quinta-feira, 27 de março de 2014

CABOCLOS - FORTALEZA E SIMPLICIDADE



Os caboclos de Nossa Umbanda, de modo genérico, são entidades possantes, envolventes, magnéticas, e portanto, muito procuradas, mormente nos casos que requerem energia. Podemos dizer que, a um nível mais externo e místico, que essas entidades ajudam, mas procuram sempre ensinar as pessoas a serem simples, fortes e decididas, ou seja, procuram ensinar a pescar e não simplesmente fornecem o peixe a qualquer hora.

Os caboclos em geral, se apresentam de forma ereta e além dessas atuações visíveis, a nível Astral as entidades que no terreiro se apresentam como caboclos possuem a maior corrente espiritual na Umbanda pois, dos sete Orixás ou linhas espirituais, cinco dessas linhas no aspecto sincrético se apresentam como caboclos.

Os caboclos de Oxalá transmitem mensagens que visam direcionar a humanidade para as grandes verdades espirituais pois, como ensina a doutrina oriental a matéria é ilusão, é apenas um estado transitório que presenciamos para que possamos aprimorar nossas almas. A única realidade absoluta é o espírito.

Os caboclos de Ogum, trazem mensagens de ânimo, coragem, bem como eliminam certas correntes negativas que atribulam as pessoas e que causam doenças a nível físico e psíquico. Ogum é o vencedor de demandas, é a corrente espiritual que impulsiona a humanidade para a evolução infinita.

Oxossi é o senhor da doutrina, o catequizador das almas, e seus caboclos manipulam com destreza as energias naturais, trazendo a cura do corpo e da alma, e acima de tudo, procuram despertar a  humanidade para a ética que proporciona a harmonia.


O caboclos de Xangô, quando incorporam em seus médiuns, predispõem os consulentes para a fortaleza inquebrantável que, proporciona a consciência de que somos capazes de vencer nossas mazelas. Além disso como o Orixá Xangô é associado com o poder de justiça, esses valorosos caboclos com suas poderosas falanges, afastam correntes de ódio provenientes de espíritos revoltosos e procuram germinar a misericórdia no coração dos humanos.










Nenhum comentário:

Postar um comentário