quarta-feira, 6 de março de 2013

FUNDAMENTOS DA UMBANDA





A Umbanda, religião ligada aos Orixás e a natureza, tem como fundamentos a utilização de elementos da natureza, que são “regidos” pelos Orixás. Os elementos são : AR, TERRA , FOGO, ÁGUA.
Estes elementos podem estar reunidos ou não em diversos rituais umbandistas, no intuito de manipulação de energias. Em todo Universo, temos o Prana ou Éter Vital, que é energia essencial para a manutenção da vida em vários níveis energéticos.
O Prana é absorvido pelos elementos da natureza e por nós direta ou indiretamente a respiração, o “banho” de sol, a alimentação adequada, são alguns dos meios desta absorção energética.
 Nos rituais da Umbanda, podemos manipular, então os elementos da natureza e o Prana, através de vários rituais.
Alguns exemplos : A vela votiva – Temos os elementos Fogo, Ar, Água e Terra. O Fogo consome o Ar e a resina da vela (Terra) e transforma a Água, contida na resina da vela, em vapor.
Isto apenas falando materialmente deste ritual, sem contar o aspecto religioso e mágico A defumação – Temos o Fogo, Ar, a Terra e a Água envolvidos. Na Água e a Terra, estão contidos nas ervas defumadas.
Como podemos constatar, estes elementos estão sempre presentes nos rituais, sendo essenciais para o bom êxito de cada ação ritualística.
A magia, contida em muitos rituais umbandistas, tem a necessidade de elementos materiais de ligação entre a matéria e o plano espiritual. Devido às nossas necessidades materiais, precisamos nos equilibrar espiritualmente, usando elementos materiais. O plano espiritual, então, fazem-nos utilizar de rituais utilizando a matéria, ou seja, aquilo que temos em mão Os ciclos da natureza e os astros influenciam a vida de todos os seres vivos, aqui na Terra, pois regulam toda a vida, trazendo o equilíbrio.
 Devemos entender o máximo possível sobre estas influências, pois é de grande importância, obter o melhor resultado na extração e manipulação energética.




                                      SOBRE A UMBANDA
"Não cobrar, não matar, usar o branco, evangelizar e utilizar as forças da natureza - eis a Umbanda". (Moab Caldas)

Um comentário:

  1. Já li inúmeros livros sobre a umbanda e recomendo para todos que buscam conhecimento o livro Umbanda Pés no Chão, psicografado pelo ser de luz Ramatis.

    ResponderExcluir