Uma das dificuldades dos
integrantes das reuniões mediúnicas diz respeito à concentração.
A capacidade de controlar,
direcionar e manter o pensamento dentro das finalidades da reunião é, para a
maioria, um esforço muito grande e que nem sempre dá bons resultados. Não raro
os pensamentos se dispersam, fixam-se em fatos do dia-a-dia e acabam por tornar
alguns sonolentos, enquanto outros estão distraídos e longe dos objetivos
propostos para um trabalho sério. Alguns poucos, então, conseguem uma boa
concentração e estes sustentarão os trabalhos programados, porém, como é óbvio,
sem alcançar melhor produtividade devido aos bloqueios vibratórios existentes
no ambiente.
A nossa cultura ocidental
não dá ênfase à necessidade do controle mental, pois é fundamentada em uma
mentalidade racional, extremamente prática, extrovertida e imediatista
valorizando a horizontalidade da vida terrestre, exatamente oposta ao Oriente,
cuja mentalidade se estrutura de forma intuitiva, mística e introvertida e que realça
a essência espiritual do ser humano, incentivando a busca da verticalidade.
Nos últimos tempos tem-se
notado um sensível aumento no interesse por algumas práticas orientais,
ressaltando-se a meditação, cujos benefícios estão sendo procurados pelos ocidentais,
que despertaram para a necessidade de uma busca interior, ou seja, o
autoconhecimento.
A concentração que é
praticada nas reuniões mediúnicas, evidentemente, tem conotações próprias e não
deve ser tomada aqui como as realizadas nas práticas orientais, embora os
aspectos semelhantes nas suas bases, quais sejam a disciplina mental, o
controle e equilíbrio dos pensamentos. Exatamente por terem estes mesmos
fundamentos é que citaremos algumas definições de autores do Oriente, visto que
a sabedoria oriental é multimilenar e pode beneficiar-nos sobremaneira através
desses pontos comuns.
Concentração
Conceito: Concentrar,
segundo o dicionário Aurélio, significa "fazer convergir para um centro ou
para um mesmo ponto. Aplicar a atenção a algum assunto".
Um autor oriental, Mouni
Sadhu, esclarece que o poder de concentração consiste na "habilidade para
manter inabalavelmente sua percepção sobre um tema escolhido, pelo tempo que
você decidir continuar com ele" (Do livro "Meditação").
É exatamente essa
capacidade de concentrar nos objetivos da reunião mediúnica que irá favorecer a
realização dos trabalhos.
Leon Denis, em sua
magistral obra "No Invisível", alerta:
"Conforme o seu
estado psíquico,os assistentes favorecem ou embaraçam a ação dos
Espíritos"
Dificuldades
de Concentração
Deixamos a palavra com
Leon Denis, que assinala o motivo principal da dificuldade de concentrar:
"Na
maior parte dos homens os pensamentos
flutuam sem cessar.
Sua
mobilidade constante e sua variedade
infinita pequeno acesso
oferecem
às influências superiores. É
preciso saber concentrar-se, pôr o
pensamento acorde com o pensamento
divino.(...)"
("O Problema do Ser,
do Destino e da Dor", cap. XX)
A reunião mediúnica
apresenta ainda outras conotações que são peculiares ao tipo de atividade que
ali se desenvolve.
Assim, a dificuldade de
concentrar-se nos objetivos elevados que o exercício da mediunidade requer é
resultado da pouca prática que a maioria das pessoas têm de fixarem seus pensamentos
em assuntos edificantes, em ideais e ideias nobres durante o seu dia-a-dia.
Estão com a mente sempre ocupada pelos problemas e questões do cotidiano, por
coisas supérfluas e interesses imediatistas, pelo noticiário e programa da TV,
por literatura e músicas teor inferior, por conversações extremamente banais e
irresponsáveis, e não conseguem esvaziá-la desses assuntos para dar campo às
influências benéficas dos Espíritos Superiores, dos Mentores que assessoram os
trabalhos.
Ensina Leon Denis:
"As preocupações de
ordem material criam correntes vibratórias horizontais,
que põem obstáculo às radiações etéreas e restringem
nossas percepções. Ao contrário, a meditação, a
contemplação e o esforço constante para o bem e o belo formam
correntes ascensionais, que estabelecem as
relações com os planos superiores
e facilitam a penetração
em nós de o eflúvios divinos ".
A
Importância da Concentração Mediúnica
"Nesse sentido,
consideremos a concentração mental de modo diverso dos que a comparam a
interruptor, de fácil manejo que, acionado, oferece passagem à energia
comunicante, sem mais cuidados... A concentração, por isso mesmo, deve ser um
estado habitual da mente em Cristo e não uma situação passageira junto ao
Cristo".
Nossos pensamentos têm
determinado teor vibratório, de acordo com os sentimentos que os tipificam.
É imprescindível
compreendermos que o pensamento é energia viva "construindo paisagens ou
formas e criando centros magnéticos ou ondas, com os quais emitimos a nossa
atuação ou recebemos a atuação dos outros(Emmanuel - "Roteiro",
cap.28).
Este é o processo natural
de sintonia e que predomina no curso de nossa existência.
Nas tarefas mediúnicas
esta sintonia apresenta peculiaridades próprias. É essencial que exista uma
afinizaçào, uma sintonia entre os participantes para que se estabeleça uma
sincronia de forças, a conhecida "corrente vibratória".
Pode-se inferir, desde
agora, o quanto é importante a concentração individual, visto que a qualidade dos
trabalhos de intercâmbio depende fundamentalmente da participação consciente e
responsável de cada um.
Recordemos Leon Denis,
quando leciona a respeito:
"São favoráveis as
condições de experimentação quando o médium e os assistentes constituem um grupo
harmônico, isto é, quando pensam e vibram em uníssono. No caso contrário, os
pensamentos emitidos e as forças exteriorizadas se embaraçam e anulam
reciprocamente..."(No Invisível)
Ele acrescenta ainda que o
médium em meio a essas correntes contrárias fica bloqueado, sem condições de
atuar mediunicamente ou bastante prejudicado na filtragem das mensagens.
Em "O livro dos
Médiuns", o Codificador ressalta a necessidade da concentração ao
referir-se à reunião como um ser coletivo, resultante das qualidades e
propriedades de seus membros e esta tanto mais força terá quanto maior
homogeneidade vibratória houver. Ele afirma que o poder de associação dos
pensamentos de todos é que contribuirá para a comunicação dos Espíritos,
"mas a fim de que todos esses pensamentos concorram para o mesmo fim,
preciso é que vibrem em uníssono; que se confundam, por assim dizer em um só, o
que não pode dar-se sem a concentração"(Item 331).
Portanto, cada
participante precisa estar consciente de sua contribuição para que haja êxito
nas atividades programadas pela Espiritualidade Maior.
João Cleófas (Espírito), m
seu excelente livro "Intercâmbio Mediúnico", desenvolve o pensamento
de Kardec e Denis, em linguagem moderna:
"A média que resulta
das fixações mentais dos membros que constituem o esforço da sessão mediúnica
oferece os recursos para as realizações programadas.
A concentração individual,
portanto é de alta relevância, porque a mente que sintoniza com as ideias superiores
vibra em frequências elevadas"
Como
Obter Uma Boa Concentração
A concentração não requer
um esforço físico. Pessoas que tentam concentrar franzindo a testa, fechando os
olhos com força ou denotando qualquer outro tipo de tensão muscular não alcançarão
a finalidade a que se propõem.
Ao contrário do que
imaginam, a concentração exige um relaxamento e passa por alguns estágios,
quais sejam:
1. Relaxamento - O
relaxamento do corpo físico serve para preparar e favorecer a calma, a tranquilidade
interior.
2. Abstração - Abstrair-se
do mundo exterior, de tudo ao seu redor.
3. Interiorização - Fazer
silêncio interior, abstraindo-se também dos conteúdos psicológicos(emoções,
pensamentos, imagens, lembranças, etc).
4. Fixar a mente - A mente
se fixa e a atenção volta-se exclusivamente para o objetivo da reunião.
5. Aquietar a mente -
Neste ponto a mente se aquieta e, no caso dos médiuns, oferece espaço para a
sintonia mental com o Espírito que irá transmitir a comunicação.
Afirma João de Cleófas:
"A
concentração, é, pois, a fixação da mente numa idéia positiva, idealista, ou na
repetição meditada da oração que edifica, e que, elevando o pensamento às
fontes geradoras da vida, dá e recebe, em reciprocidade, descargas positivas de
alto teor de energias santificadoras."(Intercâmbio
Mediúnico)
Pensamentos
Intrusos
Todos os que se iniciam
nos exercícios de concentração ou de meditação percebem que é difícil controlar
os pensamentos e que, com freqüência, vêem-se assaltados por pensamentos
intrusos, inconvenientes e inoportunos.
Deixemos a lição a
respeito com um dos mestres orientais:
"No
início toda a sorte de maus pensamentos podem ocorrer, se levantarão na sua
mente. Você se sobressaltará.
Ficará
atormentado. Isto é um bom sinal. É sinal de progresso espiritual. Voe está
evoluindo espiritualmente. Esses pensamentos, com a continuidade (dos
exercícios), morrerão com o tempo". (Trechos do livro
"Concentração e Meditação", de Swami Sivananda).
Ele também aconselha que a
pessoa não lute contra a sua mente durante a concentração.
O mais acertado é aceitar
com tranquilidade e estabelecer o hábito de retorno, isto é, retornar aos
objetivos propostos.
No livro de Mira y Lopes,
"Curso Prático de Concentração Mental" o autor refere-se
ao"hábito de retorno", para disciplinar a mente.
André Luiz, sintetizando o
esforço que os integrantes dos grupos mediúnicos devem realizar, anota em seu
livro "Os Mensageiros" a palavra de Aniceto, relativa ao nosso tema:
"Boa
concentração exige vida reta. Para que os nossos pensamentos se congreguem uns aos outros,
fornecendo o potencial, de nobre união para o bem, é indispensável o trabalho
preparatório de atividades mentais na meditação de ordem superior. A atitude
íntima de relaxamento(este termo tem neste contexto o significado de descaso),
ante as lições evangélicas recebidas, não pode conferir ao crente, ou ao
cooperador, a concentração de forças espirituais no serviço de elevação tão só
porque estes se entreguem apenas por alguns minutos na semana, a pensamentos
compulsórios de amor cristão.(...)."(Cap. 47)
A Doutrina Espírita é um
convite permanente à transformação moral, levando a um processo natural de auto
descobrimento e propiciando condições para a realização desse encontro pessoal.
Toda essa mudança, quando ocorre naquele que já interiorizou os princípios
espíritas, denota um amadurecimento que favorece a uma nova compreensão da vida
e a uma necessidade premente da busca da verticalidade. Quando existe essa
conscientização o indivíduo torna-se cônscio de usas responsabilidades
procurando, então, adquirir hábitos equilibrados, o que irá favorecer a sua
concentração enquanto integrante de um grupo mediúnico.
Deixemos com Emmanuel a
palavra final:
"Receberás,
portanto, variados apelos, nascidos do campo mental de todas as inteligências
encarnadas e desencarnadas que se afinam contigo, tentando influenciar-te
através de ondas inúmeras em que se revela a gama infinita dos pensamentos da
Humanidade, mas se buscas o Cristo, não ignoras em que altura lhe brilha a
faixa."
Nenhum comentário:
Postar um comentário