sexta-feira, 7 de junho de 2013

UMBANDA DENTRO DO COTIDIANO




Como toda religião, a Umbanda tem como objetivos principais a eterna burilação do espírito, que está em constante evolução. A Doutrina Umbandista tem uma mensagem muito forte, preparando todos nós para que cada vez mais possamos ser melhores conosco e com o próximo. Então não basta sermos uma pessoa caridosa, bondosa, apenas dentro do terreiro. Devemos dar o nosso maior exemplo fora dele.
O umbandista não deve provar nada a ninguém, mas suas atitudes são muito observadas por todos, pois os que não conhecem a Umbanda em seus reais e verdadeiros fundamentos, acreditam que Ela não passa de puro fetiche, de religião sem doutrina, de militantes ignorantes que nada podem oferecer à sociedade atual.
Portanto o Umbandista de verdade deve mostrar com sua conduta e com suas atitudes os ensinamentos que recebe dentro do terreiro através de suas entidades espirituais. Através de sua conduta é que ele vai fazer com que pessoas de seu meio social reconheçam-no como pessoa de bem e estimule-as a procurar saber mais a respeito de sua Umbanda.
A principal missão das entidades espirituais na  atual fase do Movimento Umbandista é prestar a caridade. E por sua vez, a dos médiuns também deveria ser.
Existem muitas pessoas que se dizem umbandistas de fato e de direito, e que fora do terreiro têm uma conduta completamente contrária àquilo que pregam. Ora, devemos ser pelo menos coerentes com aquilo que falamos e fazemos, não podemos dizer: Faca o que eu falo, mas não faça o que eu faço”. Não podemos ir contra aquilo que acreditamos como real e verdadeiro. Aqueles que agem dessa forma é porque não têm nenhuma convicção no que fazem.
Os ensinamentos das entidades astrais devem ser aplicados diariamente em nossas vidas. O médium incorporante, provedor da incorporação semi-inconsciente deve registrar aquilo que seus mentores guardam em seus subconscientes durante as consultas, para que ele possa aplicar tais ensinamentos em sua própria vida. Seguramente as entidades astrais têm compromissos seríssimos no astral superior e quando “baixam” em seus terreiros sempre deixam uma mensagem, seja para os médiuns, seja para os consulentes. Suas atitudes e seus conhecimentos devem ser por nós aproveitados incessantemente na certeza que estamos agindo de forma mais correta possível.
A Umbanda não tem normas nem leis que inibam a liberdade de expressão de cada ser espiritual. Ela não proíbe ninguém de fazer isso ou aquilo, ela apenas nos mostra o caminho, e cabe a cada um de nós, segundo nosso próprio livre arbítrio, escolher por onde ir.
A Umbanda acredita na capacidade de cada ser espiritual escolher seu caminho, de saber o que realmente é ideal para cada um. É claro que às vezes necessitamos de alguns esclarecimentos, de alguém que nos diga o que deve ser feito, que nos mostre o caminho a ser seguido, mas nunca de forma imposta.

Infelizmente algumas pessoas dizem que a vida deve ser vivida intensamente, visando apenas o prazer, porque nós estamos aqui apenas à passeio. Acreditar em tal premissa seria acreditar que tudo o que fazemos é sem importância, que nada do que estamos fazendo nesta vida  valerá quando morremos, que tudo foi em vão.
Devemos ter ciência que nossa estadia no planeta como ser encarnado é uma bênção divina. Muitos seres perdidos e emaranhados em seríssimas confusões, mentais e astrais, aguardam ansiosos por tal oportunidade, visando melhorarem-se e desvincularem-se de débitos cometidos em vidas passadas.
Aos incautos afirmamos que nada acontece por acaso, e que você só está encarnado porque tem sérios compromissos a serem cumpridos, muitos credores baterão à sua porta. Então não se iluda que a vida é uma eterna diversão, que estamos aqui apenas para gozar dos prazeres da vida terrena. Há coisas muito sérias esperando por você, desperte para a realidade.
A doutrina de Umbanda tem a finalidade de ajudar as pessoas a enfrentarem os problemas do cotidiano com paz e serenidade, colocando em prática o que transmitido pelas Entidades. Nos revela de forma clara e simples, o modo ideal de encararmos a vida como ela é realmente.
A intenção das Entidades de Umbanda é fazer com que a vida das pessoas possa ser compreendida de uma forma melhor, que as pessoas não encontrem tanta dificuldade de entender as coisas que a ciência não consegue explicar.
Os Umbandistas não são melhores nem piores que ninguém. Não temos qualquer vocação para sermos “santos”. Queremos ser apenas o que somos, pessoas normais como todas as outras, que acreditam em um Deus e que acreditam na imortalidade do espírito. Dizemos isto porque muitas pessoas acham que ser religioso é ser santo, é privar-se das coisas boas da vida. Conversa mole!!!  Isto é pura preguiça, é falta de coragem de encarar a vida de frente. Alguns têm vergonha de dizerem que frequentam ou que são praticantes de alguma religião.
Acreditamos que a vida material é muito importante, mas ela não tem o menor sentido se não houvesse a vida espiritual.
Esta vida, não será a primeira e nem será a última. Quase sempre nos preocupamos muito com a vida material e esquecemos a vida espiritual. É bem claro para nós que quando desencarnarmos, não iremos levar dinheiro, carros, mansões ou qualquer outro bem material adquirido em vida.
O que será levado em conta é tão somente nossas ações, nosso comportamento quando encarnados. A nossa educação espiritual, seguramente, será nossa maior riqueza. Os Mentores do Astral Superior, segundo nossa conduta, irão nos direcionar à região ideal.
Por isso é que todos nós deveríamos dar maior importância ao nossa lado espiritual, nos educando espiritualmente.

Vamos nos tornar pessoas mais espiritualizadas. Vamos ser mais compreensivos, mais gentis, mais atenciosos com as pessoas. Isso só nos faz ficar mais próximos dos bons espíritos, das boas vibrações. Se você for uma pessoa mal-educada, estúpida, só vai se afinizar com espíritos grosseiros, pesados, com grau evolutivo muito baixo. O bom comportamento só nos aproxima de boas entidades.

       Essa mudança, seguramente, será para melhor.

       Vamos lá, não custa nada tentar!

       Você não vai se arrepender!










(Resumo– Umbanda ao Alcance dos Jovens – Domingos R M Neto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário