sábado, 5 de dezembro de 2015

AS LINHAS DE TRABALHO NA UMBANDA






1 - Oxalá

Também chamado de Orixalá. Ori = Luz, reflexo; Xa = Senhor,fogo;Lá = Deus,divino. Assim a tradução de Oxalá é A luz do Senhor Deus.
Essa linha representa o princípio, o incriado, o reflexo de Deus, o verbo solar. É a luz refletida que coordena as demais vibrações. As entidades manifestadas nesta linha são calmas, se expressam calmamente e sempre com elevação.

2 - Yemanjá

Onde entram todas as vibrações de mães: Oxum, Yansã e Nanã Buruque.
Ye = Mãe, princípio gerante; Man= o mar, a água, lei das almas; Yá =  Matriz, maternidade. Isto quer dizer, que o significado de Yemanjá é: A senhora da vida.
É também conhecida como Povo d’Água. Yemanjá significa a energia geradora, a divina mãe do universo, o eterno feminino, a divina mãe na umbanda. As entidades desta linha gostam de trabalhar fixando vibrações de maneira serena. Também propiciam as limpezas áuricas e ambientais.

3 - Xangô

Xa = Senhor, dirigente; Angô = Raio, alma. Portanto, Xangô é igual a: O Senhor dirigente das Almas.
É o orixá que coordena toda a lei kármica, é o dirigente das almas, o Senhor da balança universal. Resumindo, Xangô é o orixá da justiça.

4 – Ogum

Og = Glória, salvação; Aum = Fogo guerreiro. Por fim, a tradução para Ogum é: O guerreiro cósmico pacificador, o fogo da glória.
A vibração de Ogum é o fogo da salvação ou da glória, o mediador de choques consequentes do karma. É a linha das demandas da fé, das aflições, das lutas e batalhas da vida. É a divindade que, no sentido místico, protege os guerreiros. Os caboclos de ogum gostam de andar de um lado pro outro e falam de maneira forte.

5 – Oxóssi

Ox = Ação ou movimento; O=Círculo; Ssi = viventes da terra. Portanto, Oxóssi é: A potência que doutrina, o catequizador de almas.
Está vibração significa ação envolvente ou circular dos viventes da Terra, ou seja, o caçador de almas, que atende na doutrina e na catequese. As entidades desta falange falam de maneira serena e seus passes são calmos, assim como seus conselhos e trabalhos.

6 - Yori (crianças)

Yo = Potência, ordem, princípio; Ri=reinar, iluminado; Ori = luz, esplendor. Portanto a tradução é: Potência dos puros ou da pureza.
As entidades desta linha são altamente evoluídas, externam pelos seus cavalos, maneiras e vozes infantis de modo sereno, ás vezes um pouco vivas. Quando no plano de protetores, gostam de sentar no chão e comer doces, mas sem desmandos.

7 - Yorimá (preto-velhos e Obaluaê)

Yo = Potência, ordem, princípio; Ri=reinar, iluminado; Má = Lei, regra. Isto quer dizer que a tradução é: Princípio ou potencia real da lei.
Também chamada de linha das almas, ela é composta dos primeiros espíritos que foram ordenados a combater p mal em todas as suas manifestações. São os Orixás velhos, verdadeiros magos que velando suas formas kármicas revestem-se em roupagens de preto-velhos ensinado e praticando as verdadeiras ‘”mirongas”. Neles se estampa a figura da sabedoria, filosofia, o mestrado da magia, em fundamentos e ensinamentos. Geralmente gostam de trabalhar e consultar sentados, fumando cachimbo, numa ação de fixação e eliminação de qualquer fluído astral negativo através da fumaça.

As linhas de trabalho das entidades na umbanda são compostas por espíritos já completamente ligados vibracionalmente às energias dos Orixás (entidades alinhadas), que possuem como missão trazer e fazer vibrar em nós os atributos das divindades.























Nenhum comentário:

Postar um comentário