As sequelas espirituais
deste período de repressão e humilhação são subestimados .Durante muitos anos de
trabalho em grupos mediúnicos nos deparamos, muitas vezes, com espíritos que em
sua última encarnação foram negros escravos no Brasil. São, em quase sua
totalidade, grupos relativamente grandes, unidos por experiências de extremo
sofrimento moral e físico.
Como de praxe nesses
casos, algozes e vítimas permanecem aprisionados na atmosfera psíquica de suas vivências,
recapitulando-as incessantemente. Ao dialogarmos com esses irmãos, em meio ao
ódio e ao desespero encontramos também uma imensa prostração das forças morais,
uma tristeza profunda nascida da desesperança. Essas experiências nos fizeram
perceber quão subestimada é a herança espiritual da escravidão no Brasil.
Uma rápida incursão na
literatura um pouco mais especializada e para além dos livros escolares já nos dá uma noção das proporções
do problema. Na literatura espírita, “Brasil, coração do mundo, pátria do
Evangelho”, também permite entrever a gravidade dessa questão.
É desnecessário nos
alongarmos sobre a posição da Doutrina Espírita quanto ao tema da escravidão,
mas apenas como exemplo, vejamos a questão 831 de “O Livro dos Espíritos”:
Pergunta: A desigualdade
natural das aptidões não coloca certas raças humanas sob a dependência das
raças mais inteligentes?
Resposta: Sim, mas para
que estas as elevem, não para embrutecê-las ainda mais pela escravização.
Durante longo tempo, os homens consideram certas raças humanas como animais de
trabalho, munidos de braços e mãos, e se julgaram com o direito de vender os
dessas raças como bestas de carga. Consideram-se de sangue mais puro os que
assim procedem. Insensatos! Nada veem senão a matéria. Mais ou menos puro não é
o sangue, porém o Espírito. (361-803)
Porém, é oportuno lembrar
que o nascente movimento espírita brasileiro, através de suas instituições e representantes
ilustres tais como Adolfo Bezerra de Menezes e Francisco Leite de Bittencourt
Sampaio, contribuiu para o movimento abolicionista. Por exemplo, A. B. de
Menezes, em se referindo à escravidão, pergunta:
“Pode haver paz e
felicidade para as famílias enquanto guardarem elas em seu seio essa cratera
ardente que lhes requeima sempre a flor da inocência e da virtude de seus
filhos?”
“Substituir o regime da
liberdade, dom divino, pelo da escravidão, abuso da força sobre a fraqueza,
menos não é do que contrariar o código de leis absolutas; a nós compete pôr,
fielmente, em execução este código”
(Reformador, 01 de janeiro
de 1887).
Mas, se nós espíritas
contribuímos para a extinção da escravidão no plano encarnado, temos
contribuído igualmente para a devida cura de suas sequelas espirituais? Nossas
reuniões mediúnicas tem acolhido fraternalmente esse particular grupo de
Espíritos? Temos coração e entendimento abertos às suas histórias de vida?
Receio que, via de regra, o preconceito e a desconfiança ainda permeiem o
atendimento a esses irmãos.
Neste aspecto, como em
muitos outros, ainda não nos portamos a altura da doutrina que ora professamos,
permitindo que a discriminação que ainda grassa na sociedade contamine a seara
espírita.
Refletindo sobre as causas
dessas dificuldades penso que ao menos uma delas seja o receio, consciente ou não,
de sermos confundidos com adeptos das religiões e cultos de origem africana.
Como sabemos, é grande ainda a confusão na sociedade em geral a esse respeito.
Ora, tal receio não deveria ser maior que o de sermos rotulados de católicos ou
protestantes, mas, no entanto, creio que os Espíritos de padres e pastores desencarnados
não sejam objeto de semelhantes prevenções quando comparecem à maioria das
tarefas mediúnicas.
Particularmente neste
momento de transição espiritual urge estarmos atentos a todo o bem que possamos
realizar. E os espíritas têm muito a contribuir para a quitação dessa dívida
moral coletiva, que onera tão pesadamente a psicosfera do Brasil.
Para os que ainda veem a
Umbanda como uma seita estonteada e falseada em seu conjunto doutrinário e religioso,
usaremos as palavras do Senador francês Saint-Etienne, do Partido Espírita, em
1868, numa petição encaminhada ao Senado Francês:
“O Espiritismo (nota do
autor: aqui, leia-se também: A Umbanda) é uma ideia que se infiltra sem ruído
e, se encontra numerosos adeptos, é porque agrada. Jamais fez reclames nem
quaisquer exibições; forte pelas leis naturais, nas quais se apoia, vendo-se
crescer sem esforços, nem abalos, não vai enfrentar ninguém, não vai violar nenhuma
consciência. Diz o que é e espera que a ela venham!”
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