quarta-feira, 5 de junho de 2013

VOCÊ TEM ESPERANÇA





       Quem espera vive no futuro. Será este o seu caso? Você espera que um dia as coisas melhorem, que seu filho crie juízo, os outros reconheçam o quanto você tem valor, seu patrão melhore seu salário, e até Deus decida dar-lhe a paz, a saúde o sucesso, o amor, a felicidade.
       Entretanto, o tempo passa e nada muda, ou, quando muda, fica pior. Por isso você acha que tem razão de ficar deprimido, perder a fé. De que tem adiantado procurar fazer tudo certo, ser bondoso, rezar, pedir, ajudar os outros? Em sua revolta chega a dizer que esse mundo é dos maus. Eles sim, é que têm sorte.
       Aquele que é “durão”, exigente, não sofre. Não é uma injustiça?
       Mas você se deixa vencer e reage. Afinal, é pessoa de fé. Acredita em Deus e, se persistir no bem, um dia seu valor será notado e todos vão reconhecer o quanto você vale. Quando a depressão o vazio aparecem, você sonha com o dia em que tudo será como gostaria. Como esse dia nunca chega, o vazio, a depressão voltam mais fortes e você sonha um pouco mais. Dessa forma cria um círculo vicioso, vive fora da realidade. Quando não está deprimido, vendo tudo pelo lado negativo, está sonhador, desejando coisas que nunca acontecerão como você imagina. Essas fantasias impedem que perceba a verdade. Você não ousa decidir nada em sua vida, espera que os outros o façam. Tem medo de arriscar. Esse comodismo anula sua força interior, enfraquecendo-o e atraindo mais problemas para fazê-lo reagir e seguir adiante.
       Se alguém usufrui da situação que você desejaria Ter e não conseguiu, nunca lhe ocorreu pensar que esse alguém encontrou um caminho melhor do que o seu? Ao invés de criticá-lo não seria melhor tentar descobrir como ele fez isso?
       No universo não existe sorte. A natureza não joga com os destinos humanos. Ela responde ao que lhe damos. Foi você quem fez de sua vida o que ela é. Esperar, iludir-se, fantasiar não vai torná-la mais fácil. É preciso sair da inércia. Enfrentar os próprios problemas corajosamente. Este mundo está cheio de oportunidades, mas é preciso saber aproveitá-las. As pessoas que venceram, não ficaram esperando nada de ninguém. Trataram de agir para chegar onde pretendiam. Não foi sorte, mas esforço interior, conquista. Você quer tudo sem fazer sua parte? Não vai conseguir.
       Se está disposto a sair dessa situação, precisa fazer alguma coisa por si. Quanto antes melhor. A felicidade existe e está ao seu alcance. A vida espera que você amadureça e desenvolva seus potenciais o bastante para perceber onde e como encontrá-la. A tarefa é sua. Aí vão algumas dicas:
       - primeiro jogue fora toda a esperança. Não espere nada. Faça de conta que está só no mundo, que só pode contar com você, que se não cuidar de si ninguém o fará. Interesse-se por você;
       - Respeite-se: seja sincero, diga sim ou não, com naturalidade, sem constrangimento. Conheça-se.   Nunca Se condene nem vá contra você, por nada. Quem não sabe erra. Você não é errado proque cometeu um erro. Valorize-se ficando do seu lado sempre.
       - Não envolva os outros em seus problemas. Só você é quem pode avaliar seus sentimentos. Se dê uma chance de encontrar boas soluções e elas aparecerão;
       Respeite o espaço dos outros. Pare com cobranças. Cada um tem suas próprias experiências. Ninguém precisa mudar para você ficar bem;
       Se deseja ajudar os que ama, esqueça a crítica. Saliente só qualidades. Seja compreensivo. Só conseguirá fazer alguma coisa se estiver bem e expressar amor.
       Se agir dessa forma deixará de ser aquela pessoa queixosa, infeliz, medíocre, sem opinião, que todos evitam e ninguém leva a sério. Conquistará o seu verdadeiro lugar. Terá se tornado útil, interessante a agradável. Descobrirá dentro de si qualidades que nunca havia observado, se surpreenderá com as coisas que será capaz de fazer, com as decisões que virá a tomar. Então, será amado, valorizado, respeitado.
       Não é isso que você quer para ser feliz?                   








(Zibia Gasparetto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário