domingo, 24 de fevereiro de 2013

DISCIPLINA E AUTOCONHECIMENTO





              “FÉ, DISCIPLINA e ORGANIZAÇÃO, é o trinômio inseparável e imprescindível para a manutenção de um Templo Umbandista.
       A ausência do mesmo faz parecer qualquer instituição desajustada ou, se tal não chegue a ocasionar, permite-lhe existência estéril.
       Pela FÉ, após sofrimentos inexplicáveis aparentemente e suavizados pelas mirongas dos guias espirituais, acordamos e passamos a dar nossa parcela de cooperação aos novos amigos do astral, a quem dedicamos fé e confiança.
       A DISCIPLINA nos é imposta pela ritualística metodizada, ordenada e fundamentada.
       A Umbanda tem segredos (mirongas), mas estes são fundamentados em motivos e razões.
       Assim disciplinados conscientemente, constituindo os elos de uma corrente mediúnica, base essencial à eficácia de qualquer trabalho espiritual, permite-se um ambiente harmonioso, um ambiente propício à presença de Guias integrados à Umbanda e em condições de serem recebidas as orientações que imprimirão a organização necessária.
       Organizada a corrente mediúnica, com seus elos perfeitamente justapostos, a organização material (sede, diretoria, manutenção, assistência social e outras atividades), será uma conseqüência natural.
       Sem competição entre os elos, tentativas de interesses escusos e falta de cooperação, o grupo permanecerá e evoluirá, bastando orar e vigiar.
       Vigiar para impedir o surgimento de brechas trazidas pelos vícios espirituais, tais como: o egoísmo, o orgulho, a soberba, a cólera, o ódio, a vingança, a vaidade, o ciúme, a rivalidade mesquinha oriunda da inveja e da ingratidão.
       Orar, com pensamentos positivos, mantendo-se a coesão dos pilares do Templo, permitindo a eclosão das exaltadas virtudes, tais como: o amor ao próximo, a caridade, a humildade, a fraternidade, a justiça.
       Nada mais a ser acrescido, pois o resto consistirá de pequenos temperos que não irão modificar o sabor de sua originalidade. “








Texto extraído de palestra proferida ao Grupo Piquiri da Mata Virgem, hoje Associação do Movimento Espiritualista Morimbatá – AMEM, pelo Sr. Edson Guirau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário