Nos trabalhos de Umbanda
são utilizados inúmeros cânticos chamados de pontos cantados. Estes pontos ao
serem entoados, induzem tanto nos discípulos do templo quanto nos consulentes
um aumento do padrão vibratório mental, diminuindo as distrações e pensamentos
que não condizem com o momento, serenando a mente daqueles que participam dos
ritos.
Desta forma, os pensamentos
de todos no ambiente passam a vibrar mais em uníssono, facilitando a atuação do
Astral Superior. Porém, os fenômenos que ocorrem na dimensão astral, ao se
entoar estes cânticos, são maiores do que se pode imaginar. Qualquer coisa
existente no cosmo condensa inúmeras energias.
Assim, desde objetos,
plantas, cachoeiras, pedreiras, até o próprio homem armazenam em si uma série
de energias (prevalecendo algumas). E ao se vibrar alguma nota musical, isso
faz com que se ativem certos condensadores na natureza que estão em sintonia
com esta nota, liberando suas energias. É semelhante a um diapasão, que ao
vibrar próximo de um violão, devido a ressonância faz com que vibre também a
corda que emite aquela mesma frequência, aumentando assim o som resultante.
Por isso, a sequência de
notas, cada uma com seu tempo e frequência, ativam diversas energias, chamam
elementares e evocam entidades que trabalham com estas energias, formando
potentes egrégoras. Ocorrem destruição de larvas e formas-pensamentos,
realizando uma verdadeira limpeza astral tanto no local, quanto nos
participantes.
O som emitido não consiste
somente na movimentação de ar que atua nos ouvidos, ela carreia sobre si
diversos elementos que atuarão tanto no organismo etéreo-físico, no organismo
astral e no organismo mental de todos. Por isso, a entoação não deve se limitar
a emitir o som de forma mecânica, mas deve envolver a vontade, os mais puros
sentimentos e a concentração da mente.
Ao entoarmos os pontos em
nossa Gira, tentemos sentir em nós a atuação do cântico, tentemos sentir a
ativação dos chacras e de várias regiões do corpo. Procuremos fazer com que
nossos pontos cantados ou Mantras nos coloquem em consonância com o Mestre e
com o Templo.
Apost. Coletânea Textos
AELA
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