quinta-feira, 25 de outubro de 2012

O PRECONCEITO É FILHO DA IGNORÂNCIA



O ser humano, ao longo de toda a sua história, manteve certo medo, ou até mesmo receio pelas coisas diferentes do seu cotidiano.
Sua análise quanto a estas coisas eram baseadas em seus conhecimentos não contestáveis, pois não haveriam sentido acreditar em outras verdades se sua vida se manteve adequada e em um caminho retilíneo até tal diferença surgir.
Mas o que se exige de um ser que possui o raciocínio, é que antes de ter um ato de discriminação, que ele analise tal diferença, para poder compreendê-la.
Para essas pessoas não haveria sentido em acreditar numa outra verdade se a sua está adequada, tal verdade o faz criar certos conceitos para tal diferença, que logicamente estão “corretos”, daí ele cria conceitos a isso precocemente, surgindo o preconceito.
Mas tal preconceito não possui a obrigatoriedade de ser maligno, este pode ser ingênuo, benéfico, inocente, etc.
O ato de ter algum preconceito não é tão condenável, afinal, ele surge de acordo com seu nível de compreensão a certa coisa, mas há uma diferença em ser ignorante e saber, mas não aceitar. O ignorante é aquele que se depara com uma diferença nova para seu mundo, então ele poderá desenvolver diversos preconceitos, até poder entender e aceitar tal diferença, porém quando este não a aceita ele provavelmente desenvolverá atos de discriminação, condenáveis de acordo com a moral, ética e leis vigentes no mundo.
São muitos os tipos de preconceito: Social, racial,sexual, religioso, cultural, político... Por tamanho,peso, beleza... E até níveis intelectuais, tipos de musica...
O que a maioria das pessoas não entendem, é que somos iguais... E que todas estas classes de preconceitos acima citados, são apenas rótulos... E é a partir destes rótulos que o preconceito surge.
Ninguém é mais do ninguém.
Nascemos,crescemos, reproduzimos,envelhecemos e morreremos.
A idéia suja e humilhante de rotular alguém, é nada mais nada menos do que passar por cima do que a pessoa acredita... passar por cima do seu ideal, como se a verdade fosse unica. Absoluta.
Não!
Deus é unico e nos ama da mesma forma.
Se Ele, Pai maior nos ama da forma como somos, quem somos nós pra desprezarmos uns aos outros?
Como num velho e triste ditado diz:
"Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito."
(Albert Einstein)







BLOG MISTÉRIOS DA UMBANDA



Nenhum comentário:

Postar um comentário