sexta-feira, 27 de setembro de 2013

SALVE COSME, DAMIÃO E DOUM


Essa Linha, conhecida também como "Ibejada" ou "Yori", é integrada por espíritos que se apresentam como crianças. Geralmente, manifestam-se espíritos que quando encarnados, morreram crianças ou que, após o desencarne, optaram por trabalhar na Umbanda desse modo. Comumente, manifestam-se espíritos que foram filhos de escravos, curumins, entre outros.
É uma Linha de muita luz. O fato de estar manifestado no médium uma criança, não significa que se trate de uma entidade com menos força ou conhecimento que as demais. Pelo contrário, a Linha das crianças é uma linha de grande força e poder! Realizam trabalhos de cura, dão conselhos, afastam a demanda, etc.
Ao contrário de que muitos irmãos Kardecistas falam, esses espíritos não estão "presos" na condição de crianças.  Ao revés, como visto alhures, optaram a adentrar nesta Linha, para servir a Umbanda e trazer aos filhos de fé a alegria, a doçura e pureza. Como diz o ditado, “se todos tivessem olhos de Crianças, o mundo seria mais alegre e não haveriam mais guerras”.
E é com essa alegria, com essa pureza que muitas vezes eles tocam nas feridas morais do médium, mostrando seus defeitos, sua falhas e o  ensinam , com conselhos simples e diretos, a melhorar. 
Esses espíritos também habitam na natureza. Nas praias, nos rios, na cachoeira, nos campos e principalmente nos jardins.
Essa Linha é regida por São Cosme e Damião, dois médicos gêmeos que são tidos como protetores das crianças. Uma curiosidade, é que a imagem de São Cosme e Damião no catolicismo é formada apenas pelos gêmeos médicos. Na Umbanda, foi inserida uma criança no meio deles, a qual é chamada de Doum. Conta a lenda, que Doum era o irmão mais novo dos gêmeos e que acabou falecendo ainda criança. Esse foi o motivo principal para os gêmeos estudarem medicina e prestarem seus serviços gratuitamente em nome da caridade. Por essa razão, muitos pontos de Umbanda falam em "Cosme, Damião e Doum!"
Alguns também atribuem a regência dessa Linha a São Crispim e Crespiniano.





OS DOCES DE COSME E DAMIÃO

Reconhecidos por seus devotos como os santos meninos, os gêmeos Cosme e Damião, na verdade, chamavam-se Acta e Passio e eram médicos árabes. Eles viveram em plena época do Império Romano e realizavam verdadeiros milagres, não cobrando pelas suas consultas. Toda essa fama dos irmãos incomodou o imperador Deocleciano, que mandou prender os dois que, depois de mortos, passaram a ser os padroeiros das crianças.

Numa antiga lenda africana, dois príncipes gêmeos traziam sorte para o reino, resolvendo todo tipo de problema, pedindo em troca apenas doces, balas e brinquedos. Bastante bagunceiros, um deles se acidentou ao brincar numa cachoeira. O irmão que sobrou ficou tão triste que pediu para se encontrar com o outro no céu. Assim, Orunmilá atendeu o desejo do pequeno príncipe, deixando na terra duas imagens feita de barro, representando os meninos.

Seu dia é comemorado em 27 de setembro, quando tradicionalmente é feita uma farta distribuição de doces para crianças.







FALANGE DO ERÊ
ARLINDO CRUZ






Só quem acredita vê
Que essa vida é um doce
Mesmo se não fosse
Eu seria assim
Sou menino brincalhão
Encontrei a chance
Bem ao meu alcance
E a agarrei pra mim

(Eu dou)

Viva Cosme e Damião, doum (doum)
Viva Cosme e Damião
Viva Cosme e Damião

O que importa é que a gente miúda
Me trouxe ajuda, quando eu precisei
E o que prego nas minhas andanças
Que só as crianças me ditam a lei

E assim me sinto protegido
Ungido com a viscosidade da fé
Sua benção é presença imensa
Que vença com a crença que tem seu axé

(Eu dou)

Viva Cosme e Damião, doum (doum)...

Da vida tão amargurada
Essa gurizada me fez renascer
Hoje sou cobra criada
Salve a ibejada falange do erê

Vinte e sete de setembro
Eu sempre me lembro, não esqueço de dar
Cocada, pacóca, suspiro, pipoca
Bola, bala, bola, cuscuz e manjar

(Eu dou)

Viva Cosme e Damião, doum (doum)...





Mariene de Castro - Cantigas de Cosme e Damião












Nenhum comentário:

Postar um comentário