segunda-feira, 3 de outubro de 2016

CONCENTRAÇÃO, MANIFESTAÇÃO E MISTIFICAÇÃO






Concentração

1º Mandamento

Você está equilibrado emocionalmente e psicologicamente, está com a sua saúde em perfeito estado? São pontos primordiais para uma boa Concentração dentro de um terreiro de Umbanda. O equilíbrio destas funções é necessário para qualquer médium em desenvolvimento, ou já desenvolvido, para que possa trabalhar na linha da Fé e Caridade.

Não é porque um médium tem vinte anos de mediunidade que ele está sempre pronto para concentrar para qualquer guia ou entidade. O ato de você se concentrar nada mais é do que você ligar um rádio dentro da sua mente e sintonizar uma estação. Essa estação que você tenta captar é a ligação que você, médium, tem com o Mundo Espiritual. Neste momento é que vem a importância de um Centro.

Para você aprender a se concentrar é importantíssimo verificar onde você está pisando e quem vai lhe desenvolver, pois você irá se doar plenamente a essa pessoa. Assim, é recomendado que você veja e reflita no que está fazendo e no passo que irá dar, pois uma vez que você estiver concentrando em um lugar que não seja de bem, você irá receber a comunicação de Espíritos que não sejam do bem também.

Para uma concentração de bem e perfeita, é importante que esses pontos acima estejam em perfeita harmonia com o irmão.

Para o médium novo nunca se deve concentrar com o Mundo Espiritual fora de um Centro. Assim como há irmãos no Mundo Espiritual que queiram ajudar, também tem irmãos que só querem atrapalhar ou mesmo prejudicá-lo. Às vezes não fazem por mal, mas por ignorância ou falta de esclarecimento.


Concentração simples

Peça licença a Deus. Peça licença a nosso pai Oxalá. Peça licença e proteção ao Dono do Congá. Peça licença e proteção a seu Anjo de Guarda. Afaste tudo que estiver tomando a sua atenção. Feche os seus olhos. Sinta o seu corpo. Respire fundo lentamente. Bloqueie seus ouvidos para o que tiver escutando. Através do pensamento eleve-se e transporte-se até onde você quer chegar.

Leve o pensamento até a entidade que você quer sintonizar ou chamar. Solte o corpo e mente. Não fique ansioso. Não interfira com outros pensamentos. Confie plenamente nos seus guias ou entidades. Entre no compasso e nas batidas do atabaque, se houver. Sinta arrepios, calor, frio, vontade de chorar, rir, pular, dançar, felicidade.

Deste modo, você está pronto para a incorporação, você abrirá um canal para o mundo Espiritual. Muito importante também é para que e para quem vamos abrir esse canal! Um canal aberto sem propósito tende a abrir campo para indesejáveis incorporações nem sempre fáceis de doutrinar.

Outra coisa muita importante é a corrente de concentração. Quando se abre uma corrente de concentração com todos os médiuns do Centro, os irmãos devem levar o pensamento a Oxalá pedindo força e saúde para o filho que pediu a corrente. Se for uma corrente de descarrego levar o pensamento ao irmão que precisa de ajuda, mas lembre-se: médium novo não pode se concentrar nesta gira. Peçam encaminhamento para o irmão ou irmãos que estão atrapalhando a vida de quem está sendo descarregado. Nunca com ódio nem raiva e muito menos brincadeira. Lidar com o Mundo Espiritual não é fácil, quanto mais se forem irmãos sem esclarecimento.

Manifestação

A Manifestação é um passo a mais que se dá nessa nossa caminhada para servimos ao nosso Mestre Jesus, como médium de incorporação. Como na concentração, cada Orixá tem seu modo de se manifestar, todos têm sua forma diferenciada de se manifestar, cada Orixá ou entidade tem suas próprias características. A Manifestação nada mais é que a consequência de uma boa concentração. É a hora em que seu Espírito se afasta de sua matéria e dá lugar a outro Irmão Espiritual.

Atenção: médiuns conscientes devem ficar atentos para não deixar que seus pensamentos interfiram na manifestação. Deixe o espírito da entidade trabalhar, do jeito dele. Não queira interferir. Para tanto, confie e relaxe.

Mistificação


Mistificação é quando o médium, por algum motivo, não sente a vibração da entidade, não incorpora naquele momento, mas mesmo assim finge receber o guia, imitando seus movimentos. Mistificar também é interferir na forma de trabalho da entidade.


Para não mistificar, não tenha pressa, não se afobe para incorporar. Sinta a vibração, deixe que a entidade tome conta por completo. O orgulho e a vaidade também são fontes de mistificação. Por exemplo: um médium pode achar importante e bonito receber determinada entidade, como a cigana. Aí, sente uma vibração de uma pomba-gira e já sai rodando e fazendo trejeitos como se fosse uma cigana. Cuidado!














Nenhum comentário:

Postar um comentário