domingo, 20 de outubro de 2013

ACONSELHANDO O MÉDIUM



A reunião mediúnica estava prestes a começar. Os medianeiros mantinham-se respeitosos; espíritos amigos organizavam os necessitados programados para o intercâmbio.
Tudo corria com a costumeira tranquilidade.
Porém, aquela noite era de especial importância para cinco entidades da categoria dos bons espíritos.
Com o início das tarefas e a permissão do mentor do agrupamento, o quinteto espiritual aproximou-se de Constantino, um dos médiuns dedicados, promovendo o desdobramento para conversa e trabalhos edificantes.
Recepcionado, no plano espiritual, pelas entidades luminosas, o medianeiro teve desejo de abraçá-las, fazer perguntas, mas foi interrompido por um dos instrutores, que lhe dirigiu as seguintes palavras:
— Sabemos do teu coração e da gratidão com que nos envolves, reportemos tudo isso ao Senhor e aproveitemos os minutos.
A instituição espírita, à qual prestas serviços mediúnicos, tem colecionado as páginas produzidas por nós através da tua faculdade de psicografia. São
mensagens singelas, mas que trazem respeitáveis instruções espirituais, calcadas em Jesus e Kardec.
Feita rigorosa análise doutrinária de nossa produção, os companheiros encarnados julgam que podem ser aproveitadas para a edificação geral; isso atende à nossa programação.
Por isso queremos prevenir-te:
Não penses ser um privilégio ter algumas páginas publicadas; principalmente por que as ideias não são tuas; partem do mais alto.
Os adversários do bem certamente te procurarão, desejando aniquilar a luz que ilumina consciências. Será preciso firmeza na vigilância e na oração!
Muitas pessoas trarão os elogios, constituindo um dos mais graves obstáculos na mediunidade. Evita-os sempre e, se não puderes, reporta os méritos ao Criador contentando-te, somente, com o estímulo à continuidade da tarefa.
Outros te solicitarão provas sobre a imortalidade da alma, exigindo mensagens de amigos e parentes desencarnados. Nossa proposta é com a simplicidade e, pelo menos por ora, em linhas gerais, o Senhor não nos autorizou este correio.
Diante disto, age sempre com honestidade, dizendo que estas questões estão nas mãos dos amigos espirituais.
Não te faltarão os acusadores, bem como os que desacreditarão das tuas faculdades. Não te preocupes, o Cristo também passou por isso e tu sabes a distância que nos separa do Mestre.
Nossas páginas se revestem de singeleza e amor. Não esperes nada além disto.
Ainda estamos aguardando que testemunhes muitos dos ensinos que intermedeias!
Lembra-te de que, para venceres na mediunidade, é essencial que te sintas como pequenino servidor. Guarda-te da empolgação orgulhosa, livra-te da vaidade e mantém-te em disciplinado estudo do Espiritismo.
Este, continuou o mentor, é um dos nossos primeiros trabalhos.
Os anos nos proporcionarão valorosos e Longos exercícios, até que estejas intermediando nossas ideias de forma satisfatória.
Não imagines ser portador de grandiosa faculdade. Em vista dos teus débitos, que são grandes junto às leis Divinas, precisarás trabalhar muito para agradecer ao Criador a mediunidade como condutora do teu próprio progresso.
Os médiuns que têm a produção mediúnica divulgada, assumem um compromisso moral junto às leis Universais, e a falta da vivência dos ensinos superiores acarreta consequências dolorosas para o medianeiro.
Entretanto, não esperes ter como orientadores grandes nomes, vultos no campo da cultura e da religião. Ainda não tens méritos para compartilhar da presença destes; será preciso fazer por merecer.
Haveremos ainda, por longo tempo, de permanecermos no anonimato, experimentando-te, observando se consegues materializar, na Terra, o que propuseste na vida maior, sem que te desvies.
Serás tentado, nas tuas tendências e dificuldades mais íntimas, pelos adversários da causa cristã, inúmeras vezes; mas a providência divina te concedeu os livros da codificação para que suportes e venças.
É provável que, por vezes, te sintas sozinho no ideal que abraçaste. Todavia, não te detenhas em sentimentos de auto piedade, ergue a fronte e continua caminhando.
Enquanto trabalhares no Bem, estaremos te sustentando. Nossas almas se cruzaram na poeira dos primeiros séculos da era cristã e se ligaram na noite escura dos orgulhosos sacerdotes da igreja romana. Assim, ainda tens muito para recompor, reconduzindo ao Bem aqueles que a tua inteligência vaidosa desviou das verdades espirituais.
Para que tenhas êxito na tarefa de intercambiar os espíritos, é condição essencial que jamais te envolvas com o comércio das forças psíquicas, esforçando-te na reforma íntima.
Ocupa sempre tua mente com pensamentos produtivos, filia-te às obras assistenciais, consolidando na Terra, com o próprio exemplo, as mensagens dos “Céus” sobre a caridade.
Evita, no momento, falar de tuas experiências mediúnicas, revelando-as somente quando identificares a necessidade de esclarecer verdadeiramente aos companheiros de jornada. Mesmo assim, acima dos exemplos pessoais deve estar a Doutrina Espírita; ela é que deverá ser sempre exaltada. Sê discreto o quanto puderes, trabalha assiduamente louvando ao Senhor.
E se, porventura, a vida te lançar pedras, suporta pacientemente, lembrando que os primeiros mártires do Cristianismo, dos quais ainda estamos bem longe, não recusaram a oportunidade para testemunhar, enfrentando, pelo nome do Cristo,
humilhações e dores.
Se permaneceres com este ideal, caminhando com humildade, não te faltarão proteção e amparo.
A entidade amiga, banhada em luzes, abraçou Constantino, aconchegou-o junto ao peito e teceu as considerações finais.
— Não te preocupes tanto, filho meu, com as mensagens. Nosso maior compromisso é com os necessitados.
A psicografia, no teu caso, será sempre a valorização do tempo na reunião de intercâmbio espiritual. Por isso, concentra todas as tuas energias e o teu amor em benefício dos espíritos obsessores e desequilibrados.
Valoriza e prestigia, constantemente, o Centro Espírita que misericordiosamente te concede um trabalho sério e disciplinado.
Conduz, sempre, tuas produções medianímicas à análise doutrinária rigorosa dos companheiros respeitáveis, estudiosos e experientes do movimento Espírita, acatando pacientemente, humildemente, as orientações que objetivem a melhora do teu trabalho.
Para tua segurança, mantém-te sempre ligado à Instituição Espírita.
Conscientiza-te de que, se faltares com a seriedade, a verdade, o desejo do bem, o estudo assíduo da Doutrina, se buscares privilégios fazendo um escabelo da mediunidade, te abandonaremos no mesmo instante.
O momento estava sublime. Éramos seis entidades emocionadas, enlaçadas em energias superiores, traçando diretrizes para o futuro sob as bênçãos de Deus, da mediunidade e do progresso.
O mentor enxugou discretamente as lágrimas e, porque era preciso aproveitar o tempo, tomou o médium, em desdobramento, e nos dirigimos todos às zonas inferiores para o socorro aos necessitados, dando testemunho de que o amor a Deus e ao próximo se constituem no verdadeiro livro que precisamos escrever e editar no coração dos homens.














(Mensagem psicografada pelo médium Emanuel Cristiano em reunião de 10/1/1999 no Centro Espírita “Allan Kardec” de Campinas – São Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário