quinta-feira, 19 de julho de 2012

EVITAR SITUAÇÕES NEGATIVAS




 



Um desafio constante, com o qual o ser humano se defronta no cotidiano, é conseguir se comunicar satisfatoriamente com aqueles que vivem à sua volta.
Estamos em contato, no dia-a-dia, com as mais diferentes pessoas, e precisamos saber conviver adequadamente com elas, para evitar transtornos, mal entendidos, ou até carmas mais densos. Porém, o desafio maior de todos está vinculado a alguém com quem temos de lidar a cada momento de nossa existência: a nossa própria pessoa.
Como nem sempre os resultados de nossas atitudes correspondem às nossas expectativas, acabamos por nos colocar negativamente, reagindo com uma série de comportamentos desagradáveis - e até mesmo comprometedores - a situações que poderiam ser tratadas de forma tranquila e, portanto, mais positiva.
Assim, nos rebelamos, ficamos irados, fazendo escolhas impensadas e acreditando que não temos responsabilidade direta no que se passa em nossas vidas, sem percebermos que apenas uma pequena porção daquilo que acontece conosco não é de nossa responsabilidade. Todo o resto está relacionado com a forma como agimos e reagimos ao que nos acontece.
Na verdade, não temos controle sobre apenas uns dez por cento das coisas que nos envolvem. Por exemplo, não podemos impedir que a empresa nos demita, que o namoro termine, que alguém adoeça, entre outras possibilidades tão infelizes.
Porém, é preciso reconhecer que, muitas vezes, essas situações foram determinadas pelo nosso próprio comportamento. Se dez por cento do que nos acontece não dependem de nós, somos nós mesmos que determinamos os outros noventa por cento daquilo que irá suceder, a partir das nossas ações e reações. Como então reagir às situações adversas? Gritando, se descabelando, ficando estressado, transtornado? Agindo assim, acabam de vez as possibilidades de emprego, de amor, ou até de boa saúde.
Agir e reagir apropriadamente às circunstâncias negativas, tentando compreendê-las e aprendendo a evitá-las, faz nossa vida ficar mais leve e produtiva.

Fonte: www.vidaeestilo.terra.com.br/esoterico

Nenhum comentário:

Postar um comentário