Muitos médiuns Umbandistas
não gostam de estudar sobre a Religião de Umbanda, assim como alguns sacerdotes
não permitem que seus médiuns estudem e façam perguntas, questionem, evoluam em
conhecimento e saber.
Muitos dizem que a Umbanda
é caridade, amor e não é necessário estudo qualquer: "é só deixar o guia
vir; é só deixar o Orixá encostar".
Bem, em toda Religião o
estudo é fundamental para a sua compreensão. Não que esteja errado ver o lado
da caridade, do amor ou da entrega que realmente são necessários aos médiuns na
incorporação, mas a Umbanda é muito mais do que isso.
O estudo deve ser somado a
dedicação prática da lida no terreiro (a prática da caridade e do amor ao
próximo: solidariedade), unindo tudo isso como um conhecimento maior que pode
tirar dúvidas, retirar confusões da mente, evitar o animismo, o exibicionismo
(de médiuns e/ou de entidades), evita que os consulentes vejam a Umbanda e seus
guias como trocadores de favores/presentes, a clonagem arquétipa dos guias
(quando médiuns novos acabam, sem querer, copiando o comportamento dos guias do
ou dos dirigentes), o comportamento grosseiro de alguns guias e médiuns, a
ignorância de alguns médiuns, e evitar que os espertalhões, que querem utilizar
a Umbanda como um meio de ganhar dinheiro, o façam usando a ignorância de seus
adeptos.
Podemos dividir o estudo
da Umbanda em várias formas de entendimento e orientações:
* Pela doutrina de cada
segmento, cada casa, que deveria ser ministrada aos médiuns e assistidos (qual
a doutrina existente na casa, seus ritos, fundamentos, maneira de trabalhar).
Normalmente essa doutrina ou essas aulas de doutrina estão a cargo do sacerdote
da casa ou alguém designado por ele;
* A conversa de banquinho
com o preto-velho(a) do(a) dirigente ou dos dirigentes da casa (pode ser com
outro guia, tudo dependerá da estrutura de comando de cada casa; umas estão sob
o comando dos pretos-velhos, outras sob o de Caboclos, Boiadeiros, Baianos
etc), onde a parte doutrinária da casa, pelo seu lado espiritual e orientador,
deve ser levada aos médiuns;
* Livros e material
didático que sejam feitos pela casa (terreiro) ou utilizado de autores
Umbandistas. Onde possam existir mais orientações no nível doutrinário,
religioso, comportamental, espiritual, moral e ético relacionados a Umbanda;
* Outras fontes
literárias, até de outras religiões, onde possam conter informações relevantes
para os médiuns, no seu entendimento sobre a Religião de Umbanda, ou mesmo,
sobre certos conceitos de cunho moral, ético, espiritual, doutrinário etc.;
* Formação de palestras
e/ou seminários, onde aos médiuns possam compartilhar da sabedoria e do
conhecimento de outros sacerdotes e outras pessoas ligadas `a espiritualidade
(dependendo de cada seguimento da Umbanda);
* Por meio da formação
escolar e acadêmica. Seja no estudo regular, ou na Universidade, onde o médium
aprende uma profissão, uma especialização, aumenta sua instrução e a sua forma
de ver e entender o mundo;
* Por meio de cursos
relativos à Umbanda e a outras religiões, ou facetas da própria Umbanda. Porém,
esses cursos devem ser de conhecimento do sacerdote de cada casa, pois existem
diversas pessoas que usam do nome da Umbanda para enganar e retirar dinheiro de
médiuns que buscam o conhecimento.
Como podemos ver, não
existe somente uma forma, mas existem diversas formas de se obter o
conhecimento e o estudo com relação à Religião de Umbanda.
Devemos sempre lembrar que
os Dirigentes da casa, de cada casa, têm
o compromisso, não só em relação à caridade, ao amor, a solidariedade, mas
também, do conhecimento, do ensino, da orientação, do conduzir os médiuns, os
tirando da ignorância e mostrando que a Religião de Umbanda, mediante o seu
seguimento, pode dar muitos ensinamentos. Não só em relação à religião em si,
mas para o próprio médium como pessoa, como ser humano.
O terreiro, a religião,
pode se estender para o mundo profano e nele exercer uma atuação divina. Isso
pode ser feito sem preconceitos, sem proselitismos, sem perseguições, sem
imposições ao outro. Basta que os dirigentes e os guias que conduzem uma casa
de Umbanda, saibam passar os bons ensinamentos a seus médiuns para que eles
possam levar para o mundo o que a Umbanda tem de melhor, o que ela tem de
contribuição para a melhora do mundo e do próprio ser humano.
(Francis Bacon).
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