quarta-feira, 1 de agosto de 2012

A SABEDORIA DE CEDER A VEZ





 





... Ser gentil com os outros é uma riqueza da alma,que nos torna mais próximos dos anjos

Na correria do dia-a-dia, as pessoas vão se tornando cada vez mais adeptas da cultura do individualismo. “Cada um por si e Deus por todos”. Esta máxima é levada a sério pela maioria da população. Os que se preocupam com os outros e esforçam para estender a mão e ser gentil, às vezes é considerado um coração mole, bonzinho e otário. Todos termos pejorativos para designar um tipo especial de ser humano, que enxerga a vida de uma forma mais colorida, com um sentido mais amplo do que com visão mesquinha da concorrência imposta por paradigmas da globalização.
Estou tocando neste assunto porque a falta de educação e egoísmo das pessoas são coisas que me incomodam. Se todos tratassem a todos da forma como gostariam de ser tratados, muitas cenas que assistimos no cotidiano, que tanto nos envergonham como seres humanos, poderiam fazer parte apenas dos filmes de ficção e não da vida real.
Uma pessoa maravilhosa, que tive o prazer de conhecer há 6 anos, me colocando nos trilhos do desenvolvimento espiritual, sempre fala esta frase “ Ceda a vez” .
 Três palavras simples que reúnem um conteúdo máximo. Ao invés de correr para derrubar o outro e ficar com o lugar dele, ceda a vez. Dê chances ao outro de mostrar toda a sua plenitude. As pessoas passam grande parte de suas vidas preocupadas mais com o desempenho dos outros e com a vida alheia do que com sua própria. Se querem um carro novo, querem o do vizinho. Se querem uma casa nova, querem uma igual aquele colega do trabalho. São posicionamentos mesquinhos que tomam baseados em uma estrutura social cada vez competitiva, egoísta e sem sentido.
Experimente, todos os dias, ser gentil, dar um bom dia com o sorriso nos lábios, ajudar pelo simples prazer de ser útil. A felicidade, a gente constrói tecendo uma grande teia onde todos podem se abrigar. Felicidade e egoísmo são duas palavras que não se aliam. Nunca! Por isso, aprenda a ser gentil e ceda sempre o seu lugar àquele que chegou junto e mesmo atrasado.
Porém, não confunda gentileza com submissão. Quando uma pessoa tentar passar você para trás dando uma de esperto, furando a fila, dê a bronca necessária e o ponha no lugar que merece. Agora, se tem uma senhora com um filho no colo, uma grávida, uma senhora idosa ou mesmo alguém que esteja muito atrasado e precisa daqueles minutos que você pode desperdiçar, dê um sorriso e ceda. Você vai se sentir melhor, mais gente, mais forte, com mais luz. Experimente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário