quinta-feira, 19 de setembro de 2013

ESPIRITUALIDADE E AMOR




Espiritualidade é o caminho que orienta e ensina a buscar o entendimento entre os homens através do amor, da compreensão e da justiça.
Para muitos a descoberta deste caminho acontece de forma natural. Para outros ela vem com o sofrimento.
Muitas e muitas vezes os infortúnios, as doenças, as desgraças são alertas que recebemos para corrigir o rumo de nossas vidas. Infelizmente quando estamos bem, sem problemas, em vez de darmos amor e compreensão, damos orgulho, arrogância e preconceito.
Atingimos o outro e achamos que ele merece. Esquecemos que também teremos nossos momentos difíceis, pois isso acontece com todos.
É difícil, mas precisamos aprender o caminho da humildade, uma das mais belas virtudes que existe. Ela nos leva a outras tantas, todas em direção ao amor que é o sentimento maior que enobrece o ser humano.
Se temos amor no coração teremos bons amigos e deles ganharemos companheirismo, atenção, lealdade e nunca nos sentiremos sozinhos. O amor nos faz valorizar coisas que normalmente não vemos. Ele aproxima os seres humanos de Deus.
O oposto disso é o egoísmo. Este destrói e corrompe, nos deixa cegos para os problemas com nossos semelhantes, nos faz julgar o próximo como se fossemos perfeitos, nos faz ser preconceituosos porque entendemos que todos precisam ser iguais a nós.
Aqueles que descobriram o caminho da espiritualidade sabem que cada indivíduo é diferente do outro, porque o espírito que habita em cada um de nós tem a sua unicidade. Ele ocupa o nosso corpo para continuar o caminho de seu desenvolvimento.
É preciso entender que os bons sentimentos nos levam a reconhecer em nosso semelhante as suas virtudes e não a ver somente os defeitos.
A espiritualidade nos conduz a Deus. Ela nos mostra a simplicidade e a grandeza que há nas palavras de Cristo, que clama o amor como o único caminho que pode nos salvar.
Experimente olhar para seu semelhante e ressaltar o que você vê de bom nele. Verás o retorno que receberás. Todos gostam e precisam de atenção, de carinho de compreensão. Depois que descobrir este caminho dificilmente voltará a trilhar os demais.
Viva decentemente, amando o próximo e fazendo o bem e sentirás a alegria de viver sem problemas e com alegria de viver.













Por Adelino Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário