segunda-feira, 10 de outubro de 2016

“CUIDADOS COM A COROA”: O QUE MÉDIUNS VETERANOS OU EM DESENVOLVIMENTO DEVEM OU DEVERIAM SABER Á RESPEITO ?




Tem um lindo ponto cantado na Umbanda que diz assim: “Esta coroa é sagrada, coroa de Oxalá”. Para os espíritas, em especial os “Umbandistas”, a coroa é a região em volta da nossa cabeça (em formato circular da testa, passando pela nuca e voltando para testa, bem como todo centro do nosso couro cabeludo e um pouco acima dele) que concentra toda sua energia espiritual dada por Oxalá seus Orixás de cabeça (Frontal, Adjunto, Dianteiro, etc).  É uma espécie de “drive”, “cérebro” ou “Chip” espiritual que vem acoplado junto a nossa encarnação ou reencarnação.




A coroa é um lugar tão sagrado e puro que cada um nasce com a sua e ao longo de nossas vidas ela vai sendo sujada ou mantida limpa conforme nossas atitudes em relação aos meios em que frequentamos. Um exemplo disso pode ser citado, por exemplo, através de uma pessoa que cumpre pena presidiária por ter matado alguém. Ninguém nasce com uma coroa suja pré-disposta à matar ou uma coroa limpa pré-disposta a ser uma pessoa exemplar sem pecado que faz estilo “puritano”.

Todos nós ganhos a oportunidade de vir com uma coroa, com Orixás regentes (tornando-se Umbandista ou não, sendo médium ou não). Há inclusive estudiosos que defendem que o conteúdo de nossas vidas passadas são apagados da memória humana para podermos vir, viver, aprender, e desenvolver-se. Os cuidados junto à coroa podem ser análogos aos cuidados com os dentes: eles podem ficar podres ou brancos e sadios dependendo das atitudes que você emite. Vamos a alguns cuidados, em especial, direcionados aos médiuns (sejam iniciantes ou veteranos na Umbanda) no que diz respeito a gestão da sua própria coroa.


BANHOS DE ERVAS NA CABEÇA

Não são todas as ervas que podem ser colocadas na coroa. Há no meio espírita divergência de escolas teóricas que vão falar, concordar e divergir sobre quais ervas e banhos podem ou não serem usadas como banho de coroa.

Há teóricos que defendem o uso de ervas como “quentes e frias”, há teóricos que defendem as ervas como sendo de determinados Orixás (Ervas de Oxossi, Ervas de Oxalá, etc). Há teóricos que não classificam nem como quentes, nem como frias e nem como ligadas a Orixás, mas como ervas de coroa e ervas para corpo. Cada nação, cada escola, cada terreiro segue a doutrina da base teológica que se formou e / ou que tem mais afinidade.
Há ainda rituais específicos para banho de coroa bem como: batismo, Amacis, banhos de fortalecimento, etc. Na dúvida sobre qual banho tomar, consulte um guia. Banhos em coroa são extremamente sérios.





BANHO DE CACHOEIRA, MAR E CHUVA

Não apenas por representar o pólo de força estes tipos de banho são ótimos para limpeza de coroa e da alma. São banhos energizantes para filhos independentes dos Orixás de cabeça, tanto é que a maior parte dos terreiros levam anualmente os filhos para banhos em mar e cachoeira. Esquecem-se um pouco da chuva, mas ela é tão abençoada quanto os outros banhos acima citados.

ORAÇÃO E PRECE ANTES DE DORMIR

Não são só as nossas atitudes que regam e nutrem a nossa coroa. Preces antes de dormir, sinal da cruz em sinal de respeito ao passar em um cemitério ou igreja, pensar em si mesmo, em como temos agido com o nosso próximo, em respeitar os mandamentos espíritas e os ensinamentos de Oxalá também consistem em ótimas práticas de limpeza e desenvolvimento de Coroa.














Nenhum comentário:

Postar um comentário