terça-feira, 17 de dezembro de 2013

RESPONSABILIDADE



O que é ser responsável ?

Segundo o dicionário da língua portuguesa, esta palavra tem como significado: "situação de um agente consciente com relação aos atos que ele pratica voluntariamente."
Mas para nós o que significa responsabilidade? Podemos refletir juntos sobre esse termo utilizado freqüentemente dentro de nosso vocabulário, porém pouco compreendido e praticado.
Na infância aprendemos que as pessoas precisam ser responsáveis, mas será que internalizamos com adequação seu significado? Durante toda nossa vida cobramos responsabilidades de todos que nos cercam, mas será que somos responsáveis com eles também? Esses questionamentos são para refletirmos sobre nossa conduta e postura quanto ao nosso posicionamento no mundo e para sentirmos o que realmente buscamos com tantas cobranças e tão poucas respostas, atitudes e desprendimentos.
A responsabilidade deve estar vinculada com a valorização, pois quando valorizamos as nossas conquistas, nossos pertences, nossa vida, estamos neste momento sendo responsáveis.
Existe trabalho sem responsabilidade?
É evidente que não, mas para algumas pessoas trabalhar significa desprazer e desconforto e por isso cumprem suas atividades por obrigação e não com responsabilidade.
No livro Sinal Verde, Chico Xavier nos disse: " Quando o trabalhador converte em alegria, o trabalho se transforma em alegria do trabalhador."
Com isso podemos compreender que quanto mais responsabilidade temos no exercício de nossos compromissos, teremos maiores possibilidades de nos sentirmos úteis, desfrutando do prazer que é o de produzir.
No entanto, se muitas vezes não conseguimos ser responsáveis com nosso próprio trabalho, pois dele dependemos à nossa sobrevivência, será que somos responsáveis com nossos familiares e amigos?
E com a doutrina que seguimos, será que estamos sendo responsáveis com a casa, com os Mentores e com Deus?
Vejamos agora se estamos realmente valorizando nossas conquistas, que vieram trazidas de entidades distintas que estão cumprindo com suas funções de responsabilidade e de amor.
Muitos são aqueles que pedem, muitos são aqueles que conquistam seus objetivos, porém, poucos são aqueles que valorizam.
Devemos refletir sobre essa busca incansável à uma vida melhor, pois parte dela depende de nós. Nós somos responsáveis pela nossa vida, por isso não demos culpar a casa, os mentores e até mesmo a Deus por não conseguir alcançar os objetivos. Nada conquistaremos na vida se não estivermos sendo merecedores.
De agora em diante vamos lutar e batalhar pelos nossos espaços, pela nossa saúde, pela nossa família, pelo nosso trabalho e pela nossa casa que tanto nos dá sem pedir nada em troca.
A responsabilidade estará vinculada ao valor que possamos dar a tudo que nos cerca.

O amor ao próximo e as suas conquistas, o fará merecedor de novas conquistas.










 (Humberto de Campos - Chico Xavier)

Nenhum comentário:

Postar um comentário