Dia 23 de Abril
comemoramos o dia de São Jorge, sincretizado com a figura de Ogum na Umbanda brasileira.
Ogum é o General de Aruanda e vencedor de demandas, através da popular figura
de São Jorge guerreiro, creio que ao lado de Iemanjá, é um dos Orixás mais
conhecidos e cultuados no Brasil.
A figura mitológica de São
Jorge é carregada de lendas, feitos e atos heroicos. Visto como aquele que
dominou o dragão, ou seja, tem o poder sobre os 4 elementos que o dragão
representa. Como diz o ponto:
“Em
seu cavalo branco, ele vem montado.
Viva
São Jorge Guerreiro.
Com
sua bandeira e sua espada,
Vem
abençoar os filhos do terreiro.”
Algumas vertentes
umbandistas creditam que a regência do ano de 2015 será feita por Ogum, então
espera-se um ano de muitas batalhas, mas também com muitas vitórias.
Seus domínios mais
conhecidos são: a Lei, a Ordem, a Metalurgia, o Ferro, a Tecnologia, os
Caminhos e também as Demandas. Atua tanto no elemento Ar quanto no elemento
Fogo, apesar da figura acima citada do dragão denotar que ele tem controle
sobre todos os quatro elementos.
É o regente não só das
leis mas como da Lei Maior, a Lei Divina. Então quando um ser está em
desequilíbrios, os falangeiros de Ogum são acionados para restabelecer a ordem
dos mesmos. Trabalhando conjuntamente com a Justiça Divina (Xangô) traz
harmonia e faz-se cumprir a lei do Karma.
Possui diversos encantados
– Orixás Intermediários – conhecidos pelas suas posturas retas, militares e por
não falar. São alguns: Ogum Beira-Mar, Ogum Sete-Ondas, Ogum Rompe-Mato, Ogum
Naruê, Ogum Malê, Ogum Megê, Ogum Iara e Ogum Delê.
São Jorge é uma figura
mítica, ou seja, não há comprovação de sua real existência. Crê-se que tenha
nascido na Capadócia (região da Anatólia, atual Turquia) e era um soldado
cristão do Império Romano, por volta do século IV. Quando o imperador
Diocleciano declarou perseguição aos cristãos, Jorge acabou se rebelando e foi
torturado por sua insubordinação. Foi decapitado em 23 de abril de 303. O Santo
é padroeiro de países como Inglaterra, Portugal, Geórgia, Catalunha, Lituânia,
Sérvia, Montenegro, Etiópia e das cidades de Londres, Barcelona, Gênova, Régio
da Calábria, Ferrara, Moscou e Beirute.
Como já vimos, Ogum domina
a primeira Linha de Umbanda, que controla todos os fatos de execução e cobrança
do carma de cada indivíduo ou grupo, daí serem soldados.
1. Falange de Ogum
Beira-Mar
Colaboradores de Iemanjá,
Ogum Beira-Mar trabalha sobre a areia molhada, enquanto Ogum Sete-Ondas
trabalha sobre as ondas.
2. Falange de Ogum
Rompe-Mato
Ogum Rompe-Mato trabalha
para Oxóssi (Ode) e Ossãe, nas matas.
Ogum das Pedreiras
trabalha para Xangô, nas pedreiras. Em ambos os casos, é a mesma falange que
trabalha para os dois Orixás, com nomes diferentes. Rompe-Mato aceita suas
oferendas na entrada da mata, nas cores verde, vermelha e branca, sendo a vela
vermelha.
3. Falange de Ogum Megê
Meji, do yorubá, duas
faces, é a falange de Ogum que atua nos campos da vibração da direita e da
vibração da esquerda, é um Ogum relativamente raro nos dias de hoje, sua
falange se apresentam muito poucos, como Ogum Sete Catacumbas e Ogum Sete
Estradas. outro muito conhecido que pode vir sob os auspícios dessa vibração,
seria Ogum Xoroque. É uma vibração de Ogum que atua nos cemitérios ou
encruzilhadas, por trabalhar diretamente com Exú, tem uma vasta falange de exus
sob seus domínios, é um Ogum extremamente eficiente para desmanche de trabalhos
e atuação para quebrar demandas. Atua também no cemitério juntamente com
Obaluaie.
É colaborador de Iansã;
seu nome significa “Sete”. É o guardião dos cemitérios, rondando suas calçadas,
lidando diretamente com a Linha das Almas. Toda sua oferenda será em vermelho e
branco,as vezes preto próxima ao
cruzeiro do cemitério (calunga pequena).
4. Falange de Ogum Naruê
Seu nome significa “Aquele
que é o primeiro a gerar valor”.
Trabalhando diretamente na
Linha das Almas, desmanchando a magia negra, controla as almas quibandeiras.
5. Falange de Ogum
Matinata
Com poucos médiuns que o
incorporam, sua falange protege os campos de Oxalá, os locais abertos, floridos
e iluminados. Mas não trabalha diretamente para esse Orixá.
6. Falange de Ogum Iara
É a falange de Ogum que
atua nos rios, sob os auspícios de Oxum, é o Ogum das águas doces, dos
pântanos, geralmente vêem com as mãos espalmadas simbolizando conchas, mas também
já vi manifestações com as mãos fechadas ou apenas os indicadores espalmados.
Ele ronda os rios e alguns as cachoeiras, juntamente com Ogum Rompe-Mato, suas
cores são o vermelho e o branco, alguns o vermelho e amarelo.
7. Falange de Ogum Delê
(ou de Lei)
“Aquele que Toca o Solo”;
como seu nome significa, é uma falange que vibra na linha pura de Ogum. São
eles que trabalham diretamente no carma e sua cobrança, rondando o mundo. Suas
cores são vermelha e branca e suas oferendas podem ser em qualquer lugar, ao ar
livre.
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