quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

AÇÃO DE GRAÇAS





A capacidade de ser gratos a quem nos dá a vida é um dos sentimentos mais nobres que o homem vem cultivando ao longo da história da civilização humana. Os sentimentos e atitudes de gratidão estão no centro de todas as formações das culturas religiosas, e quase todo o ser humano, independente de ter um credo religioso ou não, já fez uma experiência de gratidão em sua existência. Agradecemos pelo dom da vida, pelo alimento, pelo presente que recebemos, por um evento que foi bem sucedido, pelas vitórias que alcançamos, pelo apoio e auxílio, pelas doenças e dificuldades superadas, pelo conforto recebido e pelo discernimento para perceber todas estas coisas. É um sentimento nato, mas que também pode ser desenvolvido e mobiliza permanentemente tanto homens quanto mulheres bonitas, idosos, adultos, jovens e até crianças, em todas as sociedades do planeta e em todas as culturas, sendo manifestado de forma diferente em cada uma delas.

Origem do Dia de Ação de Graças
Instituiu-se chamar de Dia de Ação de Graças, o dia reservado agradecer a Deus por todas as dádivas em nossa vida. O Dia de Ação de Graças teve origem na Nova Inglaterra, quando os colonos depois de alguns anos com péssimas colheitas e invernos rigorosos, tiveram uma excepcional colheita de milho no verão de 1621. Então o Governador de Plymouth em Massachusetts determinou a realização de uma grande celebração no outono daquele ano, os preparativos incluíam pratos elaborados da cultura local, além de patos e perus assados. As festividades reuniam colonos e índios e todos almoçavam em grandes mesas ao ar livre.
Assim os festivais de Ação de Graças passaram a acontecer todos os anos na mesma época, quando se reuniam para festejar e agradecer a Deus pelas colheitas. Foi em 1863 que Abraham Lincoln, presidente dos Estados Unidos instituiu o feriado nacional do Dia de Ação de Graças, que é celebrado atualmente na quinta-feira da quarta semana do mês de novembro. A partir daí outros países também instituíram o Dia de Ação de Graças, como celebração oficial e no Brasil foi instituído em 1949 e também é celebrado na mesma data que os EUA.

Tradições do Dia de Ação de Graças
O Dia de Ação de Graças ou Thanksgiving é celebrado em quase todo o mundo e não está ligado a religiões determinadas ou específicas, assim as pessoas celebram de maneiras diferentes. Os EUA onde se originou a celebração, se realizam grandes desfiles de Ação de Graças e são organizadas partidas de futebol americano. Muitas delicias de cada cultura são preparadas mas o prato principal das elaboradas refeições é sempre o peru. No entanto a essência do Dia de Ação de Graças transcende esses preparativos, ela diz que o Dia de Ação de Graças deve ser celebrado com a família e os amigos, onde todos se unem para comemorar e agradecer a ajudinha de Deus por tudo que “colheram” no ano que esta chegando ao fim, e também uma mensagem de vida e esperança para o novo ano que se aproxima.





Oração de Agradecimento da Egrégora 8
Mestre de Luz Caboclo Pena Branca

Salve todos os Reinos,
Salve a Força da Paz,
Salve o Reino da Luz,
Salve todos que buscam caminhos na perfeição do Amor.
Deus, obrigado por Teu amor fluir em mim.

Pai, que a Tua graça seja constante em minha vida.
Que a Luz vinda de Ti possa brilhar em mim e se expandir para a Humanidade.
Graças te dou, por me sustentares nessa Terra, livrando-me da escuridão.
Obrigado por cada dia e cada segundo na Tua presença.

Por eu ser livre, como é livre o Teu fluir.
Pela consciência que me destes, e pela liberdade de fazer escolhas e saber que cada pensamento ou gesto meu podem me bloquear ou me religar a Ti.
Por me dares o Livre Arbítrio.

Obrigado pela Fé de Oxalá que me sustenta,
Obrigado pela Energia de Ogum,
Obrigado pela Proteção de Iemanjá, pelo Amor de Oxum.
Obrigado, meu Deus,
Pela Força e Fluidez de Iansã,

Pela Solidez e Retidão de Xangô,
Pelo Colo e Resignação de Nanã.
Obrigado, meu Deus,
Pelo Equilíbrio e Conhecimento de Oxóssi,
Pelas Curas e Transformações de Omulu,


Obrigado, meu Deus,
Pela Simplicidade e Pureza das Crianças que enchem
De Alegria e Luz nossos Terreiros,
Obrigado meu Deus,
Pelas Irradiações de cura física e espiritual
Na Força dos passes dos Caboclos,

Obrigado meu Deus,
Pela Sabedoria e Humildade do Colo dos Pretos Velhos,
Obrigada meu Deus,
Pela Guarda e Reequilíbrio dos Exus e Pombagiras.


Obrigada pela Natureza responsável por trazer as Energias
De Amor, de Luz e de Fé.

Salve todos os Reinos,
Salve a Força da Paz,
Salve o Reino da Luz.


Que o  Amor e a Fraternidade sejam cultivados em nossas mentes e em nosso coração eternamente e infinitamente.


Obrigado Umbanda! Obrigado Mestres de Luz! 




 


cultura mix.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário