sábado, 7 de dezembro de 2013

OS CORPOS DO ESPÍRITO



No decorrer de nossa vivência espiritualista temos observado uma grande confusão de conceitos sobre os temas espírito, corpo astral, aura, etc. Pretendemos de forma simples, esclarecer alguns aspectos relacionados com os mesmos.
Todos nós somos, em essência, espíritos, ou seja, individualidades caracterizadas por inteligência, percepção e vontade própria.
O espírito em si é IMATERIAL, ou seja, independente e livre de qualquer tipo de matéria ou energia, sendo seu habitat original o "nada existente", também denominado "cosmos espiritual". Nós espíritos temporariamente presos à condição tempo-espaço do mundo concreto, ou seja, do Universo Material, necessitamos de veículos, para que possamos nos manifestar nesse Universo.
Esses veículos são os "corpos" do espírito, sendo o mais sutil deles o corpo mental, que é constituído por "matéria mental", uma qualidade/dimensão da matéria/energia ainda desconhecidos pela Ciência.
O corpo mental é um catalisador da inteligência, percepção e vontade do espírito, sendo a sede das ideias e pensamentos do Ser.
Além dele, temos o corpo astral, que, de forma simples "é o corpo o qual vivemos após a morte física." Formado por "matéria astral", outra qualidade/dimensão desconhecidas, ele tem aproximadamente as mesmas formas do corpo físico, sendo dotado de órgãos astrais, como cérebro, coração, etc.  É nesse corpo que estão registradas as características adquiridas em encarnações passadas.
O corpo astral é controlado pelo corpo mental, catalisando os pensamentos neles gerados e articulando os desejos, ações e expressões do Ser. Encontra-se ligado ao corpo físico por correntes eletromagnéticas que atuam diretamente sobre o sistema nervoso e endócrino, principalmente através dos núcleos vibratórios (chakras).
O corpo físico, formado pela matéria densa (órgão, células, etc.) é a forma de expressão do Ser no mundo concreto. Seu funcionamento depende do corpo astral, sendo um reflexo dele.
Além desses veículos, temos o corpo etérico, uma espécie de "luva" que envolve o corpo físico, sendo um intermediário facilitador da interação entre o corpo astral e o corpo físico.  No processo da morte, esse corpo deteriora-se junto com o corpo físico. O aura, por sua vez, é uma emanação energética do Ser modulada por suas correntes cerebrais.
Devemos frisar, portanto, que o corpo mental, corpo astral, corpo físico, corpo etérico e aura são coisas diferentes, distintas, que, no entanto, interagem entre si.  Muitos distúrbios de caráter orgânico ou psíquico podem ter suas origens situadas além do corpo físico.





 (F.Rivas Neto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário