sábado, 16 de março de 2013

É TEMPO DE RENASCER





A evolução da humanidade é pontilhada de inovações extraordinárias, fantásticas realizações. Ao refletirmos sobre elas, porém, poucas vezes pensamos sobre como foram geradas: Iniciativas de “estalo”?

De uma só pessoa? De uma equipe? Como começaram? Em que condições e circunstâncias foram conseguidas?

Cada uma dessas realizações tem uma história. Ou mesmo várias histórias, intrincadamente encadeadas.

Histórias de pessoas. Inventores, empresários, técnicos, colaboradores das mais variadas origens e profissões.

Conquistas de seres humanos normais. Seres humanos que inclusive têm seus momentos de fraqueza, de cansaço, dúvidas, inseguranças. Momentos em que se pergunta se tudo efetivamente vale a pena...

Quantos degraus ainda a superar? ... Para que tudo isso afinal?... Momentos de esmorecimento e de desistências...

Conquistas de pessoas que superam esses momentos e não desistem. Buscam reservas armazenadas no fundo de suas almas e chegam ao objetivo almejado. São pessoas que renascem nesses momentos. E tornam-se, no processo, pessoas especiais.

Pessoas que acreditam que vão conseguir. Pessoas que acreditam na força infinita do Ser Humano em superar-se. Pessoas que apostam numa visão e crescem no processo de realizá-la.

A própria evolução da humanidade nos mostra que obstáculos são oportunidades para crescer, ficar mais fortes. Rompendo barreiras e superando processos de transição nos quais tudo parece ficar pior, saltamos de patamar, desaprendendo muito para aprender e crescer ainda mais.

Vivemos hoje um período de transição. Não somente em nosso país, mas no mundo todo. Mudanças parecem acontecer todos os dias em ritmos cada vez mais espetaculares. Em velocidade sem precedentes na História. Muros de Berlim caem em poucos dias, países se abrem e quebram estruturas de muitos séculos. Produtos ficam obsoletos da noite para o dia. Novas tecnologias tornam possível o impossível.

Países saem da obscuridade de uma economia agrícola para o primeiro plano mundial em pouquíssimo tempo, alavancados por atividades focadas em alta tecnologia.

Atrás de cada uma dessas transformações... pessoas. Pessoas que encaram a realidade como ela é, de forma autêntica, verdadeira e honesta. Pessoas que agem sobre a realidade. Pessoas que, agradecidas, capitaliza criativamente o que possuem, em vez de lamentarem o que não têm, cheias de autocomiseração e revolta. Pessoas que não se acomodam e buscam evoluir a cada dia, em sintonia com a evolução do próprio mundo.

Mais do que nunca é tempo de criar. De estar o tempo todo alerta a tudo que ocorre à nossa volta e buscar novas soluções, com alto espírito empreendedor. É hora de iniciativa máxima. Iniciativa para gerar produtos aos novos tempos. Para atender a necessidades autênticas da sociedade. Para criar formas de incrementar qualidade, melhorar a produtividade, conservar/economizar dentro dos novos paradigmas. Iniciativa para contribuir ativamente ao processo de construção de um mundo cada vez melhor, em linha com os valores dos novos tempos.

Valores que privilegiam o ousar, o experimentar, o assumir riscos inerentes ao novo. Valores que abominam a rotina burocratizante. Valores que enfatizam a importância da flexibilidade, da abertura, da ousadia de ser diferente, da valorização da imaginação, da exploração de possibilidades.

É tempo de enfrentar o ambíguo e o desconhecido sem medos. Sem tentar super simplificar buscando driblar o complexo. É tempo de criatividade e de soluções refinadas, até revolucionárias. É tempo de soluções inéditas para desafios também inéditos. 

Hoje, mais do que nunca, não podemos nos acomodar, dormir sobre os louros. Mesmo porque mudanças repentinas sempre poderão alterar as condições externas significativamente, mudando toda a base do que foi conquistado... É preciso fortalecermo-nos o tempo todo, a fim de estarmos sempre prontos para os desafios que estão por vir. 

Atualizando-nos constantemente, desenvolvendo habilidades essenciais para o amanhã, aperfeiçoando-nos tanto profissionalmente como a nível pessoal. E, principalmente, sem esperar estímulos e orientação que venham de fora. Nunca foi tão importante adotar uma postura de busca e auto desenvolvimento.

É tempo de dar um salto à frente como ser humano, como indivíduo. Mas é tempo também de trabalho em equipe, ajuda mútua. Tempo de cooperação e alianças. De generosidade no ar, no oferecer ao outro, quebrando círculos viciosos que mantém as pessoas isoladas. É hora de dar o primeiro passo.

É tempo de somar e multiplicar, de agir harmoniosamente como uma equipe autêntica de amigos e irmãos. Numa união na qual não há espaço para ações subterrâneas, politicagem, cinismo, ceticismo, críticas destrutivas, defensividade, desconfianças, falsidade, falta de ética e espertezas.

É tempo de respeito humano e muito diálogo. Tempo de gerar novas forças, colocando em prática o que de mais nobre e positivo temos dentro de nós. De sermos construtivos e nutrientes. Com humor, otimismo, boa vontade e prazer. Realmente desfrutando e valorizando cada pequena coisa do dia-a-dia.
É preciso estar acima das mesquinharias do dia-a-dia e buscar uma ordem maior. Um desenvolvimento harmonioso e equilibrado de todos, balanceando valores humanos e qualidade de vida com realizações econômicas. É preciso rever missões e objetivos. É preciso perguntar-se mais freqüentemente: “Por quê?”, “Para quê?”; “O que estou fazendo para ajudar a melhorar o que está a nossa volta?”.

Vivemos hoje uma era na qual a força de cada pessoa, de cada ser humano, é crucial para a evolução da sociedade. Temos, cada um de nós, nesse sentido, uma enorme responsabilidade.

É preciso influir no ambiente, em vez de sermos oprimidos por ele. Construir em vez de apenas reagir passivamente àquilo que ocorre à nossa volta. É tempo de visualizar o que se quer construir e buscar sua efetiva concretização.

É tempo de transformar, buscar novas realizações. De caminhar à frente. De agir, realizar, fazer acontecer.

 É tempo de crescer e criar.

 De Renascer.

 De Renascer a cada dia.












Nenhum comentário:

Postar um comentário