quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

VESTUÁRIO E UNIFORME , UMA NECESSIDADE





Uma das bases trazidas pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas, por ocasião da anunciação da Umbanda no plano físico, evento histórico ocorrido em 15/16 de novembro de 1908, em Neves, Niterói - RJ, é a que diz respeito a IGUALDADE.

Sabemos que na atual sociedade, com valores deturpados ou invertidos, é comum as pessoas avaliarem umas as outras, não pelo grau de espiritualidade, moral, caráter e boas ações, mas sim pelo que se apresenta a nível de posses.

Dentro deste contexto, é corriqueiro, embora extremamente falho, valorizar ou conceituar os habitantes deste planeta tendo como base a apresentação pessoal externa do indivíduo, ao invés de se atentar para qualificativos internos. Prioriza-se bens materiais em detrimento das virtudes.

E é justamente por isto que a Umbanda adotou o vestuário uniforme (branco, é claro !), para que alguns assistentes ainda enraizados em equivocados conceitos não tenham como dar vazão a seus distorcidos juízos de valor.

Assim, quem adentra por um terreiro na esperança de cura ou melhora de seus problemas, jamais terá a possibilidade de identificar no corpo mediúnico, todos com trajes iguais, eventuais ou supostas diferenças intelectuais, culturais e sociais. Não terá a oportunidade de saber se por trás daquela roupa sacerdotal encontra-se um rico empresário, um camelô ou uma empregada doméstica.

Porque há quem vincule a eficácia de um socorro espiritual tomando por parâmetro o próprio médium através do qual a entidade se manifesta.

Se o medianeiro atuasse nas sessões de caridade com trajes civis (comuns), as pessoas que pensam da forma retorcida passariam a tentar analisar o grau de intelectualidade, de situação financeira, social etc., pela qualidade do vestuário apresentado pelos médiuns. Então, sacerdotes calçando sapatos de fino couro, camisas e calças de marcas famosas, seriam facilmente identificados e preferencialmente procurados. Outros tantos, humildes na sua apresentação, seriam colocados em segundo plano.

Observem em reuniões de outros segmentos religiosos que criticam a Umbanda, o que acontece durante aqueles eventos. Desfile de roupas de grifes, ternos arrojados, calçados importados, em verdadeira hemorragia de vaidade e autoafirmação. Estes que assim se compõem geralmente são o centro das atenções e admirações, enquanto aqueles que não têm condições de se apresentar melhor amargam a indiferença, a repulsa e o ostracismo.

Em nossa religião isto não acontece, porque mesmo aquele que se apresenta em trajes suntuosos, terá que necessariamente substituí-lo por um uniforme, uniforme este igual ao que é utilizado por um biscateiro, advogado ou dona-de-casa, durante as sessões de terreiro.

Na Umbanda, Sopro Divino que a todos oxigena, o personalismo ou destaque individual é algo que jamais deverá existir. Somos meros veículos de manifestação da espiritualidade superior, e por isto, devemos sempre nos mostrar coletivamente, sem identificações pessoais ou rótulos. Somos elos iguais de mesma força e importância neste campo de amor e caridade nominado Umbanda.

Os que se expressam contra o vestuário uniforme dos sacerdotes umbandistas, são aqueles mesmos que, não tendo conhecimento sobre a ação nefasta de certos fluido etéreo-astrais sobre a matéria, estando em lugares ou com pessoas portadoras de magnetismo inferior, ao chegarem nos Centros para darem passes, sem tomarem banho ou trocarem de roupa, esta impregnada de cargas fluídico-magnéticas densamente negativas, que por conseguinte interferem no campo áurico e perispiritual dos médiuns, simplesmente acabam pela imposição ou dinamização das mãos passando ao assistente toda ou parte daquela energia inferior que carregam.

Na Umbanda, o uniforme do médium, ou está no vestiário do terreiro, e portanto dentro do cinturão de defesa do mesmo, ou está em casa sendo lavado ou passado, longe do contato direto com as forças deletérias.

Aconselho aos detratores da Umbanda um pouco mais de estudo, respeito e humildade, pois que a utilização dos uniformes em nossa liturgia tem fundamento, tem um porquê.

Vestimenta uniforme sacerdotal de Umbanda é sinônimo de igualdade e de higiene astral-física.



Um grande Saravá !!!!  














 Coletânea Aela 

(Jornal Umbanda Hoje)

Nenhum comentário:

Postar um comentário