sexta-feira, 1 de junho de 2012

O QUE É MACUMBA ?



 



A primeira definição de Macumba que se encontra em qualquer dicionário é de: antigo instrumento musical de percussão, espécie de reco-reco, de origem africana, que dá um som de rapa (rascante); e Macumbeiro é o tocador desse instrumento.
Outras acepções para o termo macumba são:
•Macumba, na acepção popular do vocábulo, é mais ligada ao emprego do ebó, feitiço, “despacho”, coisa-feita, mironga, mandinga, muamba;
•Palavra usada no sentido pejorativo para se referir ao candomblé ou à umbanda;
•Prandi, 1991 “E a macumba carioca, portanto, pode bem ter se organizado como culto religioso na virada do século, como aconteceu também na Bahia. Não vejo, pois, razão para pensá-la como simples resultante de um processo de degradação desse candomblé visto no Rio no fim do século por João do Rio, essa macumba sempre descrita como feitiçaria, isto é, prática de manipulação religiosa por indivíduos isoladamente, numa total ausência de comunidades de culto organizadas. Arthur Ramos fala de um culto de origem banto no Rio de Janeiro na primeira metade do século, cultuando orixás assimilados dos nagôs, com organização própria, com a possessão de espíritos desencarnados que, no Brasil, reproduziram ou substituíram, por razões óbvias, a antiga tradição banto de culto aos antepassados (Ramos, 1943, v.1, cap. XVIII). São cultos muito assemelhados aos candomblés angola e de caboclos da Bahia, registrados por Edison Carneiro, que já os tratava como formas degeneradas (Carneiro, 1937. Para uma análise atual da questão da pureza nagô, ver Beatriz Góis Dantas, 1982 e 1988).”
Como podemos perceber existe muita falta de informação e muita gente julgando os cultos afros pelo que os outros dizem.
Macumba é uma madeira extraída de uma árvore na África que compõem o “atabaque” que também é conhecido como “tambor” na tradução do nome acima citado.
Encontramos no cotidiano praticantes de outras vertentes religiosas ligando este nome ao uma possível má ação que seja praticada dentro da Umbanda o que não tem cabimento algum.
Para julgar é preciso conhecer e conhecimento é o que mais falta por parte daqueles que julgam.
Macumba não denomina culto religioso, mas sim um instrumento de percussão somente.
Já é hora de Umbandistas, simpatizantes estudarem um pouco mais da religião que professam, pois com falta de informação damos abertura para as criticas e as acusações.
O bom senso sempre se sobrepõem a violência.
Vale a pena pensar.
Não bata cabeça por que todos batem, pergunte, questione de forma sadia!
Conhecimento guardado, é conhecimento morto!



C.E.U bLOG

Nenhum comentário:

Postar um comentário