terça-feira, 19 de março de 2013

O ATENDIMENTO AO PÚBLICO NA UMBANDA






Pela dialética da Doutrina Umbandista, é preciso respeitar todo e qualquer grau consciencial inerente a qualquer ser humano. Por isso a Umbanda tende a ser Universalista e procura criar oportunidades para que todos possam caminhar na senda da evolução espiritual.

As oportunidades se fazem sensíveis através da prática da Caridade Verdadeira que se manifesta pela orientação precisa dada pelas entidades militantes no Movimento Umbandista àqueles que buscam sua ajuda nos momentos de aflição e dor.

Da mesma forma, na medida que solucionam suas questões mais prementes, mesmo materiais, os consulentes recebem a semente viva da espiritualidade e da fé, calcada na razão e sentimentos equilibrados.

O contato direto com as Entidades incorporadas predispõe os consulentes a reflexão sobre suas próprias vidas e oferece à adoção de uma postura mais responsável perante sua existência, à medida que introduz visão mais próxima da realidade, tanto material como espiritual.

As Entidades que se apresentam na Umbanda vêm personificar a Simplicidade, a Pureza e a Sabedoria, em nome de Oxalá - O Cristo Jesus - o Tutor Máximo do Planeta Terra. Através de seus conselhos, exemplos e mesmo na movimentação das forças naturais, conseguem acender a chama da Fé, no coração dos consulentes que procuram os Templos de Umbanda.

A partir da fé e da razão incutem, gradualmente, na coletividade planetária, a compreensão dos mecanismos da reencarnação, das Leis Cármicas, das atrações por afinidade e sintonia e ensinam-nos os meios para caminhar seguramente em direção a nossa própria essência espiritual.

A Umbanda ensina que sem Caridade não há salvação e que não se deve esperar a iluminação sem se desvencilhar do egoísmo, da vaidade e do orgulho. O caminho preconizado é o da Humildade e da Pureza. Uma via longa e penosa quando se pretende sair da ilusão e, realmente, partir para a conquista destes altos valores do espírito, capazes de nos libertar do obscurecimento consciencial a que estamos submetidos.

Tão difícil é esta via que seria praticamente impossível atingir estes objetivos sem o concurso dos Mestres da Simplicidade, da Humildade e da Pureza, transfigurados nas entidades que baixam nos terreiros de Umbanda.

Pela nossa condição moral não haveria como estes Mestres chegarem até nós a não ser pela mediunidade









Cartilha de Orientações - AELA

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Solange

    Nós é que agradecemos o seu interesse, com relação as palestras nos últimos anos apenas ministramos palestras para o pessoal interno da corrente, mais estamos pensando em fazer algo para a assistência também. Quanto a cartilha de orientações da AELA, esta cartilha contém em seu conteúdo muitos assuntos de ordem interna ( orientações para médiuns de incorporação, cambonos , etc), os assuntos de ordem geral estou postando aos poucos para que nossos irmãos de assistência possam usufruir deste conhecimento.
    Qualquer dúvida estou a disposição, um grande abraço.
    Giancarlo

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada pela orientação. Seria muito bom poder frequentar palestras de doutrina na casa. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho a impressao de tudo que acontece na aela é muito fechado, e outrad pessoas que procuram a casa tem a mesma impressao. Tantas pessoas que querem entrar na corrente para praticar a caridade e nao conseguem porque precisam esperar um convite especial. qual seria o critério??por melhor intencionado que vc esteja, por mais dedicado a causa que seja, simpleamente nap basta querer entrar na cotrente? Tanta gente que quer estudar a umbanda como ela é praticada na aela ( de forma pura, sem influencias ou com poucas do candomblé) e nao pode saber pq as cartilhas sao internas e p entrar na corrente so se vc for escolhido em um momento de iluminacao...a impressao que da é de uma sociedade fechada e que a assistencia embora seja fundamental, nunca tera acesso a nada. resta-nos observar e ir embora....se quiser entrar em outras correntes os sites dos terreiros dao todas as orienatacoes sobre como proceder. sou contra a massificacao dos terreiros e concordo que quem acolge todo mundo nas correntes perde o controles,mas acho muito desistimulante a forma como a aela recebe quem quer trabalhar com a umbanda pura e acho que tudo é muito fechado.

    ResponderExcluir
  5. Olá meu irmão ou irmã ? Seria interessante você assinar seu comentário.
    Primeiro quero agradecer sua visita neste espaço bem como seu comentário.
    Na verdade meu irmão na AELA procuramos ser o mais claro possível no que concerne a forma de atendimento aos consulentes, as normas e regras para a prática dos trabalhos e a própria postura dos membros da corrente.
    Nestes quase 40 anos de existência o retorno que temos recebido da assistência que comparece a nossa casa é o melhor possível, e é isto que nos faz crer que seguimos em um caminho correto.
    A fé e a disciplina aliada a boa vontade, humildade e orientação de nossos mentores espirituais Preto Velho Nhô Benedito e Caboclo Pena Branca nos balizam para a realização destes trabalhos espirituais.
    Quanto da entrada na corrente, seguimos as mesmas regras a muito tempo, no qual o irmão deverá comparecer assídua e continuamente aos trabalhos nas sextas feiras e demosntrar seu interesse de ingressar a corrente passando seu nome ao Chefe Material Sr. Jeferson, que levará aoconhecimento dos guias espirituais, aguardando o pronunciamento dos mesmos.
    Continue se dedicando e comparecendo com sua fé a nossa casa isto com certeza é o mais importante, pois os irmãos não sabem que muitas vezes são tão utilizados na assistência quanto os irmãos que fazem parte da corrente interna. As entidades se utilizam das energias para ajudar a todos que comparecem a casa.
    Com relação ao material para estudo, posso lhe garantir que neste espaço, bem como em nossa biblioteca ira encontrar material farto para aprimorar seu conhecimento.
    Espero ter sido útil, e me disponho a dúvidas se precisar, obrigado novamente por frequentar este espaço bem como fazer parte de nossa assitência.
    Você é muito importante para nós.
    abraços
    Giancarlo

    ResponderExcluir
  6. Peço perdão se fui indelicado e agradeço a orientação. Acho que levei azar ao peguntar para outra pessoa na casa sobre a entrada na corrente e acabei com uma imagem errada de acordo com a resposta que tive. obrigado por sua paciencia em orientar e mais uma vez desculpe.

    ResponderExcluir