sexta-feira, 25 de outubro de 2013

COMENTANDO A DEVOÇÃO


É muito grande o número dos que, advindo de outros credos religiosos, procuram, na Umbanda, a solução para seus problemas. Batem às portas de centros, terreiros, tendas e templos, recheados de necessidades, seja de ordem material ou espiritual, seja pela saúde do corpo ou do espírito, seja pela miséria ou pelo crescimento financeiro, e os mais variados motivos.
Quando atenciosamente recebidos pelo dirigente da casa, e no desejo de ver suprido suas necessidades, expõe seus problemas, com simplicidade ou dramatizando os fatos para melhor ser entendido, ou para ter prioridade no atendimento, ou coisa assim.
E quando os resultados são positivos, nasce a DEVOÇÃO. Essa devoção é estimulada por um senso de insuficiência ou incapacidade de lidar ou resolver seus próprios problemas, se é que eles realmente existem!.
Existem aqueles que abordam o caminho espiritual por motivos positivos. Estas pessoas precisam de orientação, esclarecimento, acompanhamento, estudo e muita prática, de como lidar com a espiritualidade. Embora sua motivação inicial possa ter sido muito efusiva, elas ainda estão incertas a respeito de como relacionar-se com os ensinamento, sentem que são preciosos, muito ricos para que possam dirigi-los. Quanto mais incapacitadas se sentem, mais devotas se tornam. Essa forma de devoção, implica na super valorização do seu atendente. Quanto mais se diminui, mais o outro lhe parece grande, santo, perfeito, capaz de não se deter em nenhum obstáculo, e mais se inclina a dar alguma coisa a este poderoso, esquecendo-se que ele é um ser humano, e capaz de cometer erros.
Mas, o que se quer em troca? Eis o problema.
Continuar livre dos problemas, da dor, da miséria, da infelicidade?
Como existe uma máxima divina “FAÇA POR ONDE, QUE EU TE AJUDAREI”, é preciso, interiorizar os ensinamentos, e exteriorizar a prática dos princípios cristãos para com o próximo, caso contrário, pela convivência constante, começará a ver os defeitos daquele que até então, era santo e perfeito. E neste estágio, ocorrerá o afastamento, o abandono, a descrença na religião.
O caminho espiritual não é divertido e nem fácil, é melhor nem começá-lo.
Mas, se precisamos fazê-lo, então sigamos até o fim, porque, se desistirmos, o trabalho inacabado nos perseguirá o tempo todo.
A outras classe é daqueles que buscam este caminho, para satisfazer meros caprichos pessoais, ou ambiciosos projetos de crescimento, fazendo dos espíritos, seus empregados, capachos ou cupidos, não importa os meios, vale o resultado final. Mas, um dia, eles acordarão!..














Coletânea de texto AELA



Nenhum comentário:

Postar um comentário