terça-feira, 9 de setembro de 2014

ARUANDA



O céu e o inferno habitam dentro de nós mesmos segundo o pensamento espírita. Não é diferente para os desencarnados: toda paisagem na dimensão extrafísica está diretamente relacionada com o estado íntimo daqueles que nela habitam.

Aruanda é um termo utilizado como sinônimo de plano espiritual, simplesmente, ou como denominação da colônia espiritual que constituía a morada de espíritos de grande elevação conhecido como pais velhos.

Simbolicamente, portanto, Aruanda remete à iluminação interior, à integração com o cosmos: quem consegue chegar lá é porque está sintonizado com as forças superiores da vida. Para que se faça a ‘Aruanda na Terra”, conforme convoca Pai João, é necessário que o homem não só deseje, mas trabalhe efetivamente por um mundo melhor. É somente aprendendo a reconhecer o valor do trabalho, da dedicação genuína ao bem, sem jamais perder a simplicidade, como fazem os pretos velhos que o ser humano poderá atingir a libertação da consciência e a felicidade almejada.

Não adianta ser religioso de carteirinha ou espírita “de profissão” se o indivíduo não se dedicar a um ideal, não trabalhar nem se envolver. Ainda estamos distantes do mundo dos espíritos puros. A roupagem de preto velho utilizada por alguns espíritos é significativa, pois evoca a necessidade de sermos simples e, como os escravos no passado, trabalharmos persistentemente pela nossa libertação espiritual.

Acorda, meu filho tem gente dormindo demais por aí. Você não acha, meu filho, que esse sono todo é um processo de fuga ou preguiça disfarçada? Às vezes preto velho vê meus filhos reclamarem das coisas: que estão difíceis, que a vida está cada dia mais dura e os negócios não correspondem aos investimentos realizados por vocês.

Mas, veja bem, meu filho, dormindo desse jeito você vai perder enormes oportunidades. Quem quer vencer na vida não entrega seus negócios para outros administrarem. Estude as atitudes dos vencedores e você poderá ver que cada um deles assumiu por si mesmo a atividade na qual se destacou.

Acorde enquanto é tempo, pois, quando você ficar velho, o tempo precioso já terá passado, e tempo, meu filho, é algo que nunca volta, assim como oportunidade perdida jamais retorna. Tudo pode se renovar, mas nada se repete em condições idênticas. Comece o dia cedo, dando exemplo àqueles que lhe são subordinados.

Não adianta reclamar que é difícil ou que está cansado. O corpo físico foi projetado por Deus para se reerguer diariamente após um período de oito horas de sono. Se você não consegue se manter acordado depois disso, é porque algo está errado. Pense bem e veja se você não está fugindo indefinidamente de algo. Talvez seu corpo se enclausure no sono como fuga dos deveres que lhe competem.

Há quem durma também diante da vida, deixando as oportunidades de progresso passarem. Desgastam se na juventude, abusando de seus próprios limites, e depois, quando o outono da vida chega, lamentam o tempo perdido.

Hoje, meu filho, a vida mudou e ninguém poderá deixar o tempo passar indefinidamente sem arrepender se logo. Cuidar das coisas espirituais enquanto é tempo é questão de sabedoria. Portanto, acorde da letargia espiritual e defina se imediatamente. Não se pode ficar dormindo enquanto o mundo gira cada vez mais rápido rumo a um futuro de realizações.

De modo análogo, há aqueles que esperam cair do céu a tão sonhada felicidade... Acham que seu príncipe encantado ou a princesa de seus sonhos virá miraculosamente acordá-los a qualquer hora. Esperam tanto que deixam de perceber que estão sonhando, e sonhos só são possíveis, meu filho, quando a gente dorme.

Acorde e aprenda logo que a felicidade não cai do céu.

Ninguém vai descobrir você escondido aí, em seu cantinho particular e, com um passe de mágica, apaixonar se.

Saia para viver e mostre se, apareça, brilhe e invista em si mesmo. O mundo transformou se muito nos últimos séculos, e você dormiu demais em seu sonho e fantasia. Cuidado para que, quando acordar, não se encontre num pesadelo diante da realidade. Sonhos e ideais são muito bons, mas somente agindo é que os meus filhos poderão realizar qualquer empreendimento e encontrar satisfação na vida. Ninguém vive apenas de sonhos e ideais. E preciso que meus filhos tomem atitudes e parem de mascarar e desculpar sua omissão.

Assuma uma postura agressiva e de coragem diante da vida e não se entregue ao sono da alma, pior do que o sono indefinível daqueles que fogem da responsabilidade.

Acordar é ser agressivo e romper com o ócio, é ser arrojado no mundo, assumindo atitude de vencedor na vida. É ser ativo, pró ativo, e não se entregar à fuga da consciência. Até os mortos já se levantaram, meu filho, e trabalham o tempo todo por que você continua deitado e dormindo?

















Sabedoria de Preto Velho

Robison Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário