sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

OBJETIVO DA ENCARNAÇÃO



O objetivo da encarnação dos Espíritos é para que eles alcancem a perfeição. Para uns, é expiação; para outros missão. Mesmo que um Espírito, desde o princípio, tenha seguido o caminho do bem, há necessidade da encarnação para que se instrua nas lutas e tribulações da vida corporal, adquirindo, consequentemente, méritos.

A ALMA

A alma é um Espírito encarnado. O laço que liga a alma ao corpo é sem material, isto é, de natureza intermédia entre o Espírito e o corpo. Por meio desse laço é que ele atua na matéria. O homem é formado de três partes:
o corpo, que é análogo ao dos animais; a alma, Espírito encarnado, que tem no corpo sua habitação; o princípio intermediário, ou perispírito, que serve de primeiro envoltório ao Espírito e liga a alma ao corpo.
O corpo pode existir sem a alma, mas, desde que cesse a vida deste, a alma o abandona. A vida orgânica pode animar um corpo sem alma, mas a alma não pode habitar um corpo sem vida orgânica. Um Espírito não pode encarnar, ao mesmo tempo, em dois corpos, pois ele é indivisível. A teoria de que a alma pode se subdividir em tantas partes quantos são os músculos e presidir assim a cada uma das funções do corpo, tem razão de ser, desde que se considere por alma o fluido vital, mas no caso de se entender por alma o Espírito encarnado, essa teoria é errônea, pois ele imprime o movimento aos órgãos do corpo servindo-se do fluido intermediário, sem, entretanto, se subdividir.
Como o Espírito é uno, está todo na criança como no adulto. Os órgãos das manifestações da alma, é que se desenvolvem e se completam. A alma não tem no corpo sede determinada, porém, nos grandes gênios, em todos os que pensam muito, ela reside mais particularmente na cabeça; aqueles que muito sentem e cujas ações têm todas por objeto a Humanidade, a alma ocupa principalmente o coração.

MATERIALISMO


Todos os que se aprofundam nas ciências da Natureza, como os anatomistas, os fisiologistas, etc., só fazem referência ao que veem. Não admitem, pelo orgulho, que haja algo acima de seu entendimento. Por esse motivo são levados, muitas vezes, ao materialismo. Graças à Terceira Revelação, a maioria dos homens de ciência da atualidade já se tornou espiritualista.











ABC DO ESPIRITISMO
Victor Ribas Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário