Quantas e quantas vezes ouvimos tal provérbio? E quantas e quantas vezes praticamos tal provérbio?
Apesar de virtude, não vejo, na pratica, o tal provérbio sendo colocado em prática.
Vivemos numa sociedade de loucura, onde todos querem, de preferência para ontem, tudo o que a moderna sociedade pode nos dar, pode nos oferecer e pode tudo nos tirar.
A virtude da paciência é uma virtude desvirtuada. A modernas sociedades de consumo, onde se valoriza mais o que se tem do que o que se é deturpou valores e virtudes.
Como viver numa sociedade onde tudo se ataca? Só tendo paciência. Como criar filhos numa sociedade onde tudo se quer? Só tendo paciência. Como conviver com a iniqüidade e com valores tão deturpados de hoje em dia? Somente tendo a bendita paciência.
Sejamos irmãos, pacientes com tudo aquilo que nos cerca. Com o mal a nossa volta. Com os apelos de consumo a nossa volta. Com as queixas e desvios que insistimos em tomar, mesmo sabendo que nos será prejudicial.
Paciência é sinônimo de tolerância. Então, nada melhor que praticar a tolerância através da paciência. Nada melhor que mostrar nosso melhor através da paciência.
A paciência combina muito bem com a perseverança. Então, o que poderia ser melhor que colocar nosso bom senso em prática, nossa vontade de continuar e nossa firmeza, senão mostrarmos que somos melhores hoje, do que fomos ontem, e perseverar.
Coisas que nos desagradam, acontecem a todo tempo, a toda hora, com todo mundo. Não julguemo-nos melhores ou piores, pelo simples fato de agir com a paciência. Torne essa paciência uma constância e não uma virtude.
Haja, mas com paciência. E não espere que as coisas venham de graça, sem luta ou que caiam do céu. Simplesmente seja e não tenha.
Jairo Pereira Jr. - 2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário