alma, nunca desistam de fazer o bem, face ao aparente triunfo do mal em desgoverno, em torno de suas vidas.

Passada a tempestade, a luz volta a fulgir.

A sombra é somente ausência da claridade. Não é real.

Só Deus é Vida; somente o Bem é meta.









Texto psicografado pelo médium Divaldo Franco, inspirado pelo espírito Joanna de Ângelis

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

TRABALHO DE PRAIA - DICAS PARA NÃO POLUIR A NATUREZA







Especialmente no final do ano, vemos praias, lagoas e rios entupidos de barquinhos de isopor, garrafas às margens das águas devido as oferendas entregues as entidades e orixás de Umbanda por aqueles que desconhecem nossa religião.

Devemos ter consciência que orixá é a própria manifestação da natureza e certamente não aprova a poluição de seus espaços sagrados, sendo que esse é um dos grandes fundamentos da Umbanda – a preservação do meio ambiente como um todo, assim como a flora e a fauna, pois Umbandistas também não sacrificam animais.

Portanto, levar para matas garrafas, pratos  e outros objetos que não são perecíveis, assim como acender velas e deixar queimando sem a sua supervisão; certamente não são práticas aprovadas pelos Umbandistas verdadeiros.

O uso de certos materiais das oferendas na Umbanda pode até ficar vistoso, muito bonito mesmo e ser dado de coração por um fiel, mas devemos ser conscientes e preservar o meio ambiente em que acreditamos ser a morada de nossos ancestrais e orixás.

Dicas para oferendas na Umbanda sem poluir

Não leve pratos, copos, garrafas, quartinhas, alguidares, etc ou materiais que demoram a degradar para fazer oferendas na natureza. Utilize folhas de couve, mamona ou bananeira como pratos e aparadores de comidas e os líquidos das oferendas devem ser despejados no chão ao redor da oferenda.

Se na oferenda não puder despejar os líquidos a sua volta, utilize cabaças (coité) ou coco para acomodar os líquidos.

Ao queimar cigarros, charutos e velas em uma oferenda na Umbanda num local que possa causar um incêndio, como matas e jardins públicos, por exemplo; devem ser utilizadas de preferencia, velas menores que queimam mais rapidamente e, no caso de não poder utilizar esse recurso, deverá permanecer ao lado da vela por algum tempo e apaga-la quando for sair de perto pois a energia já terá sido ativada com sua presença, podendo deixar apenas a vela como presente, assim como os cigarros e charutos.

Flores, frutas são muito bem-vindos! Use e abuse desses elementos tão importantes nas oferendas, eles não poluem o ambiente e enfeitam sua oferenda na Umbanda.

Substitua materiais sintéticos por orgânicos, que a natureza poderá consumir.

Não se esqueça de levar uma sacola para recolher de volta aquilo que não pode ser deixado na natureza.

Faça suas oferendas na Umbanda com fé e respeito a natureza, pois ela é nossa mãe eterna!












domingo, 9 de dezembro de 2018

UMBANDISTA EM EXTINÇÃO





"Se você, ao entrar em um terreiro, pede licença e saúda os assentamentos e firmezas da casa;

*Se você, ao ficar diante de um Preto Velho se ajoelha e pede sua benção;

*Se Você, ao conversar com uma entidade, se curva e abaixa o olhar em sinal de respeito;

*Se você, ao tomar um passe, agradece de coração a entidade que o atendeu;

*Se você, ao ganhar de um guia um gole de sua bebida, pega sempre o copo com as duas mãos;

*Se você, ao ser convocado para um trabalho difícil, não se envaidece e se prepara com amor;

*Se você, ao ser corrigido por seu Dirigente não se enfurece, mas entende que é para sua evolução;

*Se você, ao cantar determinados pontos de umbanda ainda se emociona como no início;

*Se você, ao perceber um erro de alguém, não critica, mas procura orientar da forma adequada;

*Se você, ao não entender um ensinamento ou doutrina, questiona,pergunta,ao invés de fingir que entendeu;

*Se você, ao ouvir comentários desnecessários dentro do terreiro os ignora e não se envolve;

*Se você, ao faltar ao gira ou em algum trabalho, pede desculpas aos seus guias por sua falta;

*Se você, ao fim de um culto ou trabalho fica feliz e ansioso pelos próximos compromissos;

*Se você, ao invés de priorizar as amizades com irmãos de santo, prioriza a casa que o desenvolve;

*Se você, ao se sentir fraco, busca a ajuda de sua casa ao invés de se afastar dela;

*Se você, ao presenciar algum problema em sua casa, não se omite e toma as devidas providências,mostrando-se atuante;

*Se você, preocupa-se tanto com o seu próprio desenvolvimento quanto com o dos outros;

*Se você, tem respeito e amor verdadeiro por sua casa e entende o quão é difícil em vários momentos mantê-la...






PARABÉNS POR SUA POSTURA, MAS CUIDADO, VOCÊ É UM UMBANDISTA EM EXTINÇÃO..."








Por Robson Andreani

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

AÇÃO DE GRAÇAS







Algumas datas existem para lembrarmos do que devemos fazer, pois, sem elas, alguns acontecimentos e princípios passariam desapercebido. Muitas pessoas não lembram e nem agradecem a Deus sempre. Por isso, existe um dia especial para se lembrar disso.

Dessa maneira, entendemos que os seres humanos precisam aprender a agradecer a Deus, assim como aprendem outras coisas, pois diferentemente dos animais que agem pelo instinto, os seres humanos fazem o que aprendem.

Precisamos a agradecer a Deus em todos os momentos, sabendo e reconhecendo as grandes coisas que ele tem feito em nossa vida. Podemos e devemos aprender isso.

É importante darmos graças, pois isso nos mostra que estamos crescendo espiritualmente. As pessoas tendem a reconhecer suas conquistas, mas se esquecem que Deus é quem lhes proporciona todas as coisas, desde as suas capacidades até as grandes proezas.

A gratidão é o sentimento que desencadeia o reconhecimento da necessidade da reforma íntima. Porque a gratidão dá, a quem a sente, amostras grátis de felicidade. Quando você sente gratidão você está concentrando sua atenção em Deus e nas bênçãos que Ele lhe presenteia todos os dias da sua vida, como um pai generoso e bom.

É o sentimento de gratidão que lhe conecta com o poder de Deus. O poder infinito que emana de Deus é aproveitado por você se você estiver receptivo. E essa receptividade acontece com a gratidão. Somos feitos à imagem e semelhança de Deus, portanto, somos perfectíveis. E ao longo do nosso processo evolutivo, reencarnação após reencarnação, vamos formando as nossas vidas e as vidas ao nosso redor de acordo com os nossos pensamentos.

É tempo de agradecer meu irmão. Por isso, faça uma oração. Não peça nada. Acredite. Tenha fé. E apenas agradeça. Permita que Oxalá faça a justiça. Perceba que evoluir é entender muito mais o real sentido da palavra espiritualidade.

Vamos agradecer as falanges dos Caboclos, Pretos-Velhos, Crianças, Povo do Oriente, aos Companheiros e a todo Povo de Aruanda... A todos os guias e protetores que com sua energia nos impulsionam para a realização de nossos sonhos e de nosso desenvolvimento e fortificação espiritual.

Vamos agradecer por esta Casa existir , e também por tudo que ela nos proporciona para nossa evolução espiritual.