Entidade é o nome dado a
todos os espíritos que estão em uma faixa de vibração astral, boa para o
trabalho na Umbanda.
Conforme seu grau de
evolução espiritual, esses espíritos são levados a fazer parte de uma falange
(agrupamento de espíritos), a fim de atuarem, aprenderem e evoluírem
espiritualmente. Lá eles permanecem até a possível volta para uma reencarnação
ou a evolução para um plano espiritual superior.
Falange é um agrupamento
de mais de 400 mil espíritos, que atuam em um determinado plano espiritual, ou
seja, em uma determinada faixa de vibração.
Existem entidades de Alta,
Regular e Baixa, faixa vibratória, e por isso elas se dividem em vários grupos:
Falangeiros de Orixá, Caboclos, Pretos Velhos, Exus, Pomba-Giras, Ibeijadas e
demais entidades que atuam de formas diversas. Cada falange recebe o nome de
seu chefe e cada espírito dentro desta falange, atende por este mesmo nome.
Quando um médium trabalha
com uma determinada entidade, ele não trabalha com um único espírito. O que
ocorre é que todos os espíritos que constituem aquela determinada falange, têm
uma única tônica de vibração com a qual penetram na faixa vibratória do médium,
à razão de um por segundo, mantendo assim a sintonia durante todo o período que
dura uma comunicação. Em outras palavras, os espíritos não trabalham
isoladamente, mas "em falange", todos numa única vibração.
Embora não seja muito
comum, é possível acontecer que um mesmo espírito, embora seja uma só vibração,
venha em diversas falanges, com diferentes nomes, conforme sua missão
espiritual. Um espírito de certo grau de evolução pode se desdobrar na
vibração, ou seja, aumentá-la ou diminuí-la, obviamente que dentro de um certo
limite preestabelecido.
Desta forma, essa entidade
pode se apresentar ora numa faixa, ora em outra. Por exemplo: se ela atua
normalmente sob a linha do Oriente, pode num desdobramento de vibração,
apresentar-se na forma de um caboclo, embora conserve também suas
características essenciais.
Necessário também é,
compreender-se à diferença entre hierarquia terrena e evolução espiritual.
Algumas pessoas pensam que a posição hierárquica de uma entidade corresponde à
sua posição na vida física anterior. Isto não corresponde à verdade porque as
falanges não se agrupam conforme as raças ou costumes da vida terrena, mas sim
de acordo com o grau de evolução espiritual e afinidade vibratória.
Desta forma, um espírito
pode se apresentar, por exemplo, como um caboclo, apenas para ter um melhor
acesso a um médium e a seus consulentes.
Boa noite, Gian!
ResponderExcluirMuito obrigada pela riqueza do post, muito esclarecedor. Tenho uma dúvida em relação as falanges de orixás. Quando estudamos, aprendemos que não existe incorporação de orixás na umbanda, correto? Quem é ogum beira -mar, ogum sete ondas, ogum-iara?? São entidades?
Olá Solange
ExcluirEsta semana estarei efetuando uma postagem sobre o assunto, acredito que será esclarecedora.
Só para você entender rapidamente, nós Umbandistas acreditamos na seguinte formação:
Primeiro Deus acima de tudo e todos.
Segundo os Orixás Virginais, que são os sete espíritos puros e fazem ligação divindade suprema.
Terceiro os Orixás Originais, responsáveis pelos planetas , galáxias, sistema solar etc.
Quarto os Orixás Ancestrais responsáveis pelos espíritos do planeta terra , estes nós denominamos de Oxalá, Ogum, Oxóssi, Xango. Yorimá, Yori e Yemanjá.
Abaixo ainda temos os Orixas Menores 1ºplano ( 1º,2º e 3º grau), Guias 2º plano ( 4º grau) e Protetores 3º plano ( 5º, 6º e 7º grau).
Com relação a incorporação , os Orixás Menores raramente incorporam , dependendo da situação, do médium atuante e de outras situações.
Com relação a Ogum Beira-Mar, Ogum-Iara são Orixás Menores da Vibração de Ogum.
Como vê o assunto é complexo, não tenha pressa em entender tudo de uma vez só, aos poucos nós todos vamos aprendendo dia a dia.
abraços