quinta-feira, 13 de março de 2014

O QUE É ESPIRITUALIZAR-SE






Espiritualizar-se é ir à Igreja?

Ir à igreja somente para lá estar presente não é se espiritualizar. Espiritualizar-se é uma tarefa diária, um misto de estudo e busca pessoal. Se a pessoa é católica, ela pode buscar nas lições do Cristo o guia para sua vida, lendo também as fascinantes biografias dos santos, que exemplificaram de forma tão sublime os ensinamentos do Médico de nossas Almas.
Quem não se emociona com a linda história de Francisco de Assis, que exercitou todos os ensinamentos do Cristo durante a sua sublime estada na terra.
Frequentando a igreja você receberá o benefício das energias positivas que lá são irradiadas, bem como o auxílio de espíritos que lá atuam.
Contudo, a intensidade do benefício recebido é diretamente proporcional ao estado daquele que busca ser ajudado, sendo imprescindível sua vontade de melhorar!!!

Espiritualizar-se é frequentar centros espíritas e tomar passe?

O centro espírita possui um trabalho mais OSTENSIVO em relação à ajuda espiritual. Temos também outro aspecto, se a pessoa frequenta um lugar como esse é porque acredita no outro lado da vida. Isso facilita no auxilio espiritual.
Nos centros espíritas os médiuns conversam, nas tendas umbandistas os pretos velhos e caboclos pacientemente ensinam. São dadas palestras e dificilmente somente o passe é recebido.
Tudo aquilo que é ouvido vai para o arquivo mental e os espíritos tudo fazem para influenciar na reforma interior. Porém, somente no recôndito do coração é que pode ser verificado se ocorre ou não a espiritualização. Ela está mais vinculada à mudança interior do que o lugar frequentado.

Espiritualizar-se é fazer trabalhos de caridade?

Aqueles que ajudam são ajudados. No pão, no carinho ou no estudo dado àqueles que nada têm, a alma se eleva e se purifica no ato de amor ao próximo.
Contudo, se espiritualizar é "dar com a mão direita sem que a esquerda saiba", isto é, fazer sem pedir nada em troca. É não ter orgulho ou vaidade do que faz. É fazer por fazer, é ajudar porque erguer o irmão que sofre é tão importante quanto se alimentar ou trabalhar.

Espiritualizar-se é fazer Tai Chi Chuan, Meditar ou fazer Yoga?

A meditação é, sem dúvida, o caminho para o encontro. Aqueles que conseguem se abster do pensamento e buscar Deus, encontram uma felicidade diferente.
Meditação exige disciplina, mudança de hábitos, melhora interior. Meditar somente está longe de se sentar e ficar parado. Buscar a meditação é buscar se espiritualizar. Não é o único caminho, mas é um deles.

Concluindo: para os católicos, espiritualizar-se significa se evangelizar, para os budistas, é iluminar-se, para os espíritas é purificar-se. Modificam-se as palavras e os ensinamentos, mas o objetivo é o mesmo. Caminhemos então juntos, ajudando sempre, que não tardará a transformação de cada um e do ambiente a nossa volta.

Espiritualizar-se, enfim, é buscar de qualquer forma libertar-se das ilusões temporárias da vida, renunciando ao irreal para viver na plenitude da realidade do espírito.

Acredito também ser muito importante estudar as doutrinas espiritualistas. O espiritismo tem uma base muito sólida e todos que o "buscam" deveriam ler o "Livro dos Espíritos", de Alan Kardec. A leitura dessa maravilhosa obra evita os erros básicos e a mistificação, tão bem exploradas por ele.

Se a maioria dos que vivem aqui, junto de nós, aceitassem a Lei do Karma e a Reencarnação, acredito que as coisas seriam diferentes.

O espírito que aceita essas duas leis básicas já se prepara para a vida maior, melhorando-se continuamente, sem agressão, porque sabe que o amanhã existe, e ele é consequência do hoje, e o hoje é consequência do ontem.

Haverá um dia em que a espiritualização não terá mais o rótulo religioso. Os filósofos, os cientistas, os artistas, todos buscarão a espiritualização com as suas respectivas "tendências", não mais competindo, somente completando.

Os templos serão erguidos para os adeptos afins com a "forma" de se encontrar com Deus e todos se respeitarão mutuamente, porque sabem que se encontraram no topo da montanha, onde o Cristo aguarda a todos nós.

Espiritualizar-se também é respeitar todas as formas de expressão da divina presença.











            Gustavo Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário