terça-feira, 6 de novembro de 2018

PRÁTICA ESPIRITUAL NO COTIDIANO








Muitos irmãos procuram as religiões como forma de aconchego. Acreditam que templos, igrejas, centros, tendas e santuários, vão livrá-los de suas dores e sofrimentos. Ledo engano.  A religião, independente de qual seja, não resolverá seus conflitos internos como num passe de mágica.  Seu papel fundamental é conduzir o indivíduo na construção de seu conhecimento espiritual, oferecer suporte e mostrar o caminho do amor, do progresso, da luz e da caridade.

Sabe qual é o erro da maioria das pessoas? É acreditar que sua vida espiritual está separada de sua vida terrena. Sendo assim, possuem a falsa ideia de que para estabelecer a conexão divina com as consciências superiores é necessário estar fisicamente em um culto religioso e, quando lá estão, se esforçam para manter uma vibração elevada, pensamentos de progresso, postura adequada e olhares graciosos. A questão é: Quando você não está nos templos religiosos, você permanece em conexão com a divindade? Do portão pra fora, você continua em busca da prática do bem?

A todo o momento estamos em conexão com o universo. A todo o momento estamos sendo iluminados pela divindade. Que tal levar a prática espiritual para a sua vida cotidiana? As religiões te oferecem o caminho, mas para trilhá-lo você precisa fazer o exercício de empregá-lo no dia a dia. No trabalho, no seio familiar, na escola, no trânsito, no metrô. Precisamos de pessoas para colocar em prática nosso conhecimento humanitário e espiritual; para desenvolver nossas virtudes; para nos tirar de nossa zona de conforto.

Quer um exemplo? Como é que você vai desenvolver a virtude do perdão se não houver uma pessoa que te magoe? Como é que você vai desenvolver a virtude da paciência se não houver uma pessoa que te deixe irado? Como é que você vai desenvolver a virtude da serenidade se não houver alguém que lhe aborreça?

Procure refletir sobre seu dia e sobre a sua relação com a sociedade. Precisamos do outro para colocar em prática o que aprendemos com nossas religiões. Não viva numa ilha, acreditando que o seu estresse está sendo provocado pelo seu chefe, seu esposo, sua mulher, seu professor, seu namorado, o governo ou quem sabe o cachorro do vizinho que late muito alto. A paz é um bem estar interior que independe de coisas externas, é um estado de espírito pleno, sereno.

Se você começar a encarar as pessoas mais irritantes como uma oportunidade de aprimoramento de suas virtudes, passará a encarar a vida com mais leveza.

Agradeça quando alguém te incomodar, porque assim você estará tendo a oportunidade de retribuir o incômodo com indulgência.

Faça prece pelos seus inimigos e agradeça por estar tendo a oportunidade te oferecer amor como pagamento das ofensas sofridas. Deseje o bem a seu próximo, independente de quem seja. É muito fácil desejar o bem aos amigos, comece a desejar o bem a toda à humanidade.

Caso você tiver a oportunidade de fazer o bem a um irmão, faça! Não hesite! Quando você perceber a felicidade estampada na face de alguém por conta de algo que partiu de suas ações, você começará a se sentir livre de suas dores e sofrimentos. A lei universal é muito simples, toda ação gera uma reação. Então espalhe amor.











Um comentário:

  1. Muito bom mas é preciso fazer e esse e o maior obstáculo paz e bem a todos

    ResponderExcluir