Fernando de Bulhões
(verdadeiro nome de Santo Antônio), nasceu em Lisboa em 15 de agosto de 1195,
numa família de posses. Aos 15 anos entrou para um convento agostiniano,
primeiro em Lisboa e depois em Coimbra, onde provavelmente se ordenou.
Em 1220 trocou o nome para
Antônio e ingressou na Ordem Franciscana, na esperança de, a exemplo dos
mártires, pregar aos sarracenos no Marrocos. Após um ano de catequese nesse
país, teve de deixá-lo devido a uma enfermidade e seguiu para a Itália.
Indicado professor de
teologia pelo próprio são Francisco de Assis, lecionou nas universidades de
Bolonha, Toulouse, Montpellier, Puy-en-Velay e Pádua, adquirindo grande renome
como orador sacro no sul da França e na Itália. Ficaram célebres os sermões que
proferiu em Forli, Provença, Languedoc e Paris. Em todos esses lugares suas
prédicas encontravam forte eco popular, pois lhe eram atribuídos feitos
prodigiosos, o que contribuía para o crescimento de sua fama de santidade.
A saúde sempre precária
levou-o a recolher-se ao convento de Arcella, perto de Pádua, onde escreveu uma
série de sermões para domingos e dias santificados, alguns dos quais seriam
reunidos e publicados entre 1895 e 1913. Dentro da Ordem Franciscana, Antônio
liderou um grupo que se insurgiu contra os abrandamentos introduzidos na regra
pelo superior Elias.
Após uma crise de
hidropisia (Acúmulo patológico de líquido seroso no tecido celular ou em
cavidades do corpo). Antônio morreu a caminho de Pádua em 13 de junho de 1231.
Foi canonizado em 13 de maio de 1232 (apenas 11 meses depois de sua morte) pelo
papa Gregório IX.
A profundidade dos textos
doutrinários de santo Antônio fez com que em 1946 o papa Pio XII o declarasse
doutor da igreja. No entanto, o monge franciscano conhecido como santo Antônio
de Pádua ou de Lisboa tem sido, ao longo dos séculos, objeto de grande devoção
popular.
Sua veneração é muito
difundida nos países latinos, principalmente em Portugal e no Brasil. Padroeiro
dos pobres e casamenteiro, é invocado também para o encontro de objetos perdidos.
Sobre seu túmulo, em Pádua, foi construída a basílica a ele dedicada.
Sincretismo de Santo
Antônio com Exu
Sabendo que a Umbanda,
segundo o Caboclo das Sete Encruzilhadas é “A manifestação do espírito para a
prática da caridade”, qual a principal função desempenhada pelos Exus nos
nossos Templos, Terreiros, Casas ou Centros?
Na Umbanda o Exu é uma
Entidade (espírito) que cuida da Segurança da Casa e de seus Médiuns. Todas as
religiões tem Entidades que cumprem esse papel, só muda o nome. Um bom exemplo
disso são as comunicações recebidas por Chico Xavier e Divaldo Franco mostram a
existência desses espíritos trabalhando também no Plano Astral.
A reunião de Exu ou Gira
de Exu tem como finalidade descarregar os médiuns e os consulentes. Unindo suas
energias eles são capazes de entrar em contato e orientar mais facilmente com
espíritos que ainda não encontraram um caminho.
Estes espíritos vivem
entre os encarnados, prejudicando-os, obsedando e até mesmo trazendo-lhes um
desequilíbrio tão grande que são considerados loucos. Para este trabalho eles
necessitam muito de nosso equilíbrio e de nossa energia. Nosso equilíbrio é
utilizado por eles no momento em que as entidades sofredoras se manifestarem
com ódio, rancor, raiva, para que tenhamos bons pensamentos e sentirmos
verdadeiro amor e harmonia para que desta maneira as desarmemos e não as
deixemos tomar conta da situação e, quem sabe, até as persuadir a mudarem de
caminho libertando-se assim do encarnado ao qual está ligada; nossa energia é
utilizada em casos em que estas almas estão sofrendo com o desencarne, tristes,
com dores, humilhadas, desorientadas, assim eles transformam as nossas energias
em fluidos balsâmicos que as ajudam, em muito, na sua recuperação.
Muitas destas almas
desorientadas não conseguem nem se aproximar dos Terreiros de Umbanda, pois os
Exus da Tronqueira ficam encarregados de fazerem uma triagem liberando a
passagem apenas dos espíritos que eles percebem já estarem prontas para o
socorro, ou seja, prontas para seguirem um novo caminho longe do encarnado ao
qual estava apegada.
Este trabalho de separação
é feito por eles com muito empenho e seriedade e será muito melhor sucedido se
o encarnado der continuidade ao mesmo, quando menos melhorando os seus
pensamentos e se livrando da negatividade e do medo.
FILME - SANTO ANTONIO O GUERREIRO DE DEUS
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