segunda-feira, 20 de junho de 2016

PROCESSOS MEDIÚNICOS









Reflexo Condicionado

É tudo aquilo que induz o indivíduo a se predispor a determinados estados passivos ou receptivos, como também poderá induzi-lo a esta ou aquela ação.

Hipnose

Relaciona-se com o reflexo condicionado. Levam o indivíduo ao estado hipnótico, produzindo fenômenos, inclusive o da mediunização.

Auto Mediunismo

É a incorporação de valores anímicos do próprio indivíduo.

Ao contrário do que se pode pensar, há nesse aspecto anímico o lado positivo, terapêutico.

Etimologicamente, ANÍMICO refere-se a coisas da alma

Muitos filhos de fé, no início de seu mediunismo, incorporam com seus subconscientes profundos. Esses subconsciente refere-se ao arquivo vivo representado pelo vivencial e experiências do indivíduo em suas várias reencarnações.

Essa válvula psíquica é somente inerente aos médiuns.

Mecanismo do Auto Mediunismo:

-       Mecanismo interno do fenômeno: o ser espiritual encarnado assume uma personalidade, ou parte dela, vivida em outros tempos, em outra reencarnação passada.

-       Como se exterioriza:

-       influenciando o médium através de rituais, estabelecendo que o mesmo desse modo ficará pronto para receber seu mentor, dar passes, consultas e até abrir o seu próprio terreiro;

-       pode manifestar-se por incorporações desconexas, linguagem desconhecida, etc.;

-       em geral ficam parcialmente inconscientes ou totalmente conscientes. Há casos raríssimos de inconsciência. Nesse fenômeno de auto mediunismo, há um total desequilíbrio fisio-psíquico;

-      
       

-       o indivíduo assume outra personalidade, mas que é a sua mesma vivenciada em outros tempos;

-       é grave influenciar um indivíduo negativamente em sua mediunidade, ou mesmo tentar desenvolver algo que esse alguém não trouxe.


Animismo Natural

        Anímico:  Refere-se as coisas da Alma. É o fenômeno referente as manifestações do próprio indivíduo, dentro do mediunismo.

        No desenvolvimento da mediunidade pode haver uma fase que em geral, está presente, a qual denomina-se Animismo Natural.

        Ao contrário do Animismo Vicioso e da Fixação Anímica: fenômenos anormais; o natural é normal.

        O animismo Natural faz parte da mediunidade sadia.

        É necessário como amortecedor de certas frequências vibratórias do espírito comunicante em relação ao seu médium.

        Aqueles solavancos, tremores, gritos, são combinações fluídicas entre o médium e mentor, até ajustar-se bem o complexos mediúnico.

        É natural nesta fase o médium sentir tonturas, tremores, suores, ansiedade, e até uma certa euforia.

        Também é natural o grau de consciência nas manifestações. No início é como se estivesse testando um transmissor de válvulas. Estes quando as válvulas  esquentam iniciam a transmissão.

        É mais ou menos o que acontece com o médium quase consciente. Tem uma semi consciência de uns 10% que com o tempo sobe para 20%, 30%, até 90% (que é o máximo que ocorre no médium semi consciente).

        O animismo natural é normal e necessário ao bom desempenho da faculdade mediúnica. Com o passar do tempo se reduz, mas jamais se extingue totalmente. Os espíritos fazem uso do animismo natural e sua projeção vibracional em favor do próprio médium.



       
       
        Animismo Vicioso

        É muito prejudicial à saúde física e mental daquele que de todas as maneiras quer ser médium, mas que não trouxe a tarefa mediúnica dentro de seu Karma.

        Não existe Mentor. Além de se prejudicarem, prejudicam a muitos. A dita manifestação mediúnica do pretenso médium é a manifestação que ele deseja ser a de um mentor, a qual ele projetou através de sua mente excitada e de seus centros anímicos com sobrecargas várias.

        Podem manifestar-se pseudo entidades que só existem dentro de suas cabeças. Querem sempre demonstrar que são superiores e poderosos.


        Fixação Anímica

        Compreende a somatória do reflexo condicionado, hipnose, auto mediunismo e animismo vicioso, na prática da mediunidade.

        Filhos acometidos da fixação anímica são reconhecidos pela megalomania. Em seus terreiros há uma predominância de pessoas simples e fanáticas. Há uma corrente de entusiasmo.

        Muitos podem estar debaixo das garras de um espírito trapaceiro que fica obsediando o médium.














Resumo do Livro Umbanda – O Elo Perdido (F. Rivas Neto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário