domingo, 24 de outubro de 2021

MEU PRIMEIRO TRABALHO DA MATA

 



O trabalho foi agendado para a manhã de domingo. Na noite anterior, começou a chover. “E agora? Que pena, já pensou, termos que adiar? ” Pensei nos irmãos que cuidaram do preparo do lugar ainda na manhã de sábado, e em como todos deveriam estar se sentindo. Pensei, também, que talvez não fosse a primeira vez que nossa Casa tivesse que lidar com as contingências da mãe Natureza, e que aceitar suas manifestações também é sinal de respeito e fé.

 

O domingo amanheceu com o sol se infiltrando por entre as nuvens; cuidei da minha firmeza e fui, confiante, encontrar meus irmãos em nossa Casa; tínhamos que levar algumas coisas conosco, e dividimos em alguns colos, bagageiros e porta-malas.

 Disposta a “logística”, seguimos em grupos para uma propriedade particular, fora da área urbana, gentilmente cedida por amigos da Casa. Pudemos contar com suas presenças respeitosas e simpáticas, com privacidade e com segurança, em local onde poderíamos garantir o respeito à conservação da área.

Nossas Entidades cuidaram de nossa segurança física e espiritual, e demos início ao trabalho; contamos com um bom número de filhos da Casa, e a animação era geral (e se alguém estava com sono, disfarçou bem…).

 

O trabalho era destinado à promoção de equilíbrio mediúnico, e a energia de nossa egrégora era intensa e vibrante. De fato, um trabalho na mata - em contato com a terra, as árvores, um curso d’água – coloca em ação um padrão vibratório incomparável.

  

A chuva não voltou, e o sol me presenteou várias vezes, com a visão de seus raios por entre as árvores a resplandecer nas roupas brancas e nos sorrisos dos irmãos.

Sim, foi cansativo: foram horas em pé (eu sou meio urbanóide, é fogo ficar tanto tempo descalça no mato, rsrs), com a fome chegando, com o sol ficando mais corajoso, com a manifestação dos Guias (estou desavergonhadamente sedentária, preciso me cuidar com urgência)… mas voltei pra casa com muitos presentes (um bem-estar oceânico, uma paz profunda, uma leveza enorme) e ostentando orgulhosamente alguns “troféus de guerra”: um dedão esfolado, umas picadas de formiga, uma calça branca toda enfeitada com apliques de barro, uma dorzinha no corpo, típica de quem carregou um caminhão de mudança (o caminhão, não a mudança, kkk).

 

Tenho muito a agradecer aos nossos  Guias Espirituais, pela oportunidade concedida; é muito importante a sensação de pertencer ao grupo maravilhoso, é fraterno, é caridoso, é estimulante. No plano individual, devo confessar que a experiência foi enriquecedora demais.







quarta-feira, 13 de outubro de 2021

 


Assim como ao futuro acadêmico, ao engenheiro e ao médico, assim como em outras profissões, compete iniciar seus estudos quando criança pela cartilha primária, sendo alfabetizado, posteriormente aprendendo os conhecimentos básicos que o permitirá tentar no futuro os estudos mais complexos de uma determinada profissão, ao umbandista/médium, é necessário também começar o seu desenvolvimento religioso pelas lições básicas da Umbanda.

O homem pode formar-se médico, advogado, chegar a ser um doutor, mas ele sempre terá começado pela alfabetização, pelo básico, e mesmo as profissões mais singelas, hoje são dotadas de cursos profissionalizantes baseados em conhecimentos técnicos a fim de orientar as experimentações mais comuns.

Eliminamos as indecisões, os equívocos e os transtornos comuns das tentativas empíricas sem métodos quando preparados pelo estudo teórico e prático orientado por um profundo conhecedor do assunto, sensato e experimentado.

Na Umbanda, para sermos bons umbandistas/médiuns, o estudo teórico e prático orientado nos proporciona conhecer a história, os rituais, a disciplina, a hierarquia, as sensações e percepções envolvidas no dia a dia e no trabalho umbandista.

O estudo afasta o medo, a censura, o sarcasmo, o senso de ridículo, pois nos proporciona entender como tudo acontece, dentro e fora de um terreiro.

O estudo nos proporciona êxito em nossas atividades a favor do próximo e, principalmente, a favor de nós mesmos.

O êxito está proporcionalmente ligado ao equilíbrio moral e emocional, fruto da disciplina, do autoconhecimento, da fé e da entrega do umbandista.

Só chegamos ao preparo necessário aprendendo a amar nossa religião.

Para amá-la precisamos entendê-la.

Para entendê-la precisamos estudá-la.

Assim como não confiaríamos nossa saúde a alguém que não tenha estudado por longos anos e se formado médico, é claro que também não poderíamos confiar na capacidade, na segurança e no entendimento de qualquer umbandista/médium que ignore a necessidade primária de estudar e entender sua religião.

 

 

 

  

 

 

 

Cantinho São Francisco de Assis

sexta-feira, 1 de outubro de 2021

CARTA DE XANGÔ PARA SEU FILHO

"Filho, sei que não tem sido nada fácil esse fardo pesado que vens carregando, mas também sei que não me pede pra diminuí-lo e sim para lhe dar mais forças para conseguir carregar, tudo o que tem vivido, todas as decepções tem sido para que te acrescente algo, para que sirva de aprendizado, porque sei que você é ingênuo, as pessoas tentam te passar pra tras... Mas você é meu filho, guerreiro, sensitivo... E sente tudo o que há de ruim pairando no ar, não se preocupe se alguem conseguir te passar pra trás eu estarei te zelando , te guardando e isso só poderá acontecer para abrir os seus olhos, para te alertar! Filho, sei que as vezes você tem reclamado da vida, mas te peço que não faça isso, Olorum me deu a permissão para que trouxesse a Beleza, a Alegria e a Justiça para o mundo para que para que sua vida seja vivida intensamente . Você não sabe, mas a noite ao lado da sua cama estou eu.. Cantando pra você dormir, para que possa acordar bem, com pensamentos bons, com idéias brilhantes... Não se preocupe com esse seu senso de justiça... pois você é meu filho, isso é seu e ninguém vai conseguir mudar.. Assim como eu, você quer que a justiça seja sempre feita para todos os seus, só não deixe que isso te atrapalhe... Filho, vou me despedindo nesta carta, mas não em sua vida.. Meu Oxé sempre será a arma que cobre o seu corpo e alimenta o seu sangue, não deixarei o mal passar!!! Desejo-lhe filho, que haja muito HOJE para que possa ser esquecido as mágoas dos ONTENS. Minha força sempre estará com você. Filho, você é lindo, carinhoso e sei que adora ser mimado, ser paparicado... Forte, turrão, cabeça dura, ciumento e as vezes até possessivo, mas você é encantador e aonde chega é querido por todos. Comunicativo e inteligente és a mais bela flor do meu jardim. Sempre cheiroso e elegante onde passa chama atenção... Estou sempre com você onde estiver porque um Pai nunca abandona seu filho, seu choro é meu choro, seu riso é meu riso!!! Eu te amo filho!! De seu pai, XANGÔ!