Como Surgiu?
Todos sabem que temos a liberdade de escolher a religião que queremos seguir, pois no Brasil há liberdade religiosa. Mas, poucos sabem a quem devemos esse direito de ser espíritas, umbandistas, protestantes ou esotéricos. Sim, a emenda da liberdade religiosa custou muito trabalho e muita astúcia ao grande escritor e amante da cultura popular Jorge Amado.
Ele a preparou, porque viu a violência desmedida com que eram atacados os valores culturais vindo da África. Tentavam de todas as maneiras exterminar, tradições, costumes, deidades, línguas tribais, enfim crenças de nosso povo. Jorge Amado conviveu com Ialorixás, babalaôs, ogans, ekedes, enfim gente do axé. Os viu espancados e presos.
Em 1946 no Ceará, viu protestantes serem saqueados por um grupo de fanáticos com um cruz à frente. Então escreveu a emenda da liberdade de culto e saiu em busca de quem assinaria junto com ele. O primeiro foi Gilberto Freire (autor de Casa Grande e Senzala), e depois mais de oitenta parlamentares, de Otávio Mangabeira a Nestor Duarte, a assinaram.
Com a aprovação da emenda, a liberdade de culto tornou-se Lei. Foi na Constituição Democrática de 1946 .
Nenhum comentário:
Postar um comentário